Qual a fragata mais moderna do Brasil?

Perguntado por: aespinosa . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 18 votos

Conduzido desde 2017 pela Marinha do Brasil, executado pela Águas Azuis e gerenciado pela Empresa Gerencial de Projetos Navais (Emgepron), o Programa Fragatas Classe Tamandaré é o mais moderno e inovador projeto naval desenvolvido no país.

Ao todo, quatro fragatas modernas serão construídas no estaleiro Oceana, localizado em Itajaí (SC) para operação pela Marinha do Brasil.

Meios da Esquadra

  • Navio-Aeródromo Multipropósito. A140 - "Atlântico"
  • Fragatas. (Classe Niterói) F41 - "Defensora" F42 - "Constituição" F43 - "Liberal" F44 - "Independência" F45 - "União"
  • Fragatas. (Classe Greenhalgh) F49 - "Rademaker"
  • Corvetas. (Classe Inhaúma) V32 - "Julio de Noronha"

Um gigante de 200 metros de comprimento que pode transportar até 1.100 tripulantes. Esse é o Navio Aeródromo Multipropósito Atlântico, a maior embarcação da Marinha Brasileira.

Cruzador Protegido Almirante Tamandaré
Foi o maior navio de guerra até hoje construído no Brasil, com deslocamento de 4.500 toneladas.

As quatro fragatas sairão a um custo total de cerca de 9,1 bilhões de reais. Cada navio custará em torno de 500 milhões de dólares cada.

A fragata é um navio de guerra de emprego geral, versátil, maior do que a corveta e menor do que o cruzador. Também são usadas para escolta.

Navio-Aeródromo Multipropósito Atlântico

Considerado o maior navio da marinha brasileira, o 'Navio-Aeródromo Multipropósito Atlântico' tem 200 metros de comprimento e capacidade total de transportar até 1,4 mil militares e 18 aeronaves.

O Brasil não tem nenhum destroyer e tem seis submarinos. O País até tem um porta-aviões, o NAe A-12 São Paulo, mas ele foi desativado em 2017.

A Marinha dos EUA, a US Navy, possui hoje 10 porta-aviões, 9 navios de desembarque, 17 fragatas, 22 cruzadores, 62 destróieres e 72 submarinos.

O número de fragatas operadas pela marinha chinesa vem se mantendo mais ou menos estável nos últimos 15 anos, girando entre 45 e 55 embarcações, todavia o processo de modernização e a substituição dos modelos antigos por novos navios têm se dado em ritmo acelerado.

O Brasil conta atualmente com cinco submarinos, sendo um da Classe “Tikuna”, construído no Brasil e que ficou pronto em 2008, e quatro da Classe “Tupi”, sendo o primeiro construído na Alemanha entre 1987 e 1989 e os outros três, iguais ao alemão, montados no Brasil, mas sem transferência de tecnologia, nas décadas de ...

Os submarinos S-BR, informou a Marinha, são derivados da classe Scorpène francesa e fazem parte de um projeto original da empresa Naval Group, modificado por engenheiros brasileiros. São fabricados no parque industrial do Complexo Naval de Itaguaí pela Itaguaí Construções Navais (ICN).

A obtenção de quatro Fragatas da Classe “Tamandaré” (FCT) faz parte de um dos Programas Estratégicos da Marinha do Brasil (MB), suas construções serão gerenciadas pela EMGEPRON e executadas pela Sociedade de Propósito Específico Águas Azuis - SPE, composta pelas empresas: Thyssenkrupp Marine Systems, Embraer Defesa & ...

a Marinha do Brasil é sem dúvida alguma a que mais se destaca na América do Sul. possui sete fragatas das quais se destacam. as da classe Viel. ou tipo 22 de origem inglesa que deslocam 4 1400 toneladas e mede 131 metros de comprimento.

Versátil, o NAM Atlântico já foi empregado nas mais diferentes operações desde que começou a navegar em 1998. De construção britânica, o navio teve como nome HMS Ocean até ser comprado por US$ 117 milhões pelo governo brasileiro, em 2018.

O “Comandante” é a maior autoridade a bordo. O “Imediato” é o “Oficial executivo do navio”; é o substituto eventual do Comandante: seu substituto imediato. A “Gente de bordo” se compõe de “Comandante e Tripulação (Oficiais e Guarnição)”.

1. MSC Seaview: Luxo e atrações sem igual. O MSC Seaview é um dos melhores navios a sair dos portos brasileiros e fazer o roteiro pela costa brasileira. Ele é um dos maiores navios da companhia, podendo receber 5.429 passageiros, são 18 andares e 2.066 cabines.

Com 203 metros de comprimento, o Atlântico foi incorporado à Marinha brasileira em 2018. Trata-se do maior navio de guerra da América Latina, e frequentemente é utilizado em operações humanitárias.

A Marinha do Brasil é um dos três ramos das Forças Armadas do Brasil responsável por conduzir operações navais. É a maior da América do Sul e da América latina e a segunda maior da América.

Continuar lendo Tem fragata no Brasil?