Qual a distância de um apiário para outro?

Perguntado por: iamorim8 . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.8 / 5 7 votos

- distância de outros apiários: mínimo de 3 a 5 Km.

O apiário é outro fator importante para aqueles que optam pela apicultura. De acordo com o pesquisador, a quantidade de colmeias por apiário é determinada pela flora apícola de cada região. As áreas do lavrado suportam em torno de 20 colmeias, já na mata pode-se chegar a 50 ou mais.

O apiário deve estar localizado a uma distância mínima de 400 metros de currais, aviários, pocilgas, apriscos, casas, escolas, igrejas, estradas movimentadas e outros, evitando-se situações que possam levar perigo às pessoas e animais.

Cada hectare necessita de duas a três caixas de abelhas para assegurar uma polinização eficaz. É abelha sem fim: cada caixa comporta de 60 mil a 80 mil insetos.

No método tradicional, quando o apicultor faz uma nova colmeia, deve colocar a nova caixa de abelha a 1,5 km da caixa original.

Enquanto ele necessita o equivalente a meio hectare de área para produzir um terneiro por ano, uma colmeia exige apenas um metro quadrado.

Um dos fatores que influencia na distância percorrida por uma abelha é o tamanho de seu corpo. As abelhas melíferas, voam, em média, 3 km de distância de suas colônias. Nas abelhas sem ferrão, espécies maiores podem percorrer maiores distâncias comparado a espécies menores.

Presença de realeiras que podem indicar ausência de rainha ou que a colônia está prestes a enxamear. Sinais de ocorrência de doenças, pragas ou predadores. Áreas de cria com falhas (Fig. 30) também podem indicar a ocorrência de doenças.

A produtividade das abelhas Jataí é de 0,5 kg a 1,5 kg de mel por caixa de abelha por ano, quantidade baixa se comparada à produção da abelha com ferrão, de 25 kg a 30 kg por ano por caixa.

O local deve ter água próxima, a cerca de 300 m, para refrigerar as colméias. Se a área for boa, pode reunir até 25 colméias, que devem estar até 500 m longe de casas, estradas e outros animais. Com duas caixas, o apicultor pode colher mais de 40 kg de mel por ano.

A apicultura
Também é importante conhecer o inseto. O produtor, que não pode ser alérgico ao veneno das abelhas, deve montar o espaço de cultura a uma distância de 300 metros a 500 metros de residências, de locais com animais domésticos e de estradas.

Para obter rendimentos excelentes, o local ideal para o apiário é aquele onde o pasto apícola (o conjunto de flores que fornecerão o pólen e o néctar às abelhas) está próximo, é abundante e não apresenta interrupções durante o ano. Para as abelhas esta proximidade é um raio de 500 metros a dois quilômetros.

O primeiro passo para a instalação de um apiário é o mapeamento das floradas nas regiões onde o apicultor pretende atuar.

Nunca deixe a caixa de abelhas diretamente no chão, para que se evite a ação de predadores, como formigas, iraras, etc. e também a umidade do solo. O ideal é que as caixas estejam a mais ou menos 60 cm do chão.

Segundo Adelmo, uma colmeia convencional produz em média 30 quilos de mel por ano. No sistema de condomínio, ela chega fácil aos 150 quilos.

Medidas da caixa: Ninho= 15x27 cm interno ( altura lado fora 7 cm ) Melgueira= 15x27 cm interno ( altura lado fora 7 cm ) E...

Então, para atingir a densidade de 1 colmeia por hectare, os agricultores familiares não devem instalar mais do que 25 colmeias povoadas em cada apiário.