Qual é a diferença entre espírito e entidade?

Perguntado por: narruda . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
3.9 / 5 20 votos

No campo da Umbanda e religiões afro-brasileiras, uma entidade é um espírito que atingiu uma certa evolução espiritual e que tem permissão para se comunicar com os seres humanos através de médiuns, exercendo o papel de conselheiro e orientador.

São eles: Oxalá, Oxum, Oxóssi, Xangô, Ogum, Obaluaiê, Yemanjá, Oyá, Oxumaré, Obá, Egunitá, Yansã, Nanã e Omolu.

1 Porção imaterial ou imortal do ser humano; alma. 2 Princípio animador e vital que dá vida aos organismos físicos e transcende a matéria; sopro vital. 3 Rel O ente supremo; Deus: Deus é o espírito que criou todos os seres.

Já as entidades são espíritos desencarnados de ancestrais que podem ser incorporados por médiuns durante os cultos nos terreiros de umbanda. Essas entidades, que cumprem funções ligadas à cura e ao aconselhamento, podem ser descritas como tipos populares pertencentes à realidade social brasileira.

Mas de forma direta, as entidades são formadas a partir da união de pessoas ou empresas, que buscam melhorar as condições de trabalho ou desenvolvimento de seus profissionais e associados, e que não buscam fins lucrativos ao criar uma instituição.

Existem mais de 400 orixás na mitologia iorubá, mas alguns deles se tornaram mais famosos no Brasil, como é o caso de Exú, Oxalá, Ogum, Oxóssi, Iemanjá, Xangô e Iansã.

As entidades fundacionais não se formam pela associação de pessoas físicas, elas nascem em virtude da dotação de um patrimônio inicial, o qual servirá para prestar serviços de interesse coletivo ou social.

Para descobrir o seu Orixá de cabeça através da Numerologia dos Orixás, é preciso somar a data completa do seu aniversário. Se a sua data de nascimento é o dia 12/09/1991, esse número precisa ser somado por completo: 1+2+0+9+1+9+9+1=31.

Costumam usar chupetas, comer bolos, balas, doces e chocolates, bebem bastante refrigerantes, normalmente guaraná e gostam também de tomar água misturada com açúcar. Por oposição aos adultos, as “entidades” crianças, segundo meus interlocutores, não possuem nem senso de moral nem de responsabilidade.

Uma semana antes de fazer uma oferenda, limpe seu coração, evite se envolver em discussões, fique longe de bebidas alcoólicas e jamais deseje o mal a qualquer pessoa. Caso precise colocar oferendas em locais isolados, evite ir sozinho(a) ou à noite e sempre respeite a natureza!

A Umbanda é uma religião monoteísta e afro-brasileira, surgida em 1908, fundada por Zélio Fernandino de Moraes.

O Espírito Santo é muitas vezes chamado de Espírito do Senhor. Gálatas 5:22–23 ensina-nos que “o fruto do Espírito é caridade, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão [e] temperança”.

O Espírito Santo é o terceiro membro da Trindade. Ele é um personagem de espírito, sem um corpo de carne e ossos. Frequentemente nos referimos a Ele como o Espírito, o Santo Espírito, o Espírito de Deus, o Espírito do Senhor ou o Consolador.

É muito importante manter o bom humor, sorrir e fazer com que os outros sorriam, isso faz bem à saúde não só do corpo, mas também da mente e do estado de espírito.

Uma entidade é representada por um conjunto de atributos. Os atributos podem ser simples, composto, multivalorado ou determinante. Nome, endereço, telefone e cidade, por exemplo, são atributos da entidade Clientes. Enquanto que salário, cargo e departamento são atributos da entidade funcionários.

Na umbanda, são cultuados nove orixás (Oxalá, Ogum, Oxossi, Xangô, Iemanjá, Oxum, Iansã, Nana Buruquê e Obaluaê/Omulú.

Entidades malignas são presentes em quase todas as religiões e mitologias. São aquelas responsáveis pela decadência e tentação do ser humano, que luta para fazê-lo cair em sofrimento e desgraça. São temidos e odiados nas religiões a que pertencem, mas podem ser até adorados também.

A missão do Espírito Protetor ou guia espiritual é a mesma de um pai com relação aos seus filhos, ou seja, guiar o seu protegido pela senda do bem, auxiliá lo com seus conselhos, confortá lo em suas aflições, etc.