Qual a diferença entre amor e paixão e gostar?

Perguntado por: aibrahim . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.8 / 5 14 votos

Qual a diferença entre amor e paixão? O amor é um sentimento mais profundo, duradouro e estável baseado numa relação de reciprocidade e cuidado com a pessoa amada. Já a paixão é mais intensa e rápida, está diretamente ligada aos impulsos sexuais e o prazer.

Alguns estudos sobre o comportamento humano dizem que a paixão pode durar algumas semanas ou anos (1 a 2 anos, em média). Após este período, das duas uma: fim de relacionamento ou início de uma história de amor. Ao contrário da paixão, o amor não acontece à "primeira vista".

Paixão é um sentimento humano intenso e profundo, marcado pelo grande interesse e atração da pessoa apaixonada por algo ou alguém. A paixão é capaz de alterar aspectos do comportamento e pensamento da pessoa, que passa a demonstrar um excesso de admiração por aquilo que lhe causa paixão.

Segundo um estudo da University College, de Londres, a paixão dura entre 18 e 30 meses. Ou seja, ficamos apaixonados de um ano e meio a três anos e meio, sendo que o auge da felicidade a dois costuma ser alcançada por volta dos três anos de relação.

Os estágios podem ser divididos em cinco etapas.
...

  • Desejo. ...
  • Atração. ...
  • Assimilação. ...
  • Honestidade. ...
  • Estabilidade.

O filósofo alemão Leibniz (1646-1716) diz que só há amor verdadeiro quando se busca o prazer na satisfação e na felicidade da pessoa que amamos. No amor sincero ou verdadeiro, nossa felicidade está vinculada à felicidade da pessoa amada.

— Qual a diferença entre “eu gosto de você” e “eu amo você”? Ele respondeu: — Quando você gosta de uma flor, você a arranca. Quando você ama uma flor, você a rega todos os dias.

Concluindo, apesar de não gostarmos do desagradável, podemos amar, confiar, respeitar e acreditar que tudo está certo e que algum aprendizado teremos na situação.

Qual a diferença entre amor e paixão? O amor é um sentimento mais profundo, duradouro e estável baseado numa relação de reciprocidade e cuidado com a pessoa amada. Já a paixão é mais intensa e rápida, está diretamente ligada aos impulsos sexuais e o prazer.

As características físicas costumam ter uma importância maior na paixão. As pessoas se sentem atraídas pelos olhos, lábios, pele, sorriso, entre outros, do outro. São pequenos detalhes que fazem o coração palpitar ao vê-los. A paixão faz com que os casais queiram estar sempre na presença um do outro.

Estudos científicos revelaram que a paixão dura de 12 a 48 meses. “Existe uma situação que chamamos de apaixonamento, que é se apaixonar pelo que eu projeto no outro”. Depois disso toda a ilusão que foi criada começa a ser desfeita e a pessoa começa a enxergar realmente quem é o parceiro.

O toque cria a química entre duas pessoas
Um aperto de mão, um toque, um abraço e até uma carícia são mais duradouros e intensos. Mesmo algo mais sutil carrega um imenso valor aos dois sendo um modo de revelar o que sentem por dentro.

A admiração é um sentimento muito próximo do amor, mas não é o amor em si. Na admiração, existe um forte componente racional e mental. Determinada pessoa é apreciada porque conta com uma certa virtude ou um certo talento que são muito reconfortantes para o outro.

"Na fase da paixão, algumas substâncias no cérebro se alteram. As endorfinas, a adrenalina, a noradrenalina e a dopamina aumentam, enquanto a serotonina diminui. Este equilíbrio de substâncias acontece de forma semelhante no transtorno obsessivo compulsivo e no vício por drogas, como cocaína.

A paixão acaba quando a relação sexual não vai vem
Não é incomum ouvir de casais a reclamação quanto ao sexo insatisfatório. Aliás, isso não é nada bom. Por isso é muito importante que você consiga perceber se a relação sexual vai mal.

O amor começa quando uma pessoa se sente só e termina quando uma pessoa deseja estar só. Quem começa a entender o amor, a explicá-lo, a qualificá-lo e quantificá-lo, já não está amando. Antes de se amar profundamente, não se viveu ainda; e, depois, começa-se a morrer.

A explicação da paixão vai muito além da bioquímica. Envolve gostos, cheiros, memórias e sensações particulares. Mas os sinais típicos desse sentimento, como palpitação, frio na barriga, suor, brilho nos olhos, leveza e perda de fome e sono, também têm uma base hormonal.

As fases de um desgosto de amor
O sistema imunitário enfraquece e sobem os níveis de stress”, o que pode gerar dor física, descreve Espinosa.

No que diz respeito a mostrar os sentimentos, os homens esperam em média 88 dias, pouco mais de 3 meses, para dizer "amo-te" à outra pessoa, sendo que 39% deles dizem no primeiro mês. Enquanto que as mulheres demoram em média 134 dias.

A “teoria dos 3 amores” ainda mostra que podemos ter várias paixonites ao longo da vida e até namorar e se comprometer com mais de três pessoas, mas apenas três delas são capazes de despertar esses três tipos de amores que somos capazes de experimentar.

A A gente sabe que é amor F#m Quando um simples beijo queima o coração D Um sorriso, um olhar E Um toque, um aperto de mão A A gente sente é pra valer F#m O corpo treme todo A voz não quer sair D Não dá pra disfarçar E Os olhos não conseguem mentir F#m A gente deita pra dormir E Mas o sono não vem Não quer saber de ...