Qual a diferença entre pudor e vergonha?

Perguntado por: ecavalcante . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 8 votos

Espinosa (1983, p. 218) declara que existe diferença entre o pudor e a vergonha, e que: “Com efeito, o pudor é a tristeza que segue um fato de que se tem pudor; a Page 6 vergonha, ao contrário, é o medo ou o temor do pudor que refreia o homem e o impede de cometer qualquer coisa torpe.”

adj. || que tem o caráter de obscenidade; que é contrário ao pudor; torpe; imundo; impuro; desonesto; impudico; lascivo, sensual: Vociferavam-se palavras obscenas aprendidas na vida prática. ( Camilo , Caveira de Mártir , c. 5, p.

Recato: 2 dignidade, castidade, compostura, decência, decoro, honestidade, honra, inocência, integridade, modéstia, moralidade, pudicícia, pundonor, pureza, recato, seriedade, virtude.

5 sinônimos de sem-vergonha para 1 sentido da palavra sem-vergonha: 1 cínico, cara de pau, caradura, impudente, impudico.

Manifestação de cunho sexual praticada em local público ou aberto ao público, capaz de ofender o pudor médio da sociedade, configura o crime de ato obsceno. A defesa interpôs recurso contra a decisão que condenou o acusado pela prática do delito de ato obsceno (art.

Como princípio geral, pode dizer-se que o pudor se orienta para que os outros reconheçam em nós o que temos de mais pessoal. No que se refere ao corpo, isso implica chamar a atenção para aquilo que pode comunicar o exclusivo e próprio de cada pessoa (o rosto, as mãos, o olhar, os gestos…).

O conceito de pudor e modéstia estão intrinsecamente relacionados, principalmente entre os preceitos de doutrinas religiosas, como a católica. O pudor é um sentimento de timidez ou vergonha ao o que é íntimo e particular.

Dependência econômica e desejo de ostentação.

O contrário de pudor é: 1 descaramento, desvergonha, cara, desaforo, impudência, desplante, desfaçatez, impudor, desavergonhamento, despejo, despudor, deslavamento, descaro, desvergonhamento, descoco, procacidade, latosa, insolência, indecência, protêrvia, atrevimento.

A proposta desse autor é que, de um modo geral, se possa distinguir quatro tipos de vergonha:

  • Amor não correspondido. ...
  • Exposição indesejada. ...
  • Quebra de expectativas ou decepção. ...
  • Exclusão ou marginalização.
  • sinónimos. acanhamento, aviltamento, constrangimento, decoro, desautorização, desconsideração, deslustre, desonra, desvalorização, humilhação, infâmia, inibição, menosprezo, opróbrio, pejo, pudicícia, pudor, rebaixamento, timidez, vexame.
  • antónimos. ...
  • palavras que rimam.

INJÚRIA: Atribuir a alguém qualidade negativa ofensiva a sua dignidade ou decoro. Aqui não se fala em fato determinado, deve-se observar a manifestação de desrespeito com a vítima, atribuindo-lhe valores depreciativos quanto a sua pessoa ou a sua honra subjetiva.

Na Grécia e Roma antigas, o pudor (ou modéstia) era adorado como uma deusa, Aedos ou Aidôs, havendo um altar em Atenas e dois santuários em Roma. Os povos indígenas, apesar da estereotipização como seres sem nenhum pudor sexual, também possuem (relativamente às tribos) regras sobre a exposição de partes de seus corpos.

No livro de Eclesiastes 9:8 encontramos “Em todo o tempo sejam alvas as tuas vestes, e nunca falte óleo sobre a tua cabeça.” Vestes limpas, brancas sem manchas, sem pecado.

Que não gosta de se expor nem de se mostrar; com pudor; recatada.

Por isso, é interessante fazer uma avaliação minuciosa das atitudes da pessoa para detectar a intensidade desse transtorno.

  1. Crônica. A timidez crônica é mais abrangente. ...
  2. Proposital. O grau dessa timidez chega a ser transformado em “sociopatismo enrustido”. ...
  3. Situacional.

A vergonha é um sentimento associado à inadequação ou, pelo menos, à visão individual do que é ou não inadequado. Logo, o indivíduo que sente vergonha com frequência acredita que não se porta adequadamente em situações sociais. As pessoas querem se sentir amadas e valorizadas pelos outros.

Para ajudá-lo a perder a vergonha e, enfim, aproveitar a vida sem amarras, medos e preocupações desnecessárias, separamos cinco dicas abaixo.

  1. Admita o que você está sentindo. ...
  2. Separe o que você faz de quem você é ...
  3. Reconheça os seus gatilhos. ...
  4. Faça conexões. ...
  5. Deixe o passado ir embora.

Sentir vergonha é ter medo de romper vínculos, medo de que algo que fizemos ou deixamos de fazer nos torne indignos de nos relacionarmos com outras pessoas. Por isso, vergonha é o sentimento intensamente doloroso ou a experiência de acreditar que somos defeituosos e, portanto, indignos de amor e aceitação.

A vergonha pode trazer sérias consequências na qualidade de vida de uma pessoa. E, além disso, pode ser um fator para o aparecimentos de outras psicopatologias. É preciso entender melhor o que está causando o sentimento e aprender a lidar melhor com ele.

A vergonha de si mesmo normalmente está associada a sensação de defectividade, ou seja esta pessoa pode sentir-se internamente defeituosa, má, indesejada, inferior ou inválida.