Qual é a relação entre cronologia e tempo histórico resumo?

Perguntado por: lantunes7 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 8 votos

O tempo cronológico é definido como o tempo onde se desenrolam as atividades humanas: nascimento, crescimento, ir para a escola, as festas, etc. O tempo histórico são os acontecimentos que marcam um povo, uma nação, ou as vezes a humanidade.

Tempo da natureza: Não depende da vontade humana, ele passa e é irreversível. Esse tempo pode ser percebido por exemplo, pelo envelhecimento das pessoas, crescimento das árvores, o anoitecer e o amanhecer, entre outros. Tempo cronológico: Obedece às regras humanas.

Tempo cronológico é o tempo em que ocorre toda atividade humana, o qual pode ser medido. Se você consegue marcar o tempo em horas, dias, meses e anos, é um tempo cronológico.

O tempo empregado pelos historiadores é o chamado “tempo histórico”, que possui uma importante diferença do tempo cronológico. Enquanto os calendários trabalham com constantes e medidas exatas e proporcionais de tempo, a organização feita pela ciência histórica leva em consideração os eventos de curta e longa duração.

A relação entre o Tempo e a História é tema inesgotável, com questões, problemas e propostas analíticas, campo de conflito insolúvel entre filósofos e historiadores, que pode ser explorada sob múltiplos aspectos, cada uma delas aparentemente encerrada em si mesma, e na prática inter-relacionada com todas as outras (1).

A cronologia é a ciência de localizar eventos históricos no tempo. Baseia-se na cronometria, também conhecida como cronometria, e na historiografia, que examina a escrita da história e o uso de métodos históricos.

Mesmo parecendo que tempo histórico e tempo cronológico sejam cercados por várias diferenças, o historiador utiliza a cronologia do tempo para organizar as narrativas que constrói.

Significado de Cronologia
substantivo feminino Ciência que se dedica ao estudo dos intervalos, dos períodos de tempo, da determinação e do registro das datas históricas. Ordem e data dos acontecimentos históricos: a cronologia da Segunda Guerra Mundial.

O tempo histórico é marcado por grandes acontecimentos, como guerras, quedas de impérios, grandes construções, grandes epidemias e mudanças de regimes. Os tempos históricos marcam diferentes formas de organização política, econômica, social e cultural das civilizações e podem variar entre grupos sociais.

O tempo histórico ou cronológico obedece ao ritmo do relógio, ao tempo social. O tempo psicológico “ignora” a marcação do relógio, é interior, cronometrado pelas vivências e pensamentos de cada um.

O tempo histórico tem como agentes os grupos humanos, os quais provocam as mudanças sociais, ao mesmo tempo em que são modificados por elas. O tempo histórico revela e esclarece o processo pelo qual passou ou passa a realidade em estudo.

Um fato histórico é estudado a partir de vestígios e documentos encontrados, com o objetivo de ajudar a compreender o passado. Assim, as fontes históricas são fundamentais para entendermos os acontecimentos e feitos anteriores que moldaram o mundo atual.

A divisão da Pré-História compreende os períodos Paleolítico, Neolítico e Mesolítico. Já a divisão da História, propriamente dita, abarca a Idade Antiga, a Idade Média, a Idade Moderna e a Idade Contemporânea.

A Cronologia (o estudo do tempo) é uma das invenções fundamentais da espécie humana! É com base neste conjunto de conhecimentos que a civilização consegue, até os dias de hoje, controlar e organizar sua vida e suas atividades.

O tempo geológico refere-se ao processo de surgimento, formação e transformação do planeta Terra. O tempo histórico, por sua vez, faz referência ao surgimento das civilizações humanas e sua capacidade de comunicação escrita. Não pare agora...

Tempo é a duração de fatos. É a maneira como contabilizamos os momentos, seja em horas, dias, semanas, séculos, etc. No cotidiano, o uso da palavra é basicamente empregado para determinar a duração dos acontecimentos.