O que a Bíblia diz sobre o pudor?

Perguntado por: rcruz . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 3 votos

A bíblia também diz que a modéstia são atitudes e o que importa mais é a beleza interior e o que está no coração. Quem veste-se com o coração não está preocupado em chamar a atenção para si. "Sua beleza não deve vir de adornos externos, como o cabelo trançado e o uso de jóias de ouro e roupas finas.

Na doutrina da Igreja Católica, a modéstia é a virtude caracterizada pela moderação de matérias de menor dificuldade, como as ações exteriores e o vestuário. O conceito de modéstia também pode incluir a humildade e a estudiosidade.

No livro de Eclesiastes 9:8 encontramos “Em todo o tempo sejam alvas as tuas vestes, e nunca falte óleo sobre a tua cabeça.” Vestes limpas, brancas sem manchas, sem pecado.

Significado de Pudor
Excesso de vergonha que, normalmente causada por um fator cultural, provoca um constrangimento ao ter que falar e/ou praticar certas ações relacionadas com sexualidade, funções corporais, sentimentos particulares, sensações; recato.

218) declara que existe diferença entre o pudor e a vergonha, e que: “Com efeito, o pudor é a tristeza que segue um fato de que se tem pudor; a Page 6 vergonha, ao contrário, é o medo ou o temor do pudor que refreia o homem e o impede de cometer qualquer coisa torpe.”

Como princípio geral, pode dizer-se que o pudor se orienta para que os outros reconheçam em nós o que temos de mais pessoal. No que se refere ao corpo, isso implica chamar a atenção para aquilo que pode comunicar o exclusivo e próprio de cada pessoa (o rosto, as mãos, o olhar, os gestos…).

Recato: 2 dignidade, castidade, compostura, decência, decoro, honestidade, honra, inocência, integridade, modéstia, moralidade, pudicícia, pundonor, pureza, recato, seriedade, virtude.

Modéstia Católica no Vestir
Apenas deve-se prezar para que não fique algo exagerado e escandaloso. A palavra-chave para a modéstia católica é o equilíbrio. Então, cuidando sempre do look completo para que fique equilibrado (cores, estampas, acessórios…) estaremos exercendo a temperança e assim, a modéstia.

Modéstia e pudor
O conceito de pudor e modéstia estão intrinsecamente relacionados, principalmente entre os preceitos de doutrinas religiosas, como a católica. O pudor é um sentimento de timidez ou vergonha ao o que é íntimo e particular.

Concretamente, a falsa modéstia é a capacidade de parecer, falsamente, tímidos/as enquanto explicamos o quão bons somos.

O versículo 8, do Salmo 4, diz assim: “Em paz me deito e logo pego no sono, porque, Senhor, só tu me fazes repousar seguro”. Devemos sempre orar a Deus, pois por meio da oração pode-se dizer que passamos por um “banho” espiritual, somos muitas vezes limpos de mágoas, tristezas e pecados e assim podemos repousar em paz.

A santidade está na simplicidade dos pequenos gestos e na caridade genuína. Não importa a grandeza da atitude, mas sim a sinceridade e o amor envolvidos nela. Ser gentil com uma pessoa, ouvir atentamente o próximo sem julgar e respeitar as diferenças são algumas das atitudes que nos colocam no caminho da santidade.

Com relação aos costumes, no Evangelho de Marcos (7.1-9), Jesus nos alerta do perigo que corremos ao valorizar os costumes, porque, se rotulamos os sinais divinos de acordo com os nossos costumes, anulamos a bênção de Deus.

Imoral é tudo aquilo que contraria o que foi exposto acima a respeito da moral. Quando há falta de pudor, quando algo induz ao pecado, à indecência, há falta de moral, ou seja, há imoralidade. Amoral é a pessoa que não tem senso do que seja moral, ética.

6 dicas para perder a vergonha no sexo

  1. Trabalhe a autoconfiança. Não somente na hora do sexo, mas durante toda sua vida é essencial valorizar seus pontos fortes e aprender a se amar. ...
  2. Trate com humor sua vergonha. ...
  3. Converse com o parceiro (a) ...
  4. Masturbe-se. ...
  5. A luz é sempre uma aliada. ...
  6. Procure aprender sobre o assunto.

A vergonha pode trazer sérias consequências na qualidade de vida de uma pessoa. E, além disso, pode ser um fator para o aparecimentos de outras psicopatologias. É preciso entender melhor o que está causando o sentimento e aprender a lidar melhor com ele.