Qual a marca de chocolate mais antiga do Brasil?

Perguntado por: eviana . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.6 / 5 7 votos

Os primeiros imigrantes europeus trouxeram ao Brasil a receita do verdadeiro chocolate. E foi com essa receita que foi criado, em 1891, o chocolate Neugebauer.

Em 1765 surge a primeira fábrica de chocolate nos Estados Unidos, a companhia Baker's. Assim nascia uma indústria chocolateira, com os processos mecânicos substituindo os métodos artesanais. Em 1778, o francês Doret desenvolvia uma máquina para moer, misturar e aglomerar a massa de cacau.

A Mestiço Chocolates é uma das poucas marcas no Brasil que faz um chocolate, como eles brincam, Tree-to-bar. Ou seja, eles mesmos plantam o cacau que usam em sua fazenda Bonança na Bahia, e fazem o chocolate em sua fábrica aqui na Vila Olímpia, São Paulo.

Marcas conhecidas: Alpino, Baton, Charge, Chokito, Garoto, Kit Kat, Prestígio, Sensação, Suflair, Serenata de Amor e Talento Maior empresa de alimentos do mundo, a suíça Nestlé lidera a primeira posição do ranking com uma participação de 44,1% no mercado de chocolates, segundo a Euromonitor.

O cacau chegou à Bahia em 1746, quando um colonizador francês que vivia no Pará, Luiz Frederico Warneau, enviou algumas sementes da variedade “Forastero” (do grupo Amelonado) ao fazendeiro baiano Antonio Dias Ribeiro, que as semeou no município de Canavieiras. Em 1752, foram plantadas as primeiras sementes em Ilhéus.

Na trama, Willy Wonka, vivido por Gene Wilder, é o excêntrico dono da fábrica de chocolate guardada a sete chaves. Ele lança um concurso mundial para escolher cinco crianças para visitar a produção. Cinco bilhetes dourados são colocados em cinco barras de chocolate.

Os 4000 anos de história do chocolate começaram na Mesoamérica antiga, o atual México. Foi aqui que as primeiras plantas de cacau foram encontradas. Os Olmecas, uma das primeiras civilizações da América Latina, foram os primeiros a transformar a planta de cacau em chocolate.

Há diferenças no consumo se levarmos em conta as regiões brasileiras. O Bis é o chocolate mais consumido em todas os pontos, exceto no Centro-Oeste, que prefere o Sonho de Valsa, e no Sul, em que a escolha é o Ouro Branco.

  • General Mills
  • Gruma
  • Bimbo Bakeries USA

A Nestlé é a responsável pela fabricação do chocolate mais vendido do mundo, ele é o Kit Kat. A barra desse chocolate foi lançada em 1935 na Europa e Estados Unidos, simultaneamente, fazendo com que a popularidade fosse alavancada.

Dentre as várias opções disponíveis, as mais populares são: Callebaut, Sicao, Harald, Mavalério, Norcau, Garoto, Nestle e Selecta. A Garoto e a Nestlé comercializam chocolates puros, aqueles ideais para casquinhas e banhos de chocolate. Eles são uma delícia para comer também!

A Alemanha se tornou o país que mais produz chocolate em 2020. A exportação nesse ano foi de US$ 4.96 bilhões, ou cerca de 17% da exportação mundial total. A cidade de Colônia é frequentemente vista como a capital do chocolate no país.

Em 1819 François-Louis Cailler instala, em Corsier-sur-Vevey, Suíça, uma das primeiras manufaturas de chocolate mecanizadas, criando assim a marca de chocolate mais antiga entre as que sobreviveram até os dias atuais.

E rapidamente a Suíça se tornou referência quando se trata do melhor chocolate do mundo. Mas a fama do país do chocolate surgiu porque foi inventor o suíço Rodolphe Lindt, que criou o chocolate ao leite.

As leis brasileiras determinam que para ser considerado chocolate, é preciso ter 25% cacau. Esse é o chocolate puro (ou chocolate nobre), chamado de o “verdadeirochocolate. É o mais saboroso e possui mais qualidade. Os outros tipos (fracionado/hidrogenado) são, na realidade, coberturas de chocolate.

Quantas empresas de Chocolate existem no Brasil? Existem 7.782 empresas ativas.

Por que a Bélgica é considerada altamente rigorosa no controle de qualidade de seus chocolates. E esse controle de qualidade acontece desde meados de 1884, a fim de evitar que o sabor da iguaria seja adulterado pela adição excessiva de gorduras que não sejam provenientes do cacau.

Chocolate mais antigo do mundo foi feito na América do Sul há mais de 5.300 anos. VANCOUVER — Um novo estudo de uma equipe de pesquisadores, entre eles acadêmicos da Universidade da Columbia Britânica (UBC), no Canadá, indica que o primeiro chocolate do mundo foi produzido há cerca de 5.300 anos, na América do Sul.

Diferentemente do que se imaginava, o cacau tem origem amazônica - e não centro-americana - e já era consumido há 5,5 mil anos, aponta uma pesquisa desenvolvida por vários arqueólogos equatorianos e franceses, que chegaram a encontrar restos de uma grande cultura no sudeste do Equador.

O nome chocolate vem do grego "Theobroma", que quer dizer "alimento dos deuses". Este nome foi dado por Carlos Linnaeus, um botânico sueco que conhecia a trajetória do chocolate através da história dos povos.

Hoje, a Harald, que após morte do pai, Ernesto, e do irmão, Werner, passou a ser comandada por Ernesto Ary , é a líder no segmento de chocolates industriais, com uma fatia estimada de 65% do mercado e produção anual de 70 mil toneladas.