Qual a cor dos lábios?

Perguntado por: arocha . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 19 votos

Como a pele dos lábios é 3 a 5 vezes mais fina que o resto da pele do rosto e não contém células pigmentadas, os vasos sanguíneos são mais visíveis e é isso que dá aos lábios uma cor avermelhada. Lábios saudáveis têm um tom vermelho natural e um look naturalmente fresco.

A mudança na coloração dos lábios e das unhas recebe o nome de cianose. Trata-se de um sinal clínico da redução da quantidade de oxigênio no sangue, que se torna mais escuro, problema chamado de hipoxemia.

Por isso, a qualquer sinal procure um profissional da saúde para avaliar. Diferente do roxo, caso os lábios estejam da cor rosa, está tudo certo! Na maioria das situações, indica que a saúde está em dia e sem nenhum problema acontecendo.

Algumas mudanças, como se tornarem mais finos em aparência e também na pele, são naturais do envelhecimento, mas algumas características podem indicar doenças. Uma delas são os lábios ficarem esbranquiçados.

Envelhecimento dos lábios
O que pode acontecer com o envelhecimento é que os lábios vão perdendo fibras de colágeno, elastina, ácido hialurônico e vão ficando com aspecto mais murcho.

O vício em cigarro, a exposição prolongada ao sol e até mesmo a cafeína presente no cafezinho diário podem alterar consideravelmente o tom da boca, deixando os lábios bem mais escurecidos do que o normal. A boa notícia é que o problema tem não apenas um, mas diversos tipos de tratamento.

Misture uma colher de chá de açúcar e uma colher de chá de mel (ou azeite de oliva, se não tiver mel). Esfregue a mistura nos lábios, com movimentos circulares. Enxágue e repita até que seus lábios fiquem livres do ressecamento.

Através da análise da cor da boca, pode-se examinar se uma pessoa tem algumas doenças, orais ou não, como doenças adrenais ou até câncer. Uma dessas doenças é a anemia, que tem como sintoma um revestimento bucal pálido, sem sua coloração róseo-avermelhada normal e saudável.

Cianose é uma coloração azulada na pele, nos lábios e no leito ungueal (unhas) causada por uma escassez de oxigênio no sangue. Alguns dos defeitos ou doenças que podem ser a causa de uma criança ter cianose são: Asma. Pneumonia.

Lábios vermelhos: sensualidade, confiança e ataque pouco informado.

Use suco de limão.
Esfregue algumas gotas do suco de limão nos lábios antes de dormir todas as noite e enxágue pela manhã com água morna. Use suco de limão espremido na hora. Como alternativa, você pode misturar limão e mel e passar essa mistura nos lábios à noite para clareá-los e hidratá-los.

Os sucos das frutas e legumes vermelhos podem deixar o lábios rosados naturalmente. Dessa forma, corte fatias de beterrabas e esfregue suavemente na pele labial. Utilize protetor labial para finalizar. Além disso, pode utilizar um suco de frutas vermelhas como romã, morango, cereja, framboesa e mirtilo.

Com o tempo, o atrito e até uma irritação crônica podem desencadear o aumento dos pequenos ou dos grandes lábios. Inclusive, o atrito pode aumentar a produção de melanina, o que deixa a região com mais cor, portanto, mais escura.

5 Dicas infalíveis para ter lábios perfeitos

  1. Hidratação sempre. O pilar de qualquer cuidado com a pele, tanto do rosto, quanto do corpo é sempre a hidratação. ...
  2. Protetor solar na boca sim. Assim como a pele, a sua boca também precisa de protetor solar. ...
  3. Invista na esfoliação. ...
  4. Não puxe as "pelinhas" ...
  5. Cuidado com os batons.

No estudo, publicado no periódico Journal of Cranio-Maxillofacial Surgery , mais de 60% dos entrevistados escolheram a proporção de 1:1 entre o lábio superior e inferior como a forma mais atraente (apesar da proporção ouro ser 1/1,6, o lábio inferior mais volumoso que o superior).

Esfolie os lábios com uma escova de dente. Uma das melhores maneiras de ter os lábios rosados naturalmente é esfoliando-os com uma escova de dente regularmente. Tudo que você precisa fazer é molhar um pouco uma escova macia e passá-la pelos seus lábios em movimentos circulares.

Para fazer, é simples: misture mel e açúcar cristalizado. "Além de esfoliar, a misturinha hidrata os lábios. É só apostar nos movimentos delicados e circulares", diz Telma.

Quando saudável, a cor do revestimento da boca (mucosa oral) varia de rosa avermelhada a gradações de marrom ou preto. A mucosa oral tende a ser mais escura em indivíduos de pele escura, porque seus melanócitos (células que produzem a melanina, o pigmento que dá cor ao cabelo, à pele e aos olhos) são mais ativos.

Em uma boca saudável, as mucosas devem ser rosadas, nem muito claras nem muito escuras. Não deve haver sangramentos nem inchaços na gengiva. A língua deve estar limpa, sempre rosa, porém sem estar lisa demais ou marcada nas laterais, e não deve haver sinais de acúmulo de placa bacteriana ou tártaro.

Na forma aguda, a pessoa pode sentir falta de ar extremamente incapacitante, palpitação cardíaca, tontura e desmaio. Em casos mais graves, pode levar a crises convulsivas, parada cardíaca e até mesmo a óbito. Já nos casos crônicos, o corpo tende a se acostumar com a condição e raramente ocorre taquicardia.