Qual é a diferença entre gostar e se apegar?

Perguntado por: irezende . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.2 / 5 15 votos

O amor é libertador; o apego é possessivo. Quando ama não precisa ver a outra pessoa para se sentir seguro, nem estar com ela para perceber como se sente. E não se questiona a toda a hora o que é que a outra pessoa está fazendo e com quem, como acontece com o apego.

A ideia de que o apego só afeta bebês e crianças é um mito, pois começa no nascimento e dura toda a vida.

Apego, aqui deve ser entendido como o comportamento de aproximação e manutenção da relação. Não é patológico, nem doentio. É normal. Apenas os exageros devem ser contidos.

5 dicas para não se apegar

  1. 1 – Aprenda a ser feliz sozinho. Quando você aprende a ser feliz sozinho, não precisa de outra pessoa. ...
  2. 2 – Não tenha medo de desistir. Desistir não é sinal de fracasso, não, viu? ...
  3. 3 – Não alimente mágoas. ...
  4. 4- Se deixe chorar. ...
  5. 5 – Errar faz parte da vida.

Esses padrões costumam ser categorizados em quatro principais estilos de apego: Apego Seguro; Apego Evitante; Apego Ambivalente; Apego Desorganizado.

Alguém que se apega às suas posses, por exemplo, se recusa a jogar ou doar coisas que não precisam mais. Elas apenas acumulam coisas, incapazes de dar um fim para aquilo não precisam mais. Geralmente, um indivíduo com apego emocional busca relacionamentos com uma pessoa que o faça se sentir confortável com ele mesmo.

Quando é apego, simplesmente quer que essa pessoa esteja disponível para você, não está tratando dessa pessoa mas sim de você mesmo, e tudo o que faz pelo seu parceiro é no fundo um pouco sobre você também. O amor é difícil; o apego só é difícil quando estão separados.

Quando um homem se apaixona, outros dois fatores são muito importantes: segurança e conforto. Além de confiar na outra pessoa, eles costumam se interessam mais por relacionamentos em que ambos tenham pelo menos alguns interesses em comum. Mas, claro, isso precisa ser natural.

O fato de se apegar a objetos, crenças e pessoas pode nos fazer muito mal. Porque não se trata de depender, e sim de crescer livres. Porque não é necessitar, mas amadurecer emocionalmente.

Afinal, quando o homem está interessado?

  1. Ele gosta de estar perto de você e está sempre sorrindo. Quando o homem está interessado, ele quer estar ao seu redor. ...
  2. O tempo livre dele é seu. ...
  3. Ele quer falar com você, mesmo sem ter o que dizer. ...
  4. Ele arruma tempo para estar com você ...
  5. Ele toca você quando vocês conversam.

Como deixar de depender emocionalmente de outras pessoas

  1. Reconheça os sintomas da dependência. ...
  2. Mantenha ou recupere seu espaço individual. ...
  3. Valorize outras pessoas sem as idolatrar. ...
  4. Tenha autonomia para tomar decisões. ...
  5. Procure ajuda profissional.

O que é a Teoria do Apego? O psicanalista John Bowlby (1907-1990) desenvolveu a teoria que o apego é inato do ser humano. Nós nos aproximamos das pessoas de maneira instintiva para criar vínculos que possam ser úteis tanto para nós quanto para os demais. O bebê, principalmente, procura esses vínculos para sobreviver.

O apego ao passado é uma questão emocional complexa que merece cautelosa atenção.
...
Independente se o que aconteceu foi bom ou ruim, devemos deixar os acontecimentos passados irem embora naturalmente.

  1. Perdoe. Quer receber mais conteúdos como esse? ...
  2. Ressignifique. ...
  3. Enfrente medos. ...
  4. Faça novos planos. ...
  5. Aproveite o momento presente.

Conhecer a história de vida ajuda a criar empatia e faz com que o outro se sinta mais a vontade. Mas lembre-se: não critique, não julgue, não condene. Isso irá apenas criar dor e intensificar o problema. Em caso de dificuldade, recorra a um psicólogo para lidar com esse problema.

Quando um homem se sente apaixonado, envolvido com determinada mulher, ele busca entender se há sentimento recíproco, analisa as atitudes dessa mulher, e então demonstra seu interesse. Um homem quando se afasta estando apaixonado, está inseguro ou possui algum trauma de relacionamentos passados.

Praticar o desapego dá uma sensação de transformação. Por isso, uma das primeiras coisas que a pessoa sente quando desapega de alguém ou de alguma coisa, como uma roupa, é que pode mudar tudo. Aliás, a pessoa também sente que tem um papel importante de transformação na sua vida.

Talvez um terapeuta mostre que se tornar uma pessoa fria não é a melhor maneira de resolver seu problema.
...
Desenvolva uma rotina de cuidados pessoais consistente.

  1. Sua saúde física. ...
  2. Cuidar-se emocionalmente. ...
  3. Passar tempo com amigos e familiares que o amam.
  4. Fazer coisas de que gosta.

O afeto diz respeito ao amor e carinho que podemos oferecer ao outro, já o apego, é sobre o comportamento de proteção, cuidados básicos e atenção as necessidades emocionais do outro.

Num vínculo afetivo, existe o desejo de manter uma proximidade com o parceiro” (p. 711). Já o conceito de apego diz respeito a uma subvariedade do vínculo afetivo, no qual o senso de segurança de alguém está estreitamente ligado ao relacionamento.

Não existe apego e muito menos dependência emocional onde existe Amor. O apego parte do desequilibro emocional desenvolvendo então, a dependência emocional, com sensação ilusória de segurança e porto seguro. Onde a pessoa só será feliz se o outro estiver feliz.