Por que a decepção dói tanto?

Perguntado por: imendes . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.9 / 5 20 votos

A dor das decepções é real. O nosso cérebro processa essas experiências como fatos que prejudicam o nosso equilíbrio e bem-estar. Por isso, a sensação de dor aparece e o nível de neurotransmissores, como a serotonina e a dopamina, diminui.

O que a decepção pode causar? Tristeza, frustração, raiva, remorso, sentimento de humilhação e de fracasso, ou até mesmo desconforto físico, como dores no corpo, falta de ar, entre outros sintomas. Tais sinais podem nos acometer ao mesmo uma vez no decorrer de nossa vida, principalmente a decepção amorosa.

O perdão e a compaixão são sempre as melhores formas de lidar com a decepção. Você precisa compreender que fez o melhor que pôde, independentemente de suas expectativas não terem sido alcançadas, e perdoar a si mesmo(a) por eventuais erros que tenha cometido. O mesmo vale para o outro.

Essa pessoa pode não querer conversar com você, pode ser agressiva ao lhe receber, pode inventar desculpas por ter agido da forma como agiu ou pode, na melhor das hipóteses, refletir a respeito do que fez e eventualmente aceitar que não teve uma atitude correta.

A maior decepção é aquela que vem de quem nunca esperamos. A intensidade da decepção é proporcional a amizade, ao afeto, ao amor e ao carinho que você tem por quem lhe proporcionou tal dor.

Decepção traz frustração, faz perder as esperanças, tira o homem do temor de Deus e faz aceitar toda a contaminação do mundo. Assim diz o Senhor: “Maldito é o homem que confia nos homens, que faz da humanidade mortal a sua força e cujo coração se afasta do Senhor.

A mágoa pode machucar mais do que uma dor física. Ela pode inclusive prejudicar seriamente a sua vida. O estresse e as emoções negativas associadas a qualquer evento do passado podem causar desde distúrbios psicológicos até mesmo graves doenças físicas.

A frustração impede a liberdade emocional. Expressar a frustração com intuito de superá-la é saudável, mas somente numa posição não irritável, não hostil. A decepção é uma forma de frustração que ocorre quando as expectativas não são atendidas.

A decepção é um sentimento negativo de tristeza e mágoa que é causado por uma situação ou pessoa. Esta palavra tem origem no latim deceptio, que remete para a ideia de engano, trapaça, dolo.

Quando se tem uma decepção com relação a alguém, dificilmente haverá amor depois! A intensidade da decepção é proporcional a amizade, ao afeto, ao amor e ao carinho que você tem por quem lhe proporcionou tal dor. O caminho que eu escolhi é o do amor, Não importam as dores, nem as angústias.

Faça algum exercício que goste, pode ser alongamento, pilates, ioga, corrida, caminhada, meditação, mas faça um. Os exercícios aliviam a tensão muscular que todos os sentimentos negativos nos trouxeram. Dormir. Sim, simples assim, nada como uma boa noite de sono para colocar tudo no lugar certo.

Tristeza, frustração, raiva, remorso, sentimento de humilhação e de fracasso e até mesmo desconforto físico, como dores no peito e falta de ar. Esses são apenas alguns dos sintomas de um mal que todo mundo já sentiu na pele pelo menos uma vez na vida: a decepção amorosa.

O que devemos fazer é aprender a administrar as nossas expectativas para que elas não se distanciem da realidade. Deste modo, reduziremos a possibilidade de decepção. A pessoa com muitas expectativas involuntariamente idealiza acontecimentos e relacionamentos.

BARBOSA, J. A. A decepção vem sempre de quem menos esperamos... Por mais que o tempo passe há feridas que nunca cicatrizam.

7 – Salmos 42:11
“Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; ele é o meu Salvador e o meu Deus.”

Assim, quando sentimos mágoa, geramos altos níveis de estresse e nosso cérebro bombardeia o corpo com cortisol, adrenalina e noradrenalina que, a longo prazo, são nocivos à saúde. Hormônios esses que podem causar, inclusive, um ataque cardíaco.

Aqueles que falaram mal de nós e que mentiram a nosso respeito perante o mundo. Não guardamos mágoa no coração contra eles. Dizemos: Que Deus julgue entre eles e nós; que Ele os recompense por suas obras. [Ver D&C 64:11.]

Cristo retira de nosso coração toda frustração (Jo 21,1-14)
É frustrante para cada um de nós quando tentamos fazer alguma coisa, quando investimos o melhor de nós em algum projeto ou situação, mas não conseguimos nada, não alcançamos nada.

É o indivíduo que não conseguiu concretizar seu objetivo de vida.