Porque o zinco não enferruja?

Perguntado por: imorgado . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.8 / 5 19 votos

A principal razão para o índice reduzido de corrosão do zinco em comparação com o índice do aço é que, à medida que ocorre a corrosão, o zinco forma um filme aderente protetor de óxido/carbonato em sua superfície, semelhante ao filme óxido na superfície de alumínio.

Aço inox. O aço inoxidável é um material naturalmente imune à corrosão, resistente e de baixa manutenção. Independentemente da força ou frequência de uso, raramente revela vestígios de amassados ou arranhões, mesmo após anos.

A galvanização é um processo de revestimento de zinco ou ligas de zinco em materiais como aço e ferro, a fim de evitar o processo de corrosão. O zinco é utilizado como um metal de sacrifício, ou seja, se a superfície do aço for danificada e ficar exposta, é o zinco que sofrerá corrosão no lugar do aço.

O ferro galvanizado é o mesmo que o ferro comum, a única diferença é que ele possui uma camada de zinco. A camada adicional de zinco ajuda a proteger o ferro da ferrugem e corrosão. Sem ele, o ferro será exposto à umidade e oxigênio do ambiente circundante.

O casco do navio e as estacas das plataformas não são galvanizadas. São colocados blocos de magnésio metálico, que fazem o mesmo papel do zinco. O magnésio em contato com a água do mar sofre oxidação e liberta elétrons que protegem o aço.

Neste caso, o zinco é o mais reativo e sofre oxidação, doando os elétrons para o cobre, por isso a diminuição da sua massa. O eletrodo que sofre oxidação é o polo negativo, chamado de ânodo.

O zinco metálico do invólucro é oxidado por ânions de cloro, resultando em cloreto de zinco. O processo de oxidação do invólucro de zinco metálico o corrói, diminuindo a espessura da parede do invólucro, pois o zinco metálico se transforma em íons de zinco que agora participam de outra substância, o cloreto de zinco.

A resistência à oxidação e corrosão se deve principalmente à presença do cromo. Esse elemento contido nos aços inoxidáveis reage com o oxigênio formando uma fina camada superficial.

Assim, podemos entender porque a palha de aço enferruja mais rápido que o prego: ela possui maior superfície de contato com o oxigênio do ar, o que acelera a reação de oxidação.

Na joalheria, os metais nobres Ouro (Au), Prata (Ag), Paládio (Pd), entre outros, são muito resistentes à corrosão e oxidação.

O aço inoxidável foi desenvolvido como uma solução para a ferrugem. O aço inoxidável é caracterizado pela presença de cromo como agente de liga. O aço inoxidável típico conterá pelo menos 10,5% de cromo contra apenas 1,5% de carbono.

O zinco é um elemento químico com símbolo Zn, número atômico 30, massa atômica 65,4 e localizado no grupo 12 da tabela periódica. Em temperatura ambiente, o zinco é encontrado em estado sólido. Corresponde a um metal de coloração branco-azulada.

A difusão do zinco na rede cristalina da peça oferece uma proteção muito mais duradoura do que na Galvanização Eletrolítica.

A galvanização é o processo através do qual o zinco é ligado metalurgicamente ao aço, proporcionando ao aço um revestimento anti-corrosão mais avançado e eficiente em termos de custo. O aço galvanizado é utilizado onde a corrosão é uma ameaça.

Esta parte irá explorar algumas das razões pelas quais o aço inoxidável é o metal mais resistente à corrosão. Espero que você ache útil. O aço inoxidável é uma liga de aços carbono. Sua resistência à ferrugem resulta da reação de elementos químicos do ar e da água com a superfície do aço.

Muito conhecida, a ferrugem é o resultado a oxidação do ferro. Este metal em contato com o oxigênio presente na água e no ar, se oxida e desta reação surge a ferrugem, que deteriora de pouquinho o material original.

Com uma resistência à tração de 1.510 megapascais, agora conhecemos o tungstênio como o metal mais forte que ocorre naturalmente na Terra.

Conforme a água penetra nos tanques o submarino torna-se mais pesado (1m3 de água pesa 840 vezes mais do que 1m3 de ar). A flutuabilidade torna-se negativa e o submarino afunda, isto é, submerge. Se a flutuabilidade negativa for mantida o submarino descerá até encostar no fundo do mar.

Quanto maior a densidade, mais pesado é o material. A mesma relação é aplicada para navios, eles não afundam por que possuem densidade menor que a da água.

1) Porque é oco e sua densidade média (considerando a parte de aço e a parte cheia de ar) é menor que a densidade da água. 2) Porque ele encontra-se em equilíbrio, parcialmente imerso e sujeito a ação de duas forças de mesmo módulo e contrárias, o peso P e o empuxo E, exercido pela água.