Por que uma decepção dói tanto?

Perguntado por: avelasques . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
3.9 / 5 12 votos

A dor das decepções é real. O nosso cérebro processa essas experiências como fatos que prejudicam o nosso equilíbrio e bem-estar. Por isso, a sensação de dor aparece e o nível de neurotransmissores, como a serotonina e a dopamina, diminui. Escrito e verificado por a psicóloga Valeria Sabater.

Tristeza, frustração, raiva, remorso, sentimento de humilhação e de fracasso e até mesmo desconforto físico, como dores no peito e falta de ar.

Por exemplo: as pessoas muito exigentes, controladoras e cobradoras tendem a viver mais frustradas e decepcionadas. Elas adotaram esses comportamentos porque acreditaram que, se tivessem controle de tudo o que lhes acontece, poderiam evitar a frustração; se fossem perfeitas, não haveria mais decepção.

A maior decepção é aquela que vem de quem nunca esperamos. A intensidade da decepção é proporcional a amizade, ao afeto, ao amor e ao carinho que você tem por quem lhe proporcionou tal dor.

A mágoa pode machucar mais do que uma dor física. Ela pode inclusive prejudicar seriamente a sua vida. O estresse e as emoções negativas associadas a qualquer evento do passado podem causar desde distúrbios psicológicos até mesmo graves doenças físicas.

Quando nos decepcionamos, nos fortalecemos. Existe um grande poder em saber que algumas coisas não podem mudar. Suas palavras me encantaram, seu comportamento me decepcionou. Não me arrependo de tê-lo conhecido, mas sim de acreditar que ele seria diferente dos demais.

Dê a si mesmo tempo para esfriar sua cabeça. Dê tempo ao tempo. Caso ainda exista raiva ou decepção é perfeitamente aceitável algum tempo para pensar sobre isso. Porque, dar a si mesmo um pouco de tempo para se curar e refletir pode te ajudar descobrir o que dizer para a pessoa no momento da conversa.

As decepções podem nos fazer perder toda a esperança por uma vida melhor, um futuro mais brilhante ou um presente feliz e alegre. E isso nos afetará de tal forma que vamos perder a perspectiva. Vamos pegar como exemplo uma desilusão amorosa. As decepções relacionadas com o coração costumam ser verdadeiramente duras.

A raiz de todo sofrimento: as altas expectativas
Como disse William Shakespeare, a raiz de todo sofrimento são nossas altas expectativas. Portanto, quem pergunta “por que as pessoas me decepcionam?” deve investigar a si mesmo e detectar quão altas são as suas expectativas em relação aos outros.

Existem vários tipos de decepção, sendo uma das mais comuns a decepção amorosa. Neste caso, a decepção ocorre quando uma pessoa sofre por causa de um amor não correspondido ou quando pessoas que já estão em um relacionamento entram em conflito. A traição é uma das principais causas da decepção amorosa.

BARBOSA, J. A. A decepção vem sempre de quem menos esperamos... Por mais que o tempo passe há feridas que nunca cicatrizam.

Assim, quando sentimos mágoa, geramos altos níveis de estresse e nosso cérebro bombardeia o corpo com cortisol, adrenalina e noradrenalina que, a longo prazo, são nocivos à saúde. Hormônios esses que podem causar, inclusive, um ataque cardíaco.

Aqueles que falaram mal de nós e que mentiram a nosso respeito perante o mundo. Não guardamos mágoa no coração contra eles. Dizemos: Que Deus julgue entre eles e nós; que Ele os recompense por suas obras. [Ver D&C 64:11.]

Pode levar muito tempo, em alguns casos uma vida toda (“ou mais”) para se estabilizar emocionalmente frente ao evento desagradável. Somente quando conseguir elaborar as suas estruturas egocêntricas, alcançará um estado psicológico mais harmonizado, para poder exercer a compreensão empática dos porquês e perdoar.

Como superar uma desilusão amorosa

  1. Confie no tempo. O tempo é capaz de curar todas as dores, pois permite que você acalme suas emoções, reestruture sua base e encontre o aprendizado por trás da desilusão amorosa. ...
  2. Pratique o perdão. ...
  3. Combata a baixa autoestima. ...
  4. Viva o “luto” ...
  5. Desenvolva sua Inteligência Emocional.

A decepção nos leva a crer que a vida, na verdade, é cruel e não podemos ter tudo o que desejamos, mesmo quando batalhamos muito para isso. Esses pensamentos surgem porque a decepção gera, entre outras emoções, muita mágoa.

Para a psicanálise, a dificuldade de desculpar tem a ver com a intensidade da chamada “dor narcísica”, aquela causada pelo que fere a autoestima. Quanto mais intensa for essa dor, mais difícil é o perdão. O caminho para desfazer esse nó é entender a fundo as emoções negativas atadas a ele.

Como aprender a perdoar?

  1. Pratique a meditação. A meditação nos ajuda no processo de aprender a perdoar. ...
  2. Busque entender por que a pessoa faz o que faz. Olhar para as pessoas de diferentes perspectivas é o primeiro passo para aprender a perdoar. ...
  3. Expresse suas emoções. ...
  4. Redefina seus limites. ...
  5. Deixe ir.