Qual a diferença entre gostar e se apegar?

Perguntado por: onovaes9 . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.9 / 5 9 votos

O amor é libertador; o apego é possessivo. Quando ama não precisa ver a outra pessoa para se sentir seguro, nem estar com ela para perceber como se sente. E não se questiona a toda a hora o que é que a outra pessoa está fazendo e com quem, como acontece com o apego.

Entende-se que o apego é uma maneira de um indivíduo manter proximidade de algo ou de alguém que seja importante para ela. Essa pessoa, a qual o indivíduo é apegado, supre alguma necessidade ou deficiência emocional que o indivíduo tenha. Esse tipo de relação pode ser formada desde a infância.

Alguém que se apega às suas posses, por exemplo, se recusa a jogar ou doar coisas que não precisam mais. Elas apenas acumulam coisas, incapazes de dar um fim para aquilo não precisam mais. Geralmente, um indivíduo com apego emocional busca relacionamentos com uma pessoa que o faça se sentir confortável com ele mesmo.

Apego, aqui deve ser entendido como o comportamento de aproximação e manutenção da relação. Não é patológico, nem doentio. É normal. Apenas os exageros devem ser contidos.

Esses padrões costumam ser categorizados em quatro principais estilos de apego: Apego Seguro; Apego Evitante; Apego Ambivalente; Apego Desorganizado.

Quando é apego, simplesmente quer que essa pessoa esteja disponível para você, não está tratando dessa pessoa mas sim de você mesmo, e tudo o que faz pelo seu parceiro é no fundo um pouco sobre você também. O amor é difícil; o apego só é difícil quando estão separados.

5 dicas para não se apegar

  1. 1 – Aprenda a ser feliz sozinho. Quando você aprende a ser feliz sozinho, não precisa de outra pessoa. ...
  2. 2 – Não tenha medo de desistir. Desistir não é sinal de fracasso, não, viu? ...
  3. 3 – Não alimente mágoas. ...
  4. 4- Se deixe chorar. ...
  5. 5 – Errar faz parte da vida.

Quando um homem se apaixona, outros dois fatores são muito importantes: segurança e conforto. Além de confiar na outra pessoa, eles costumam se interessam mais por relacionamentos em que ambos tenham pelo menos alguns interesses em comum. Mas, claro, isso precisa ser natural.

O tempo médio para os homens se apaixonarem é de 88 dias, enquanto os mesmos sentimentos de amor verdadeiro exigem pelo menos 134 dias das mulheres. Outro site de namoro, o Elite Singles, fez uma pesquisa em 2017 e descobriu que 61% das mulheres acreditam no amor à primeira vista, contra 72% dos homens.

Afinal, quando o homem está interessado?

  1. Ele gosta de estar perto de você e está sempre sorrindo. Quando o homem está interessado, ele quer estar ao seu redor. ...
  2. O tempo livre dele é seu. ...
  3. Ele quer falar com você, mesmo sem ter o que dizer. ...
  4. Ele arruma tempo para estar com você ...
  5. Ele toca você quando vocês conversam.

O apego pode acabar sugando o seu parceiro o deixando infeliz e fazer você também infeliz pois pode acabar deixando de viver a própria vida para viver a do outro. O apego pode estar ligado ao desejo de suprir vazios interiores, por falta de amor próprio.

O fato de se apegar a objetos, crenças e pessoas pode nos fazer muito mal. Porque não se trata de depender, e sim de crescer livres. Porque não é necessitar, mas amadurecer emocionalmente.

Como deixar de depender emocionalmente de outras pessoas

  1. Reconheça os sintomas da dependência. ...
  2. Mantenha ou recupere seu espaço individual. ...
  3. Valorize outras pessoas sem as idolatrar. ...
  4. Tenha autonomia para tomar decisões. ...
  5. Procure ajuda profissional.

APEGO: Sentimento de afeição, simpatia por alguém ou alguma coisa: apego às pessoas, ao dinheiro. Dedicação constante e exagerada a algo ou alguém. CONEXÃO: Ligação de uma coisa com a outra, união. Relação de “dependência” em que há lógica, nexo, coerência.

Trocando em miúdos, o amor estaria próximo, de mãos dadas, com o bem estar da vida, a construtividade e o altruísmo. A posse é diferente. Trata-se do sentimento de manter o outro ou a causa para si, mais em função da satisfação própria no desejo de poder, custe o que custar.

Significado de Apegado
Aferrado, agarrado, seguro. Particularmente afeiçoado a alguma pessoa ou coisa. Etimologia (origem da palavra apegado). Particípio de apegar.