Qual a diferença que existe entre o sagrado E a religião?

Perguntado por: rgouveia . Última atualização: 27 de abril de 2023
3.9 / 5 16 votos

O sagrado impõe uma renovada abordagem do fenômeno religioso. A religião não se restringe a uma modalidade social, mas, além desta premissa, também se configura num sistema simbólico reunido em torno da experiência do concreto, não só na dimensão da sociedade, mas também de cada e qualquer indivíduo desta sociedade.

Sagrado é todo aquele espaço, objeto, símbolo, que tem um significado especial para uma pessoa ou grupo. Profano é tudo que não é sagrado, toda a vida comum do dia a dia, os fatos e atos da rotina.

Merecedor de veneração, de respeito; venerável, respeitável. substantivo masculino O que é sagrado; religioso: o sagrado e o profano. expressão Sagrado Coração. Coração de Jesus, venerado pelos católicos.

Na bíblia, além do conceito de pureza e de ausência de pecado, o conceito de santidade também é relacionado com a dedicação de uma pessoa a Deus. Da mesma forma, a santidade é relacionada ao comportamento que deve ser seguido (comportamento de santidade) para que se chegue o mais perto possível da santidade de Deus.

O que é Não-sagrado:
Que não é puro, inocente; que não tem relação com a igreja, pagão, profano.

A palavra "sagrado" provém do latim sacrum, que se referia aos deuses ou a alguma coisa em seu poder. Foi geralmente concebido especialmente, como referindo-se à área em torno de um templo. Já o termo santo vem de sanctus, significando "que tem caráter sagrado, augusto, venerando, inviolável, respeitável, purificador".

Tornar algo sagrado, no caso da vida consagrada, significa que tudo o que somos, fazemos e possuímos pertence a Deus em doação livre e alegre. Significa que todo o nosso ser, mais cedo ou mais tarde, deve ser dirigido para a glória de Deus, como uma resposta concreta de amor a Deus.

Na Bíblia quase 600 vezes, Deus é denominado “sagrado”. Sagrado significa que o caráter de Deus é moralmente puro e perfeito de todas as maneiras. Imaculado.

Resposta:Resposta: Sagrado refere-se a algo que merece veneração ou respeito religiosopor ter uma associação com uma divindade ou com objetos considerados divinos.

Nosso corpo, como um lugar sagrado, é o espaço onde Deus habita seu próprio povo e, segundo o apóstolo Paulo, é o corpo individual do cristão que o Espírito Santo de Deus fixa sua residência.

No sentido figurado, profano é aquele indivíduo que é alheio ou estranho às ideias e conhecimentos sobre determinado assunto, é um leigo. Ser contrário aos profanos, é ser sagrado ou sacro, ou seja, é respeitar os ritos ou os cultos religiosos.

Apesar das inúmeras diferenças, as vertentes religiosas manifestam certas características em comum. São elas: Hierarquias; • Cerimônias, rituais e festividades; • Culto às divindades ou forças naturais; • Doutrina de livros sagrados ou ensinamentos orais; • Símbolos que são reverenciados.

As religiões são formadas por comunidades ou grupos de pessoas reunidas em torno de uma mesma crença, e que põem em prática os ensinamentos e valores anunciados por ela. A prática da religião e tudo que a constitui chamamos de religiosidade e é por meio dela o homem busca a experiência de encontro com o transcendente.

oposição sagrado/profano é uma oposição entre real e irreal ou pseudo-real, uma vez que, para o homem das sociedades pré-modernas, o sagrado equivale ao poder, à realidade. Neste sentido o conceito de sagrado e de profano abarca o conjunto da cultura, pois é ao mesmo tempo uma dicotomia e uma superposição.