Qual a confeiteira mais famosa do mundo?

Perguntado por: msantana2 . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.9 / 5 10 votos

Jessica Préalpato acaba de ser eleita a melhor confeiteira do mundo em 2019 pela classificação do World's 50 Best Restaurants. Ela é a chef de confeitaria do Plaza Athénée, um restaurante 3 estrelas de Paris.

1- Carole Crema
Em primeiro lugar, a lista traz a chef Carole Crema. Com criatividade, técnica e 25 anos de carreira, ela é referência em confeitaria, criando novos conceitos e aperfeiçoando receitas consagradas.

Considerada uma das maiores e melhores confeiteiras do país, Beca Milano conversou com o Diário e contou detalhes sobre o início da trajetória no mundo dos bolos, sua ascensão na televisão e os planos para o futuro.

A confeitaria brasileira teve o seu inicio em Portugal, pois o país era o maior produtor de ovos da Europa. No entanto apenas as claras possuíam relevância, pois eram utilizadas para engomar roupas dos aristocratas e clarificar o vinho branco.

Casa Cavé

É a Casa Cavé. A Cavé foi fundada por Auguste Charles Felix Cavé, um imigrante francês, no dia 5 de março de 1860. Até hoje, a confeitaria conserva aspectos do Rio Antigo. Auguste Charles Felix Cavé ficou à frente do negócio até 1922.

Uma confeitaria tradicional, fundada há quase 500 anos
É justamente o caso da Toraya, tradicional confeitaria japonesa fundada no fim da era Muromachi (1336-1573) - mesma época em que o cacau foi levado pela primeira vez das Américas para a Europa por conquistadores espanhóis.

Os primeiros registros apontam que no século I a.C o grande filósofo Cícero citou ter provado na Sicília, na Itália, um “tubus farinarius, dulcissimo, edulio ex lacte factus”, ou seja, deliciosos tubinhos de massa de farinha, muito doces, recheados com leite, o famoso cannolo siciliano.

Seus fundadores foram Manuel José Lebrão e Joaquim Borges de Meirelles.

Paris, França
Um dos melhores lugares do mundo para aprender confeitaria. É um dos destinos mais procurados por pessoas que querem aprender a cozinhar. Também porque é lá a sede da escola Le Cordon Bleu, fundada em 1895 e que até hoje é considerada a maior rede de escola de culinária do mundo.

Com o crescimento do consumo de bebidas coloniais no século 17, como o chocolate, o café e chás, a demanda pelo açúcar cresceu na Europa. Foi por isso que implantou o cultivo intensivo no novo mundo. Foi assim que o Brasil começou sua história com a confeitaria, uma vez que ele era colônia de Portugal.

'Bolo de casamento' com 12 metros de altura e 25 mil azulejos é inaugurado na Inglaterra.

Salários do cargo de Pastry Chef – New York, NY
As estimativas de salários têm como base 991 salários enviados de forma sigilosa ao Glassdoor por pessoas com o cargo de Pastry Chef nessa localidade (New York, NY). Como a média salarial de US$ 53.633 se aproxima da realidade para você?

Bolo da Cake – US$ 52.7 milhões
O bolo foi composto de 8 camadas de fondant branco. E então, para acrescentar brilho, foi adornado com 4.000 diamantes.

Bolo mais alto
O bolo de 33 metros de altura foi feito na escola de culinária Hakasima-Nilassari para o evento Amazing Chrismas. Ele foi exposto em Senayan, Indonésia, de 28 de novembro a 8 de dezembro de 2008. O bolo possuía 9 metros de largura e pesava 20 toneladas.

É o famoso “bentô cake”, que aos poucos foi ganhando a internet até se tornar o grande queridinho do momento. Com nome de origem japonesa, “bentô” (ou obentô), se refere à marmita ou uma porção individual de comida para viagem.

O chef mais famoso do início do século XIX foi Marie-Antoine Carême, também conhecido como Antonin Carême, que viveu de 1784 a 1833. Carême elevou os trabalhos de cozinheiro e confeiteiro à profissões respeitadas. O livro de Carême, Le Pâtissier Royal, foi a primeira explicação sistemática da arte da confeitaria.

Segundo o historiador argentino Daniel Balmacedao, o doce de leite foi inventado em 1829, quando a cozinheira do governador da Província de Buenos Aires, Juan Manuel de Rosas, esqueceu o leite com açúcar no fogo.

Tradução de confeitaria — Dicionário português-inglês
confectionery [noun] the shop or business of a confectioner.