Qual a importância de estudar os fluidos?

Perguntado por: ecavalcante . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.2 / 5 16 votos

O estudo dos fluidos é essencial em diversas áreas da ciência e da engenharia, como a hidrostática, a hidrodinâmica e a aerodinâmica, permitindo compreender o comportamento e as propriedades dessas substâncias em diferentes situações, desde o fluxo de água em rios até a propulsão de foguetes.

Máquinas de conversão de energia (turbinas hidráulicas, turbinas eólicas, turbinas a vapor e gás, compressores, ventiladores e bombas hidráulicas); Transferência de calor e massa em equipamentos térmicos (caldeiras, trocadores de calor, fornalhas, queimadores, motores de combustão interna);

Fluido é uma substância que se adapta à forma do recipiente que o contém conforme a situação e mais, escoa se houver alguma diferença de pressão. Os fluidos são constituídos por um grande número de moléculas em movimento desordenado e em constantes colisões.

Mais de 70% do corpo humano é composto de água. Ela ajuda a hidratar, a levar os nutrientes, como oxigênio e sais minerais até as células, além de expulsar as substâncias tóxicas do corpo por meio do suor e da urina.

A mecânica dos fluidos é o ramo da física que se ocupa do estudo dos fluidos em repouso e em movimento. Esta ciência pode ser dividida em duas grandes vertentes: a dinâmica dos fluidos e a hidrostática ou estática dos fluidos.

O objetivo dessa área de conhecimento é o dimensionamento e verificação da segurança do corpo e, para isso, deve-se levar em consideração as deformações e forças de atração moleculares, também chamadas de tensões.

Dentro da física, a mecânica é o estudo do movimento e do repouso de corpos, estejam estes corpos sob a ação de força ou não. A importância da física mecânica está justamente em analisar todos os movimentos que acontecem ao nosso redor, desde os átomos até a órbita dos planetas.

A física dos fluídos é um ramo da ciência que estuda as propriedades dos fluídos, os seus fenômenos e as leis que os regem.

Os fluidos são definidos como substâncias que apresentam capacidade de fluir ou escoar, por não poderem resistir a uma força que é paralela à sua superfície (tensão de cisalhamento), e sempre assumem o formato do recipiente onde são confinados.

Fluido corporal ou fluido biológico são líquidos originários dos corpos de pessoas vivas. Eles incluem os fluidos que são excretados ou secretados do corpo, bem como água corporal.

Por fim, existem duas propriedade que acabam caracterizando os fluidos: massa específica e pressão.

2 fácil, espontâneo, natural, simples, descomplicado, claro, abundante, límpido. Que é mole, não apresentando rigidez: 3 mole, flácido, frouxo, macio, brando, leve, suave.

Os fluidos basicamente descrevem qualquer coisa que possa fluir como resultado de uma diferença de pressão entre dois pontos. Líquidos, por outro lado, são um subconjunto de fluidos. Líquidos são os fluidos incompressíveis. Estes são os fluidos cuja densidade não muda acentuadamente com a pressão.

“Fluidos são aquelas substâncias que estão permanentemente no corpo e cuja produção não depende de estímulos externos”, afirma a bióloga Silvia Cristina Ribeiro de Souza, da Universidade de São Paulo (USP). É o caso do sangue, do fluido que protege o cérebro e a medula espinhal e do que lubrifica as articulações.

Os fluidos biológicos considerados de risco são o sangue, líquidos orgânicos contendo sangue, sêmen, secreção vaginal, líquidos sinovial, peritoneal, pericárdico e amniótico.

Fluidos são substâncias capazes de escoar e que se deformam com facilidade. Incluem os líquidos, os gases e até mesmo o plasma. Fluidos ideais não oferecem qualquer resistência à aplicação de forças, ao ponto de assumirem o mesmo formato do recipiente em que são confinados.

Os fluidos são substâncias que possuem a capacidade de fluir e se deformar quando submetidas a uma força externa. Eles são compostos por partículas que se movimentam livremente e não possuem uma estrutura rígida definida, como sólidos.

Fluidos industriais, genericamente assim nomeados, são fluidos líquidos ou gasosos que precisam ser armazenados e/ou transportados em plantas industriais.

aplicáveis a qualquer fluido são:

  • 1- A equação da conservação da massa.
  • 2- A segunda lei do movimento de Newton.
  • 3- O princípio da quantidade angular.
  • 4- A primeira lei da termodinâmica.
  • 5- A segunda lei da termodinâmica.

Em 1687, Sir Isaac Newton publicou o segundo volume do tão famoso livro Principia, o qual dedicou ao estudo da mecânica dos fluidos. Em meio as dificuldades de trabalhar com fluidos, Newton tratou este como um fluxo uniforme e retilíneo de partículas.