Qual a dor de romper um ligamento?

Perguntado por: apereira . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.5 / 5 20 votos

Se você sentiu um estalo, uma dor intensa e seu joelho inchou rapidamente, a ponto de não conseguir colocar o pé no chão, talvez possa ser uma ruptura dos ligamentos do joelho.

Logo após a ruptura, como o impacto da tíbia contra o fêmur é grande, o joelho sangra por dentro e dói muito. Por isso, você não consegue apoiar o pé no chão e, dentro de algumas horas, o joelho começa a inchar. Passados alguns minutos da lesão, você até consegue andar, mas com muita dificuldade.

Todo esse processo leva, no mínimo, 9 meses, mas alguns estudiosos defendem 12 meses. De qualquer modo, esse tempo varia conforme a biologia do paciente e a qualidade da reabilitação que você faz. Quanto melhor você seguir as instruções do ortopedista, melhor o resultado e menor a chance de insucesso do tratamento.

Sim, a maioria dos pacientes conseguem andar, dirigir, pedalar e até fazer musculação, mesmo a lesão completa do ligamento cruzado anterior.

O tempo e o método de tratamento dependerão da lesão. Pode ser necessário uso de órtese (bota) por 3 à 6 semanas. Além disso, fisioterapia motora auxilia na recuperação após a imobilização, com alongamento e fortalecimento.

O estiramento é uma lesão que ocorre nas estruturas do joelho em associação a um trauma, quando um movimento da articulação ultrapassa o seu limite sobrecarregando os ligamentos e os meniscos.

O custo desse tipo de cirurgia na rede privada varia entre R$ 7 e R$ 10 mil.

Sintomas. Dor, hematoma (mancha roxa), edema (inchaço), dificuldade para movimentar o músculo lesado são os sintomas típicos das distensões musculares. Quanto mais intensos, maior a gravidade do quadro.

Os principais tratamentos para o rompimento do ligamento do joelho são:

  1. Repouso. O repouso do joelho ajuda na recuperação e alivia a dor e o desconforto que surgem ao movimentar a articulação do joelho. ...
  2. Compressas frias. ...
  3. Imobilização. ...
  4. Uso de remédios. ...
  5. Fisioterapia para o joelho. ...
  6. Cirurgia.

Os sintomas mais comuns de ruptura do menisco são:

  1. dor;
  2. rigidez e inchaço;
  3. bloqueio ou travamento do joelho;
  4. sensação de que o joelho está "falseando";
  5. incapacidade de movimentar o joelho em toda a amplitude de movimento.

CATAFLAMPRO XT EMULGEL é indicado para aliviar a dor e reduzir os sintomas da inflamação (incluindo dor e inchaço) em diversas condições que afetam músculos e articulações, tais como Lesões de ligamentos, músculos e articulações (por exemplo entorses, distensões, contusões, artrites, dores nas costas, lesões causadas ...

Serviriam para realizar compressão, mantando a patela em seu lugar, ou limitando o movimento do joelho pós lesão ou cirurgia. Também auxiliariam na proteção de ligamentos rompidos como os colaterais após um entorse, evitando o agravo da lesão.

Quando temos uma lesão do LCA os primeiros sintomas são dor e inchaço do joelho, porém após essa fase inicial a lesão do ligamento leva a uma instabilidade do joelho, com sensação de falseio e insegurança.

Mas a médio e longo prazo, se você não se tratar, poderá sentir. O problema da lesão desse ligamento é que ela acarreta a lesão de outras partes do joelho (meniscos, cartilagem e osso), que levará à destruição da articulação. A essa destruição damos o nome de artrose.

Sobre a Lesão Parcial do Ligamento Cruzado Anterior
A rotura do Ligamento Cruzado Anterior (LCA) pode ser completa, ou seja, quando 100% das fibras do ligamento se rompem. Nesse caso, as extremidades do ligamento perdem a conexão entre si, deixando o ligamento totalmente sem funcionar.

A lesão do ligamento cruzado anterior (LCA) é uma das principais lesões no joelho e a primeira causa de recomendação cirúrgica entre atletas.

Seja a lesão de um ligamento ou nos dois, os sintomas são praticamente os mesmos:

  • Barulho no momento da ruptura;
  • Inchaço do joelho;
  • Dor aguda;
  • Impossibilidade de colocar o peso no joelho e andar;
  • Se outros ligamentos forem afetados, pode surgir um hematoma.

Por outro lado, também existem sinais de dor no joelho que indicam que a lesão pode ser grave:

  1. Dor extrema.
  2. Grandes feridas.
  3. Deformidade do joelho.
  4. Incapacidade de suportar peso na perna afetada.
  5. Incapacidade de endireitar a perna.
  6. Joelho dobra quando você tenta andar.

A dor é imediata e forte após o entorse, não conseguirá caminhar ou até exercer força no pé (pôr o pé no chão ou “pisar”). Assim, quanto maior a dor e o edema (inchaço), mais grave será a lesão e consequentemente mais demorada será a fase de reabilitação.

Se não operar, com o tempo aparecerão lesões nos meniscos e depois o desgaste da cartilagem ( artrose ). Você perceberá também que o joelho fica mais frouxo, sendo cada vez mais fácil acontecer o falseio.