Qual a diferença Truco Mineiro e Paulista?

Perguntado por: ocamilo . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 9 votos

As principais diferenças são as Manilhas fixas e contagem diferente dos pontos: enquanto no Truco Paulista conta-se ponto de um em um e o pedido de Truco é 3, 6, 9 e 12. Já no Mineiro a contagem de pontos é de 2 em 2 e quando se pede Truco é 4,6,10 12.

Ordem das cartas no truco mineiro
Essa é a sequência das cartas no truco mineiro, independente do naipe, na ordem de mais valiosa para menos valiosa: 3 > 2 > A > k > J > Q > 7 > 6 > 5 > 4.

Esta é a adaptação mais conhecida quando se procura jogos de cartas online. Nela, o baralho utilizado é o francês, com 40 cartas, excluindo os 8, 9, 10 e os coringas e pode-se jogar até 6 pessoas.

Cartas do truco mineiro

  • Manilha: são as mãos fixas. A ordem da mais fraca para a mais forte é 4 de paus, 7 de copas, Ás de espadas e 7 de ouros.
  • A ordem crescente das cartas são 4, 5, 6, 7, Q, J, K, A, 2 e 3.

Ordem básica de valores das cartas No truco paulista pode-se jogar com 2 opções de conjunto de cartas: o baralho sujo e limpo. No baralho sujo (ou cheio) são 40 cartas, retirando-se apenas os 8, 9, 10 e curingas. No limpo (ou meio baralho) são 24 cartas, retirando-se os 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10 e curingas.

Como jogar truco paulista
O objetivo é marcar 12 pontos primeiro através da mão batida (uma combinação de cartas que gera no mínimo um ponto por rodada, que pode ser aumentada até 12 dependendo da aposta e das opções de cartas entre as duplas). Cada mão é definida em três rodadas.

No truco é permitido roubar, mas se for pego pagará um tento pela incompetência de não saber roubar. Vale tento se o jogador queimar mais de 9 cartas na rodada, olhar o fundo do baralho, jogar com 4 cartas, falar uma palavra para pedir truco parecida para confundir.

MANILHAS - São as cartas mais fortes do jogo, na seguinte ordem: paus, copas, espadas e ouros. PARTIDA - Vence a partida a dupla que atingir 12 pontos. Os pontos são conquistados em cada turno (de 3 rodadas cada).

Cabe ao jogador que estiver a esquerda de quem estiver embaralhando realizar o corte no baralho, sendo ele no máximo de 9 vezes. *O jogador que estiver cortando o baralho tem direito a queimar APENAS 9 cartas, queimando 10 ou mais, o embaralhamento se reinicia com todas as cartas.

Ás: a mais fraca das cartas fortes
Ou seja, um Ás vencerá duas de cada três cartas em um baralho de truco.

O Truco é disputado em mãos. Cada mão vale inicialmente 1 ponto, e ganha o jogo a dupla ou trio que fizer 12 pontos. Para jogar uma mão, cada jogador recebe três cartas. No final da distribuição das cartas, vira-se uma carta do baralho para cima (a “vira”) e a carta seguinte em seus 4 diferentes naipes são as Manilhas.

Welton Ribeiro

Welton Ribeiro, conhecido como Weltinho, foi eleito pela Federação Goiana de Truco como o “Top One”, ou seja, o melhor jogador do estado. O EG conversou com o goianiense de 45 anos, que pratica o esporte em questão desde a adolescência. Neste ano, ele chegou à marca de 18 títulos estaduais.

O baralho e as cartas utilizadas
O truco paulista é jogado com o baralho francês. Este baralho tem 52 cartas, retira-se os coringas, 8, 9 e 10, restando 40 cartas para jogar.

Em cada rodada, um jogador deve colocar uma de suas cartas na mesa, e o jogador com a carta mais forte vence a rodada. Quem ganhar 2 dessas rodadas ganha a mão e marca 1 ponto, e uma nova mão se inicia. Durante as rodadas, os jogadores têm a opção de pedir Truco, Seis, Nove e Doze, aumentando o valor da rodada.

O que é o “vira” do Truco Paulista? No Truco Paulista, ao final da distribuição das cartas, o distribuidor sempre vira uma carta para todos da mesa. Com base nesta carta virada, a carta acima será a manilha, e a cada rodada as manilhas mudam. No exemplo é possível ver que o vira foi o K/Rei.

Manilhas no truco, as cartas mais fortes do jogo
As manilhas são as cartas mais valiosas. Elas podem ser fixas ou variáveis, dependendo do tipo de truco. No truco mineiro, da mais forte para a menos, as manilhas são: 4 de paus (Zap) > 7 de copas > A de espadas (Espadilha) > 7 de ouros.

Os naipes são todos de igual valor. Isso quer dizer que nenhum naipe vale mais que o outro. No poker, o Ás é a maior carta e o 2 a menor.

  • Informações essenciais sobre o truco paulista. Antes de mais nada, retire todos os 8, 9, 10 e curingas do baralho. ...
  • Valores de cartas no truco paulista. A sequência, da mais fraca para a mais forte, é assim: 4, 5, 6, 7, Q, J, K, A, 2, 3. ...
  • Como jogar o truco paulista. ...
  • E se você for pedir truco

Como o truco chegou no Brasil? Dizem que o truco já existia no Brasil, tendo sido trazido ao país pelos jesuítas europeus. Na época, o jogo era mais famoso entre os bandeirantes, que exploravam as terras de Minas Gerais.

Ele é utilizado para comprar alguns itens na loja, tentar o ouro royale, criar guilda, desbloquear slots de habilidade e acelerar o processo de vínculo de um personagem. É importante lembrar que há um limite de diário de ouro ganho após as partidas.

No baralho sujo (ou cheio) são 40 cartas, retirando-se apenas os 8, 9, 10 e curingas. No limpo (ou meio baralho) são 24 cartas, retirando-se os 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10 e curingas. A ordem acima serve de base para comparação entre as cartas de uma rodada, mas é preciso levar em consideração a manilha da mão.