Qual a diferença de zinco e galvanizado?

Perguntado por: omesquita . Última atualização: 12 de janeiro de 2023
4.5 / 5 16 votos

A galvanização é um processo de revestimento de zinco ou ligas de zinco em materiais como aço e ferro, a fim de evitar o processo de corrosão. O zinco é utilizado como um metal de sacrifício, ou seja, se a superfície do aço for danificada e ficar exposta, é o zinco que sofrerá corrosão no lugar do aço.

Se o aço demonstrar variações de cores e padrões, além da ausência de ferrugem, provavelmente o metal passou pelo processo de galvanização. Se a amostra for uniforme em cor e ela enferrujar, é seguro presumir que trata-se de aço não tratado.

Durabilidade: Os revestimentos de zinco podem ter uma expectativa de vida de até 50 anos e suportar a exposição urbana e costeira. Proteção incomparável: Cada centímetro do ferro galvanizado é protegido, isso inclui bordas afiadas e fendas de difícil acesso. Rápido: O processo de galvanização é rápido e fácil.

A difusão do zinco na rede cristalina da peça oferece uma proteção muito mais duradoura do que na Galvanização Eletrolítica.

Então, a galvanização é um processo em que se aplica um revestimento protetor de zinco a um produto de metal. Por exemplo, produtos de aço e de outras ligas de ferro. Utiliza-se este método para evitar a formação de ferrugem (corrosão) no metal base.

A zincagem é o processo de revestimento de um metal por outro metal a fim de protegê-lo contra a corrosão ou melhorar sua aparência. É um dos processos de revestimento mais eficientes para proteger peças de aço expostas às agressões ambientais.

Além de ser altamente durável, como citado anteriormente e conservar suas características com o passar do tempo, o aço galvanizado também resiste à umidade e corrosão. Tudo isso permite aumentar a vida útil de uma estrutura metálica.

Quando o metal usado é o zinco, chama-se galvanização. O metal usado é denominado “de sacrifício” exatamente porque é ele que será oxidado no lugar do ferro. Esse metal de sacrifício perde elétrons para o ferro mantendo-o protegido mesmo se a superfície for arranhada e o ferro ficar exposto ao ar.

O metalon é um material de alta resistência, muito usado na construção civil, na indústria e na arquitetura para diferentes tipos de projetos. Graças à sua durabilidade, que pode chegar à média de dez anos, este tipo de produto apresenta excelente custo-benefício.

Na prática, a principal diferença entre o aço galvanizado e o aço inoxidável é com relação à proteção contra a corrosão. Ambos apresentam essa proteção, porém o aço inoxidável é muito mais resistente. O aço galvanizado conta com acabamento superficial de zinco, a chamada galvanização.

A melhor maneira de se soldar chapas galvanizadas, independente do processo de solda, é remover a camada da região a ser soldada, o que gera duas operações: Remover a camada de zinco por escovamento ou outro meio; E, após a solda, reaplicar por spray uma nova camada de zinco ou tinta anticorrosiva.

Caso tenha um objeto de metal galvanizado e queira oxidá-lo, você deve, primeiramente, remover o revestimento de zinco. Isso geralmente é feito para dar ao metal galvanizado uma aparência envelhecida. O método mais comum para é usar uma solução de ácido para dissolver o zinco.

A CIVITT recomenda que você escolha alumínio, em obras onde se pretende maior durabilidade, ausência de oxidação (ferrugem), e mais beleza no acabamento. E recomendamos o Galvanizado (também conhecido como Zinco) se o cliente deseja mais economia, com bom acabamento e durabilidade.

Cerca de 12 a 18 anos para tubos de aço galvanizado com conexões de ferro maleável galvanizado (porém atualmente apenas de 8 a 10 anos em certas localidades); Mais de 80 anos para os tubos de cobre com conexões de cobre/bronze, quando expostos a água não agressiva.

Tubos metálicos: Normalmente de aço galvanizado, é um material extremamente forte e indicado para uso em tubulações da rede de incêndio ou em edifícios altos, pois aguentam alta pressão da água. Dura entre 12 e 18 anos.

Quais são os materiais utilizados nas telhas galvanizadas? Antes de tudo, é preciso destacar que o aço galvanizado pode ser reciclado e ter uma vida útil de até 300 anos.

A principal razão para o índice reduzido de corrosão do zinco em comparação com o índice do aço é que, à medida que ocorre a corrosão, o zinco forma um filme aderente protetor de óxido/carbonato em sua superfície, semelhante ao filme óxido na superfície de alumínio.

Assim, quando uma peça passa por um processo de galvanização, a camada de zinco impede a oxidação do ferro, porque evita que ele entre em contato com o ar e com a água.

Você pode escolher entre suco de limão, vinagre, pasta de dente e bicarbonato de sódio. Por outro lado, lembre-se de que usar substâncias ácidas, como suco de limão e vinagre, remove a pátina da superfície — o que nem sempre é um efeito desejado.

Continuar lendo O que substitui o zinco?