Qual a diferença entre infidelidade e traição?

Perguntado por: epaz . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 2 votos

De acordo com o Dicionário Eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa, (2001) uma das definições dadas para “traição” é, por analogia, “infidelidade no amor”. Já a palavra “infidelidade”, está definida mais precisamente como “falta de respeito, de fidelidade àquilo com que se deveria estar comprometido”.

Tipos de Infidelidade Conjugal
As duas principais categorias de infidelidade são: a física e a emocional. A infidelidade emocional pode ser tão prejudicial , quanto a infidelidade física. A infidelidade emocional é, em alguns casos, devastadora e causa diversos problemas, como baixa autoestima e insegurança.

Conversar pela internet e flertes em geral não podem ser considerados atos de traição”.

“Art. 927-A. O cônjuge que pratica conduta em evidente descumprimento do dever de fidelidade recíproca no casamento responde pelo dano moral provocado ao outro cônjuge.” Art.

De um modo geral podemos considerar a traição conjugal como a perda de exclusividade de um dos parceiros na sua relação a dois. Aqui é importante diferenciar a tipologia da infidelidade praticada. Se a traição conjugal tem predominância de comportamentos sexuais com outro parceiro, considera-se uma infidelidade sexual.

A decisão de manter ou não o relacionamento após uma traição é somente sua. Mesmo que você opte pela separação, é importante perdoar para que você possa deixar essa situação no passado e retomar a sua vida sem ressentimentos. Encare o perdão como algo benéfico para você, e não somente para a pessoa que te traiu.

Apesar disso, o especialista garante que qualquer um dos indicadores acima mencionados é traição. "Não há volta a dar. Se beija alguém sem ser o seu companheiro, e não considera um ato de infidelidade, é um indicador de uma total falta de respeito pelo companheiro e pela relação".

O traidor também pode sofrer, algumas vezes sofre mais do que a pessoa que foi traída. O traidor pode avaliar como um ato improdutivo e pode se reavaliar mediante o ocorrido.

No caso da traição, poderá ser provada através de fotos, vídeos e testemunhas. Em caso de dificuldade, a lei autoriza a obtenção desse tipo de prova: através de detetives particulares, desde que respeitado os limites legais da profissão, não podendo ferir a privacidade nem a honra de quem está sendo investigado.

A pessoa traída pode ser dominada por uma fúria cega, reagindo à descoberta com violência. Brigas físicas e verbais são esperadas quando a raiva é predominante. Dependendo da situação, a agressividade pode escalar e até mesmo causar uma tragédia.

Uma das razões mais comuns para a infidelidade por parte dos homens é a rotina sexual. Quando isso acontece é muito comum que eles não deixem suas parceiras para não perder a estabilidade econômica, social e emocional que já conquistaram. Em resumo: eles já têm o que precisam. Passar por um divórcio não é fácil.

Segundo os pesquisadores, os mais jovens são mais propensos a trair a confiança de um parceiro, assim como os indivíduos que afirmaram ter pouca satisfação geral com o relacionamento. Surpreendentemente, as pessoas com alto grau de satisfação sexual eram mais propensas a trair os parceiros.

Graff define microtraição como qualquer ato ou comportamento de alguém em um relacionamento que indica o envolvimento emocional ou físico com uma terceira pessoa.

A exposição de cônjuge traído a situação humilhante que ofenda a sua honra, imagem ou integridade física ou psíquica enseja indenização por dano moral.

Ainda, a infidelidade poderá gerar indenização por danos morais, caso seja comprovado que o ato realmente causou prejuízos emocionais e/ou psicológicos, bem como deterioração da honra e imagem do cônjuge fiel, pois a infidelidade por si só, jurisprudencialmente, não acarreta danos morais.

Hoje em dia, ao existir traição no casamento, ocorre a perda da pensão alimentícia ao parceiro infiel. Isso quer dizer que se você depende financeiramente do seu marido ou esposa, caso você cometa o ato de trair, não terá pensão para si.

2 falsidade. 3 inexatidão, incorreção. 4 deslealdade, perfídia, traição.

Aqui estão algumas dicas interessantes que podem ser seguidas logo após descobrir a traição.

  1. 1) Basear em fatos concretos. ...
  2. 2) Confie na sua decisão. ...
  3. 3) Considere a fase do relacionamento. ...
  4. 4) Dê tempo ao tempo. ...
  5. 5) Não use o perdão como moeda de troca. ...
  6. 6) Busque terapia. ...
  7. Dica da especialista.