Qual a diferença de aroma e odor?

Perguntado por: amoura . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.6 / 5 2 votos

O aroma está associado ao gosto (sensação reconhecida pelo paladar), ao odor (sensação reconhecida pelo olfato) e sabor (sensações complexas associadas ao estímulo dos gomos gustativos e a memória). São poucos os alimentos que permitem uma distinção clara entre odor e sabor.

Você sabia que os aromas podem ser classificados por sua Conotação Olfativa? Existem perfumes florais, herbais, cítricos, amadeirados, especiarias e terrosos. Qual o seu tipo favorito?

A equipe identificou dez qualidades básicas de odor: perfumado, amadeirado, cítrico, químico, mentolado, doce, pipoca, limão, picante e podre.

Aroma é um composto químico volátil perceptível por meio do olfato. Geralmente, é sinônimo de um cheiroagradável. Ele está contido em perfumes, sabonetes, shampoos e outros produtos cosméticos, bem como na culinária, como um auxiliar do paladar.

Os seis tipos básicos de perfumes são: Florais: jasmim, rosas, lírio, orquídeas, gerânio, ciclâmen e dama-da-noite.

12 sinônimos de aroma para 1 sentido da palavra aroma: Cheiro agradável: 1 bálsamo, odor, cheiro, eflúvio, emanação, essência, fragrância, olência, olor, perfume, recendência, trescalo.

O essência é o odor base do óleo essencial. A combinação de essências resulta na fragrâncias. A fragrância é o cheiro único, uma combinação de essências, que é emitido por um colônia o perfume. E um aroma é o mesmo, um cheiro único, uma combinação de cheiros, mas mais relacionado com um contexto alimentar.

Os aromas naturais podem ser de origem animal ou vegetal como frutas, chás, vinagres ou carnes. Já os classificados como “idêntico ao natural” são aqueles produzidos de forma sintética, mas com a mesma composição do natural. A diferença entre eles é a forma de obtenção.

Existem milhares de aromas diferentes e a maioria das pessoas não entende muito bem como funciona a liberação da essência no ambiente.

Perfumes Aromáticos
Geralmente possuem um aroma de grama picante e especiarias muito marcantes. A família olfativa aromática, também conhecida como Fougère possuen as subcategorias que são: Aquático, Fougère, Fresco e Verde.

Os aromáticos são compostos principalmente por sálvia, alecrim, tomilho e lavanda, geralmente acompanhados por notas cítricas e apimentadas.

Uma pesquisa organizada por cientistas do Instituto Karolinka, da Suécia e da Universidade de Oxford, do Reino Unido, mostra que a população mundial concorda em pelo menos duas coisas. O melhor cheiro do mundo é o de baunilha e o pior, o de chulé.

O cheiro mais agradável do mundo, segundo a pesquisa, é baunilha.

Que deixa exalar, emanar algum tipo de odor; perfuma. Exemplo de uso da palavra Exala: A flor que me deu exala um perfume muito bom.

Enquanto nos aromas naturais elas são obtidas a partir de produtos de origem animal ou vegetal, por processos físicos, os demais são criados por reações químicas de síntese em laboratórios. Quando essa síntese dá origem a moléculas que não existem na natureza, os aromas são considerados artificiais.

Mas se, de antemão, você deseja conhecer os benefícios de cada óleo essencial, confira a lista que reunimos abaixo:

  • Lavanda.
  • Eucalipto.
  • Alecrim.
  • Camomila.
  • Limão.
  • Canela.
  • Hortelã
Continuar lendo ONDE VEM A aroma?