Qual a frase de Iansã?

Perguntado por: amota . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 20 votos

Iansã, me protege de todos os males, guia meus passos rumo à vitória e me guarde dos inimigos. Sou filha de Iansã: não tem trovão que me assuste ou batalha que eu não possa enfrentar. Quando os tambores tocam, eu danço feliz, pois sei que Iansã é a luz que me guia.

Bloco 01 – Linha de Iansã
Iansã e Santa Bárbara. Caboclas dos Ventos. Feminilidade Ativa, Poder Feminino, Movimento, Clima.

Iansã é o orixá dos ventos, dos raios, das tempestades. É representada sob a forma de uma guerreira empunhando uma espada, sempre disposta a lutar por aquilo que considera justo. Sua cor é o Amarelo na Umbanda e o Vermelho no Candomblé. E seu símbolo é o Leque de Pena.

Toda a força e sensualidade de Iansã pode ser resumida na forma de uma bela mulher que gosta de receber muitos presentes em cores vivas, principalmente vermelho ou coral, que podem ser espelhos, pentes, anéis, colares, pulseiras, brincos e batons vermelhos, além de perfumes intensos e sensuais.

Significado de eparrêi: É uma saudação a Orixá Iansã e significa um olá com admiração.

Do iorubá “abalá”, que significa “bolo de arroz”, o abará é um bolinho de feijão-fradinho moído, camarão seco e cebola, temperado com azeite de dendê e pimenta, enrolado em folhas de bananeira e cozido em banho-maria. É oferecido a Iansã e aos orixás Obá e Ibeji.

Algumas atribuem à Iansã uma imensa e terrível paixão por Xangô, sentimento esse que se manifestava através de sua eterna presença ao lado dele. Dado o seu caráter extrovertido, Iansã permaneceria ao lado de Xangô não só no dia-a-dia cotidiano, mas também nas guerras, nas caçadas e qualquer outra situação.

Búfalo

Búfalo - representa a força e audácia tem a proteção da Guerreira Yansã.

Os filhos de Iansã detestam pessoas grudentas demais e que tirem sua liberdade, a dependência no amor é algo que lhes assusta.

Na umbanda, Iansã protege e livra os fiéis de todos os tipos de ataques, sejam de origem física, espiritual ou mental. Com uma história tão inspiradora, a Santa/Orixá tem os seus devotos no Brasil, entre eles Maria Bethânia.

Um filho de santo cabeça de Iansã como aquele ligado ao odu Ossá, um odu relacionado com o caminho de Iansã, não deve comer carne de carneiro (Genivaldo de Omolu)" (BASSI, 2012, p. 191).

Se você convive com um filho de Iansã, o ideal é não gritar e nem tentar controlá-lo. Assim, você evita explosões desnecessárias. Provavelmente essa é uma das piores características deles, mas é uma das principais e você precisará aprender a conviver com ela.

As cores e as ferramentas de Iansã são densamente celebradas pelos seus filhos, como acontece com os filhos de outros orixás. A cor de Iansã usada na Umbanda, de forma comum, é o amarelo.

Os filhos de Iansã são como ela: livres e independentes, não dão nenhuma importância à opinião alheia. Amam a natureza, adoram viajar, são alegres e gostam de diversões. Audaciosos, poderosos e autoritários como ela, os filhos deste Orixá não aceitam afrontas e encaram qualquer desafio prontamente.

Iansã, sua ventania é minha direção, seu raio é minha luz. Meus Orixás, agradeço hoje e sempre pela proteção! Eu acredito no meu Orixá. Se cheguei até aqui foi porque meu pai Ogum não desistiu de mim.

As ervas quentes na força de mãe Yansã são: espada de santa Bárbara, dandá da costa, para raio, eucalipto, pinhão roxo e quebra demanda.

Inhaça, Iança ou Iansã é a guerreira mais valente das Yabás (Orixás mulheres) com temperamento forte e personalidade marcante. Orixá dos ventos e tempestades, divide com Abaluaiê o poder de encaminhar os mortos ao Orum (mundo espiritual). É também conhecida como Oyá, a deusa do Rio Niger na África.

Em tempérrimo: quem tá com o yorubá enferrujado, tradução do título deste humilde post: Êpahey é saudação a Iansã (Santa Bárbara, no sincretismo de Ketu); Oyá é seu nome de honra, significa, por onomatopéia, “raio”; Aganjú é uma saudação, um pedido de licença, só que extremamente polido, reservado a nobres e diplomatas ...

Significado de Saravá
A expressão saravá pode ser entendida como um sinônimo de "salve" ou "bem-vindo", usada quando algum participante chega ao culto afro-brasileiro, por exemplo. Exemplo: "Saravá, meu irmão!"

Orixá Iansã Flores Vermelhas e Amarelas.