Qual diferença entre traição e infidelidade?

Perguntado por: uvieira . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.5 / 5 18 votos

De acordo com o Dicionário Eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa, (2001) uma das definições dadas para “traição” é, por analogia, “infidelidade no amor”. Já a palavra “infidelidade”, está definida mais precisamente como “falta de respeito, de fidelidade àquilo com que se deveria estar comprometido”.

A infidelidade física ou sexual é, geralmente, compreendida como o ato do parceiro ter contato íntimo com outra pessoa sem o consentimento do seu cônjuge. Na maioria dos casos, a infidelidade física se torna mais grave quando a terceira pessoa é da família ou do círculo de amigos.

Pessoa que comete traição: 1 judas, delator. Que é falso e traiçoeiro: 2 traiçoeiro, falso, desleal, infiel, traíra, inconfidente, pérfido, insidioso, perjuro, aleivoso, tredo, proditório, proditor.

Conversar pela internet e flertes em geral não podem ser considerados atos de traição”.

“Art. 927-A. O cônjuge que pratica conduta em evidente descumprimento do dever de fidelidade recíproca no casamento responde pelo dano moral provocado ao outro cônjuge.” Art.

Infelizmente a resposta para essa pergunta é sim, quem ama trai. Não importa o tipo de traição que você ou seu parceiro tenha experimentado, emocional ou física, esse é um assunto que pode ser muito difícil de resolver e superar. Afinal, vamos ser sinceros: pode ser emocionalmente desgastante e devastador.

Traiu uma vez, trairá sempre
Ao final do experimento, os participantes que reportaram serem infiéis no primeiro relacionamento tinham três vezes mais chances de serem infiéis na segunda relação. E ser traído parece que é uma constante também.

Uma das razões mais comuns para a infidelidade por parte dos homens é a rotina sexual. Quando isso acontece é muito comum que eles não deixem suas parceiras para não perder a estabilidade econômica, social e emocional que já conquistaram. Em resumo: eles já têm o que precisam. Passar por um divórcio não é fácil.

Desde 2005 o adultério não é mais considerado crime, sendo assim, o cônjuge que traiu não perde direito à divisão dos bens. Sendo assim, o fato de um ter traído ou do outro ter sofrido uma traição não altera o regime de bens escolhido no momento do casamento.

Alguns sinais de traição clássicos ainda são muito evidentes, como preocupação excessiva com bem-estar do companheiro ou companheira. Flores e presentes sem motivo, surpresas e até mesmo curiosidade sobre os caminhos e compromissos nos próximos dias também costumam ser sinais de traição.

Ele pode amar a mulher, mas mesmo assim irá querer experiências novas. A insegurança e medo de se entregar demais podem ser razões para a infidelidade. Às vezes, o homem foi fiel a uma mulher que o traiu ou decepcionou. O trauma criado o impede de agir assim novamente com outra parceira.

Por que os homens traem? Carência, insatisfação sexual e emocional, busca por aventura e pressão de amigos estão entre os principais motivos, segundo as especialistas.

Sem dúvida, a melhor evidência de traição são as fotos. É como diz o ditado: uma imagem vale mais do que mil palavras. Essa foto pode ser, por exemplo, com o cônjuge beijando outra pessoa, saindo de um motel, em um jantar romântico com outra pessoa e assim por diante.

Conversar por mensagens com alguém pode ser considerado traição? Pode, principalmente se aquilo virar um relacionamento emocional. Enviar uma mensagem no WhatsApp para um amigo ou colega de trabalho duas ou três vezes por dia é normal e é bem provável que indique uma relação de amizade entre eles.

A decisão de manter ou não o relacionamento após uma traição é somente sua. Mesmo que você opte pela separação, é importante perdoar para que você possa deixar essa situação no passado e retomar a sua vida sem ressentimentos. Encare o perdão como algo benéfico para você, e não somente para a pessoa que te traiu.

Segundo a legislação brasileira vigente, traição não é crime. Na verdade, até o ano de 2005 a traição era considerada crime, e previa até 6 meses de detenção para o cônjuge que cometeu a infração. No entanto, a lei mudou e a traição não é mais considerada um crime no Brasil.

Ainda, a infidelidade poderá gerar indenização por danos morais, caso seja comprovado que o ato realmente causou prejuízos emocionais e/ou psicológicos, bem como deterioração da honra e imagem do cônjuge fiel, pois a infidelidade por si só, jurisprudencialmente, não acarreta danos morais.

O entendimento é da 4ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo ao manter a condenação de um homem a indenizar a ex-mulher por ter levado a amante para dentro da casa da família. O valor da reparação foi fixado em R$ 20 mil.

Thiago de Almeida, psicólogo da Universidade de São Paulo (USP) e especialista em relacionamentos amorosos, verificou em uma pesquisa realizada com 45 casais que o ciúme desperta a infidelidade: quanto maior o ciúme maior será a infidelidade do parceiro, esse efeito é conhecido como autorealizador.

A mente de quem é traído
A pessoa traída pode responder a traição de diversas maneiras. A sua forma de enxergar a situação depende do sentimento nutrido pelo parceiro e do estado do relacionamento. No entanto, mesmo que este esteja péssimo, saber que foi traído nunca é fácil.