Qual a fórmula estrutural do hidrocarboneto Ciclopentano?

Perguntado por: smoura . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 6 votos
Número de risco 33Classe / Subclasse 3
Sinônimos PENTAMETILENO
Aparência LÍQUIDO AQUOSO ; SEM COLORAÇÃO ; ODOR DOCE SUAVE ; FLUTUA NA ÁGUA ; INFLAMÁVEL ; PRODUZ NUVEM DE VAPOR IRRITANTE.
Fórmula molecular C5 H10Família química HIDROCARBONETO

O ciclopentano é um hidrocarboneto alicíclico altamente inflamável com fórmula química C5H10 e número CAS 287-92-3, consistindo de um anel com cinco átomos de carbono, cada um ligado a dois átoms de hidrogênio, acima e abaixo do plano.

A fórmula estrutural do 1-penteno é CH2 = CH - CH2 - CH2 - CH3.

Os ciclanos, também denominados cicloalcanos ou cicloparafinas, são hidrocarbonetos cíclicos com ligações simples entre carbonos. Representam o composto que resulta da retirada de dois átomos de hidrogênio de um alcano para formar um ciclo, que corresponde a uma cadeia fechada com átomos de carbono e hidrogênio.

Os cicloalcanos ou ciclanos são hidrocarbonetos cíclicos saturados, ou seja, são compostos formados apenas por átomos de hidrogênio e carbono, de cadeia fechada e com apenas ligações simples.

Para montar uma fórmula estrutural, é fundamental saber a quantidade de elétrons que cada átomo necessita para alcançar a estabilidade. Os compostos moleculares, ou covalentes, são formados por meio de ligações covalentes, aquelas nas quais não temos o envolvimento de metais (com exceção do Berílio) em sua formação.

A fórmula estrutural é o esquema que indica a estrutura, ou seja, a disposição dos átomos de elementos químicos que compõem a cadeia, bem como a ligação entre eles. Para demonstrar a ligação entre os átomos, utilizam-se traços para simbolizar os elétrons compartilhados em cada ligação.

Para determinar a fórmula molecular de um composto, basta calcular quantas fórmulas unitárias mínimas são necessárias para obter a massa molar do composto determinado.

Sua fórmula geral é: CnH2n. O n representa qualquer valor de números inteiros e positivos, isto é, números naturais (1, 2, 3,4...). Por exemplo, o cicloalcano abaixo é o ciclopentano, que possui 5 carbonos, portanto n = 5; deste modo, a quantidade necessária de hidrogênios será de 2. n=2.5=10.

A fórmula molecular de um cicloalcano com oito átomos de carbono é: C8H. C8H.

O ciclopentano encontra sua principal aplicação como agente de expansão de espuma na produção de poliuretano, que é usado na fabricação de refrigeradores, freezers, etc.

Nomenclatura de hidrocarbonetos cíclicos
Os hidrocarbonetos cíclicos possuem em sua nomenclatura a palavra ciclo. Na presença de ramificações, elas devem ser numeradas a partir da ramificação mais simples no sentido horário ou anti-horário de modo que as demais recebam a menor numeração.

Os hidrocarbonetos aromáticos são compostos orgânicos que possuem na estrutura um ou mais anéis ou núcleos aromáticos – cadeia fechada com a presença de seis átomos de carbono fazendo ligações duplas (uma ligação pi e outra sigma) e simples de forma intercalada.

Os cicloalcanos são compostos de cadeia fechada formados somente por átomos de carbono e hidrogênio e que apresentam apenas ligações simples. Os cicloalcanos ou ciclanos são hidrocarbonetos (formados somente por átomos de carbono e hidrogênio) de cadeia fechada que apresentam somente ligações simples entre os carbonos.

Os hidrocarbonetos são um grupo de substâncias orgânicas que possuem apenas carbono e hidrogênio em sua constituição. São divididos em classes, de acordo com as características da cadeia carbônica, podendo ser alcanos, alcenos, alcinos, alcadienos, cicloalcanos, cicloalcenos ou aromáticos.

Os hidrocarbonetos recebem um prefixo de acordo com o número de carbonos, e as ramificações e insaturações também são nomeadas e localizadas. Os hidrocarbonetos de cadeia aberta compõem as funções alcanos, alcenos, alcadienos e alcinos, que se diferenciam pelo número de insaturações.

Ciclanos ou cicloalcanos: cadeias cíclicas que se constituem somente por ligações simples. Sua fórmula geral é CnH2n. Nomenclatura: ciclo + prefixo + an + o. Ciclenos ou cicloalcenos: cadeias fechadas de hidrocarbonetos com uma instauração.

Hidrocarbonetos são substâncias que apresentam apenas carbono e hidrogênio em sua composição. Esses compostos podem ser representados genericamente por CxHy e, em sua nomenclatura, levam o sufixo o.