Qual a tecnologia mais moderna de TV?

Perguntado por: tchaves . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 8 votos

QLED e OLED são algumas das tecnologias mais recentes e mais presentes no mercado. QLED, ou "Quantum Dot Light Emitting Diode”, é uma tecnologia baseada em pontos quânticos, cristais minúsculos que absorvem a luz emitida atrás deles (backlight) e a reemitem de forma diferente.

Lista com os melhores Smart TVs de 2023

  • LG. Smart TV LED 32.
  • LG. Smart TV LED PRO 43.
  • AOC. ROKU TV FHD.
  • Philips. Android TV 50" 4K.
  • TLC. Android TV LED 32.

NanoCell vs OLED
Telas NanoCell têm contraste inferior às telas OLED, pois são baseadas na tecnologia LCD, que exige backlight para iluminar os pixels. Desse modo, você pode esperar um preto mais acinzentado e cores menos vivas.

TVs OLED são as mais finas e com maior qualidade de imagem, mas modelos QLED podem fornecer cores vivas, alto brilho e contraste. Com a quantidade de tecnologias existentes, há muito mais opções para o consumidor na hora de escolher uma smart TV com imagem a experiência de um cinema em casa.

Menor vida útil: as telas OLED são produzidas com um material orgânico que perde sua eficiência com o tempo. A vida útil desses aparelhos costuma ser de 14 mil horas, enquanto a das telas QLED pode chegar a 80 mil horas.

As TVs UHD são mais simples e, por isso, são indicadas para quem tem um uso mais básico da televisão, buscando apenas uma boa qualidade de imagem, mas sem precisar de muitos recursos. Já a Crystal UHD traz cores mais vivas e com mais contraste, além de Upscalling - a tecnologia que aproxima resoluções inferiores do 4K.

Se ele prioriza um design mais refinado e aparelhos superfinos, a Samsung pode ser uma boa opção. Mas se o cliente deseja mais recursos de som, telas com bom contraste e suporte ao Dolby Vision, um aparelho da LG é uma boa escolha. Avalie os pontos discutidos acima antes de tomar sua decisão.

Em primeiro lugar em nossa lista de melhores TVs está a OLED C2, sucessora da LG C1 do ano passado e que mantém o patamar de qualidade alto, inclusive com as principais tecnologias de melhoramento de imagem e aúdio, como HDR10, Dolby Vision e Dolby Atmos.

1° - Samsung QN90B

  • Excelente qualidade de imagem.
  • Tela com alta taxa de atualização (Até 144Hz)
  • Excelente qualidade de áudio.
  • Sistema rápido e intuitivo.
  • Grande quantidade de apps disponíveis.
  • Compatível com comandos de voz (Google e Alexa)

Atualmente, existem quatro tecnologias mais comuns para os displays: LED, QLED, OLED e Mini LED.

Se for um ambiente mais claro ou se o uso for para games, o NanoCell sai na frente. Se for um ambiente mais escuro, a vantagem do QLED fica mais perceptível.

Se você busca a tecnologia de tela mais moderna e com tons escuros mais puros, uma TV LG Nano Cell é a escolha certa. Já para quem busca um aparelho com ótima qualidade de imagem e mais variedade de modelos, as TVs QLED são a melhor opção.

Entre as principais vantagens de uma TV QLED, estão: Permite brilhos mais elevados; Entrega um melhor contraste e preto melhor que a NanoCell; Menos propensa a sofrer com o efeito Burn-in que as OLEDs.

Plasma tem durabilidade menor que LCD, LED e OLED
Uma TV de plasma pode durar até 12 anos, isso se ela for usada oito horas por dia. É muito tempo, né? Já uma televisão LCD, por exemplo, dura em média de 7 a 8 anos.

Qual é a vida útil de telas OLED? As primeiras TVs OLED, lançadas em 2013, tinham vida útil de 36 mil horas, de acordo com um executivo da LG. Telas mais avançadas e com novas tecnologias contra burn-in podem chegar a 100 mil horas, o equivalente a 30 anos com 10 horas de uso diário, segundo a empresa.