Qual a fórmula estrutural da gasolina?

Perguntado por: abarbosa4 . Última atualização: 19 de maio de 2023
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A gasolina é um combustível composto por hidrocarbonetos (carbono e hidrogênio). A estrutura molecular da gasolina é composta de cadeias de carbono de comprimentos diferentes, variando de C7H16 a C11H24.

A adição de álcool à gasolina gera um tipo de classificação da gasolina em A e C: * Gasolina A: é a produzida nas refinarias ou petroquímicas e não possui etanol. Sua densidade, em geral, varia de 700 a 770 g/L; * Gasolina C: é a comercializada nos postos e recebeu adição de etanol pelas distribuidoras.

A gasolina é uma mistura de vários hidrocarbonetos, que, na média típica, pode ser representada por C8H18.

Além dos hidrocarbonetos e dos oxigenados, a gasolina também pode conter compostos de enxofre e compostos contendo nitrogênio. A faixa de destilação da gasolina automotiva varia de 40 a 175 °C.

A gasolina pode conter (em menor quantidade) substâncias cuja fórmula química contém átomos de nitrogênio, enxofre, metais, oxigênio, etc. Esse combustível é um líquido volátil e inflamável, a faixa de destilação da gasolina automotiva varia de 30 a 220 °C.

A gasolina pode ser obtida de várias maneiras. As principais são: a partir do petróleo por destilação fracionada; por cracking de frações de petróleo; a partir do gás natural e sinteticamente a partir de diversos materiais.

A gasolina é um combustível produzido a partir do petróleo e é um dos principais combustíveis usados em automóveis e afins. É formada, principalmente por hidrocarbonetos, apesar de possuir em sua composição também produtos oxigenados, enxofre, compostos metálicos e de nitrogênio, porém, em pequena quantidade.

A gasolina comum é o combustível bruto que sai das refinarias acrescido dos 25% de etanol anidro. Ele não contém nenhum tipo de aditivo e é basicamente igual em todas as marcas. Por não ter aditivos, é o combustível menos recomendado para os automóveis porque não contém em sua fórmula substâncias que protegem o motor.

A gasolina será representada por um círculo, o diesel por um quadrado e o losango para os combustíveis gasosos.

De acordo com a composição química, os hidrocarbonetos presentes na gasolina pertencem principalmente às classes das parafinas (normal e ramificado), olefinas, naftenos e aromáticos, e em menores quantidades, por compostos oxigenados; formados basicamente por moléculas com cadeias de 4 a 12 átomos de carbono, com ...

O petróleo, matéria prima para a obtenção de gasolinas, tem sua origem explicada por duas teorias.

Para ser bem direto, não existe gasolina pura no Brasil. A gasolina refinada é resultado de um processo que começa com a extração dos elementos do petróleo bruto, que ao ser submetido a altas temperaturas dá origem, ainda, a outros produtos, como o óleo diesel, o querosene e o gás.

Composição química do Petróleo: Esta matéria é composta por produtos nitrogenados e sulfurados (derivados do nitrogênio e enxofre), oxigênio e matéria orgânica decomposta. É considerado uma mistura de hidrocarbonetos porque seus derivados possuem de 1 a 38 carbonos em suas cadeias estruturais, como também hidrogênio.

Um dos principais constituintes da gasolina é o octano (C8H18), o qual, a partir da combustão, libera energia.

Na escala de 0-7 a gasolina é considerada ácida; em 7, neutra; entre 7 e 14, básica.

Como já foi mencionado, a gasolina automotiva é uma mistura de hidrocarbonetos contendo desde 4 até 12 átomos de carbono, com pontos de ebulição entre 30°C e 225°C.

715,0 kg/m3

A nova especificação da gasolina passa a estabelecer valor mínimo de massa específica (ME) de 715,0 kg/m3, o que significa mais energia e menos consumo. De acordo com o diretor de combustíveis da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), Rogério Gonçalves, esse valor representa a densidade da gasolina.

A gasolina é uma mistura complexa obtida do refino do petróleo, constituída basicamente por hidrocarbonetos entre 4 a 12 átomos de carbono, cuja faixa de destilação varia de 30 a 220 ºC sob pressão atmosférica. Possui também contaminantes naturais em baixas concentrações contendo enxofre, oxigênio, metais e nitrogênio.

Então a dica é: gasolina premium, que no Brasil tem os nomes comerciais de Podium nos postos BR, Octapro no Ipiranga e R, de racing, na rede Shell, tem maior octanagem. Estes combustíveis se destinam especificamente a motores de alto desempenho e que têm elevada taxa de compressão.

A gasolina, quanto menor a densidade, tanto pior para o motor. E o problema é que ela varia muito, de 650 até 750 gramas por litro. Depende do petróleo que lhe deu origem, da formulação, da temperatura, etc. O etanol anidro é mais denso (pesado) que a gasolina: 791,5 g/litro.

"À época gazolina era o certo, sim, e isso só viria a mudar após um acordo ortográfico, feito no mesmo ano, que definiu que toda palavra entre vogais com som de 'z' seria escrita com 's'" afirma.