Qual a diferença entre decepção e tristeza?

Perguntado por: lrebelo . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.3 / 5 5 votos

A decepção é um sentimento negativo de tristeza e mágoa que é causado por uma situação ou pessoa. Esta palavra tem origem no latim deceptio, que remete para a ideia de engano, trapaça, dolo.

O contrário de deceção ou decepção é: 1 contentamento. 2 alegria, satisfação, regozijo, prazer, ledice, júbilo, jubilidade, jovialidade, gozo, entusiasmo, desfastio, bom-humor, alacridade, agrado, realização.

Essa pessoa pode não querer conversar com você, pode ser agressiva ao lhe receber, pode inventar desculpas por ter agido da forma como agiu ou pode, na melhor das hipóteses, refletir a respeito do que fez e eventualmente aceitar que não teve uma atitude correta.

Se a pessoa que o decepcionou falhou de alguma forma, perdoe-a por isso. O perdão nos ajuda a deixar sentimentos negativos para trás, esquecer acontecimentos ruins e superar mágoas. Compreenda que todas as pessoas podem cometer erros.

substantivo feminino Sentimento de desgosto, de mágoa ou de desalento; sensação de tristeza; circunstância emocional de melancolia; ausência de alegria: ele teve uma grande decepção afetiva.

Um estudo sugere que leva cerca de três meses (11 semanas para ser mais precisa) para que alguém tenha um sentimento mais positivo em relação à uma separação. Como eu disse, no entanto, a dor da desilusão amorosa não é uma ciência.

Na prática, a decepção dói tanto porque afeta esse sistema de recompensas e provoca um desequilíbrio no qual reduz o nível de neurotransmissores relacionados ao prazer. Em outras palavras, as sensações ligadas a felicidade, prazer e bem-estar, vão sendo diminuídas.

A decepção é muito similar à frustração, ambas necessitam ser experimentadas de forma a promover o aprendizado e o crescimento do indivíduo. A decepção é inevitável na vida, porque ela é fruto da expectativa que criamos a respeito de alguma coisa, de algum acontecimento ou de alguém.

Esta é uma experiência bastante comum da existência humana, a qual causa muito sofrimento e pode incitar modificações permanentes na personalidade de uma pessoa. Isso porque grande parte dos nossos mecanismos de defesa são criados a partir de situações decepcionantes.

  1. 1 – Perdoe a si mesmo em primeiro lugar.
  2. 2 – Entenda que todos estão sujeitos a cometerem erros, inclusive você
  3. 3 – Perdoe a pessoa que te decepcionou.
  4. 4 – Lembre-se que cada indivíduo é único.
  5. 5 – Dê pequenos votos de confiança.
  6. 6 – Reconheça o poder da confiança.
  7. 7 – Seja confiável e se mostre digno de confiança.

4 sinônimos de decepcionado para 1 sentido da palavra decepcionado: 1 desapontado, desenganado, desesperançado, desiludido.

1 feliz, alegre, contente, animado, animoso, festivo, jubiloso, radiante, risonho, sorridente, exultante, faceiro, jucundo, ledo, lúdico, divertido, engraçado, brincalhão, jovial, entusiasmado.

O contrário de mágica é: 1 desencanto, desencantamento. 2 decepção, desilusão, desengano.

A tristeza gera em nosso organismo uma diminuição muito notável de energia. Além disso, sentimos a necessidade de limitar nossas relações sociais, que nos incomodam, o barulho pode até nos perturbar, até mesmo o de nosso próprio ambiente se torna algo ruim, e preferimos de longe a solidão.

Dicas para superar a tristeza em momentos difíceis

  1. Pratique meditação. A meditação é uma prática muito simples, que pode ser feita em qualquer lugar. ...
  2. Escreva um diário. Nem todo mundo sabe, mas a escrita influencia diretamente a saúde mental e física. ...
  3. Faça exercícios. ...
  4. Tente ver o lado bom das coisas. ...
  5. Faça terapia.

A profunda tristeza pode ter causas bem claras: decepções, angústias ou certos sofrimentos que são capazes de afetar o nosso ser. A perda de um ente querido, também, consegue ter efeito devastador ou às vezes, simplesmente não estamos no melhor dos nossos dias.

A decepção é um sentimento que aparece em alguns momentos na nossa vida e na nossa caminhada na fé. Mesmo decepcionados, devemos estar atentos, pois não estamos sós! Devemos trazer a memória o que nos traz esperança. A palavra de Deus nos revela que Jesus está ao nosso lado sempre.