Qual a diferença entre tinha e teve?

Perguntado por: vcruz . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

"Tive" encontra-se no pretérito perfeito simples do indicativo (terceira pessoa do singular, voz activa) e exprime uma acção que se localiza em certo momento do passado; "tinha" encontra-se no pretérito imperfeito do indicativo (terceira pessoa do singular, voz activa) e refere-se a um facto passado, mas não concluído, ...

Tive vem do verbo ter. O mesmo que: possuí, obtive, adquiri, desfrutei, detive, mantive, guardei, experienciei, efetuei.

2 trazia, levava, portava, carregava, acompanhava-se. Exemplo: Minha avó sempre tinha linha e agulha na bolsa. Verbo ter - Continha ou era composto por: 3 continha, incluía, abrangia, compreendia, apresentava, compunha-se, constituía-se, comportava, encerrava, constava.

Significado de Tinha
substantivo feminino [Medicina] Doença de pele que ataca os pelos e o couro cabeludo, contagiosa e provocada por fungos parasitas, é capaz de ocasionar a queda parcial do cabelo (alopecia); porrigem. [Figurado] Qualquer defeito; mácula.

ter (verbo) -

Diga sempre, eu ESTIVE LÁ – e não eu TIVE. Ele ESTEVE com o gerente – e não ele TEVE com o gerente. É importante observar que a frase "Ele TEVE com o gerente" é ambígua, porque a forma TEVE pode ser também do verbo TER.

2ª) Em textos formais, que exijam uma linguagem mais cuidada, não devemos usar as formas reduzidas: Eu estou em casa (em vez de “tô em casa”); Ele está feliz (em vez de “ele tá feliz”). 3ª) Devemos evitar as formas “tive” (por estive), “teve” (por esteve), “tiver” (por estiver), pois pode gerar ambigüidade.

Muitas pessoas evitam o uso da locução vai vir, preferindo usar o verbo virá. Ainda assim, a locução vai vir está correta tanto a nível sintático como a nível semântico. Não significa que existe um reforço da ação, nem que existem ações contrárias. A locução vai vir indica, unicamente, uma ação que ocorrerá no futuro.

A frase «Eles vão vir» está gramaticalmente correcta.

tinha é um substantivo feminino.

Dessa forma, o verbo ter, quando no sentido de existir, é impessoal e permanece na 3ª pessoa do singular. Quando estiver auxiliando o verbo haver, ele também seguirá a mesma regra. Veja: Tinha havido várias reuniões até o momento.

O verbo "haver", no sentido de acontecer, existir ou tempo decorrido, é conjugado somente na terceira pessoa do singular, ou seja, houve. Seja no singular ou no plural, independentemente do restante da frase, a opção correta é, e sempre será, houve. Veja: - Houve dias em que eu duvidei da minha capacidade.

O verbo ter é um verbo extremamente irregular. Quando conjugado, apresenta diversas alterações no radical e nas terminações. Apresenta vários radicais distintos: eu tenho, eu tinha, eu tive, eu terei. Também as formas no presente do indicativo tem (singular) e têm (plural) costumam causar dúvidas.

Tevês é o plural de tevê.

Quando ele tiver é a forma correta de escrita da expressão. A expressão quando ele ter está errada. Tiver é a forma conjugada do verbo ter na 1. ª ou 3.

A forma correta para esse caso então sera: Eu assumi que ela tinha ido.

Pretérito mais-que-perfeito composto do indicativo
Quando a polícia chegou, a confusão já tinha passado. Nós já tínhamos terminado de resolver o problema quando a policia chegou. Eu já tinha dito isso antes.