Qual a divisão do tempo histórico?

Perguntado por: landrade . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.4 / 5 9 votos

Já a divisão da História, propriamente dita, abarca a Idade Antiga, a Idade Média, a Idade Moderna e a Idade Contemporânea.

Uma linha do tempo é uma representação visual de uma sequência cronológica de eventos de uma história, um processo ou um histórico.

Três fases compõem a História Antiga: Antiguidade Oriental (4.000 a.C. - 500 a.C), Antiguidade Clássica (800 a.C. – 476), Antiguidade Tardia (300 – 476). Em todos eles ocorreram eventos que contribuíram e alteraram a história da humanidade.

Ela se divide em três períodos: Paleolítico – Idade da Pedra Lascada – 600 mil a 10 mil anos a.C. Neolítico – Idade da Pedra Polida - 10 mil a 5 mil anos a.C. · Idade dos Metais – 5 mil a 4 mil anos a.C.

Os historiadores anglo-saxónicos dividem normalmente a Idade Média em três segmentos: "Early Middle Ages", ou "idade média arcaica", definido entre 476 e o ano 1000; "High Middle Ages", ou "alta idade média", entre o ano 1000 e 1300; e "Late Middle Ages" ou "Idade média tardia" entre 1300 e 1453.

Idade Contemporânea

A Idade Contemporânea é o atual período da história e teve seu início com a queda da Bastilha, evento que aconteceu em 14 de julho de 1789 e deu início à Revolução Francesa.

A História do Brasil é dividida, consensualmente e para fins didáticos, em três períodos principais: Período Colonial, Período Imperial e Período Republicano.

A Faculdade de História, na modalidade de licenciatura, como a que é oferecida pela Pitágoras tem duração de 4 anos, ou 8 semestres.

Esses são os tipos mais comuns: Linhas do tempo horizontal. Linhas do tempo vertical. Linhas do tempo históricas (cronológica)

Assim como podemos contar o tempo através do tempo cronológico, usando relógios ou calendários, temos ainda outros tipos de tempo: o tempo geológico, que se refere às mudanças ocorridas na crosta terrestre, e o tempo histórico que está relacionado às mudanças nas sociedades humanas.

Uma linha do tempo tem por objetivo marcar os principais fatos e acontecimentos mostrados em uma sequência linear, de acordo com a data dos acontecimentos. As linhas do tempo podem marcar períodos de alguns anos ou milhões de anos e ainda, marcar a evolução de diversos tipos de acontecimentos.

Principais civilizações da Antiguidade
Já vimos alguns exemplos de civilizações da Antiguidade e, nesta parte do texto, destacaremos algumas delas. Selecionamos quatro civilizações de grande relevância quando se estuda esse período: Egito, Mesopotâmia, Grécia e Roma.

A Idade Média é dividida em dois períodos. O primeiro período é o da Alta Idade Média, compreendido entre os séculos V ao XI, e o segundo é o da Baixa Idade Média, ocorrido entre os séculos XII ao XV.

A ordem mais recomendada para iniciar os estudos em História é seguir o curso da Pré-História, Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea.

No Paleolítico, a Idade da Pedra Lascada, foi quando o ser humano iniciou sua produção artística e de vestimenta, entre outras inovações. Paleolítico é um dos períodos em que está dividida a Pré-História. Ele é o primeiro dos períodos, sendo comumente compreendido entre 2,7 milhões de anos até 10.000 anos atrás.

Neolítico é uma divisão cronológica da chamada Pré-História da Humanidade, compreendida aproximadamente entre 10.000 a.C. e 3000 a.C. Neolítico significa “pedra nova” ou Idade da Pedra Polida.

Tradicionalmente, os historiadores dividem a História em cinco grandes períodos: Pré-História, Idade Antiga ou Antiguidade, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea. Essa divisão foi muito criticada. As sociedades são diferentes em cada uma dessas épocas.

A Idade Moderna, dentro da conhecida periodização da história, estendeu-se de 1453 a 1789. Essa época, como qualquer outra, foi marcada por transformações, destacando-se o desenvolvimento comercial, a expansão marítima, o início da colonização, a consolidação da escravidão, as reformas religiosas etc.

Por conta desse sentido pejorativo, chamou-se também a Idade Média de “Idade das Trevas”. Além de ser um intervalo, o período medieval era tido como obscuro, tomado pelas crenças ditadas pela Igreja Católica, que desprezava o pensamento racional, e que não teve produções intelectuais de relevo.

Divisão dos períodos da história

IdadesInícioTérmino
Antiga4.000a.C.(invenção da escrita)476 d.C.(queda do Império Romano)
Média476 (queda do Império Romano)1453 (Tomada de Constantinopla)
Moderna1453 (Tomada de Constantinopla)1789 (Revolução Francesa)
Contemporânea1789 (Revolução Francesa)...

“(...) o período entre os séculos IV e XVI é tradicionalmente conhecido por Idade das Trevas, Idade da Fé ou, com mais freqüência, Idade Média. Todos eles rótulos pejorativos, que escondem a importância daquela época na qual surgiram os traços essenciais da civilização ocidental.