Qual a importância do teatro na rua?

Perguntado por: egodinho . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

Podemos dizer então que o teatro de rua é uma forma extremamente expressiva e pouco valorizada, no nosso país, de levar cultura a pessoas que nem sempre tem acesso à ela, e de expor opiniões, sejam elas políticas ou não, à sociedade.

O teatro de rua se baseia em certas técnicas – como a amplificação da atuação com uso de máscaras, bonecos e adereços gigantes e grande participação da música – que trabalham para atrair a atenção dos espectadores em espaços abertos (mais “dispersivos” e menos favoráveis à manutenção da concentração do que os espaços ...

Ao longo do tempo, o teatro se tornou uma grande fonte de cultura para as pessoas. Além disso as apresentações desenvolvidas com forte cunho filosófico estimulam o pensamento crítico de atores e de quem assiste as apresentações. Por isso, o teatro se tornou uma grande ferramenta de comunicação para as massas.

Independente da idade, o teatro pode proporcionar ferramentas para se lidar melhor com a vida. Por meio da arte, os estudantes aprendem sobre sociabilidade, conseguem perder a timidez e ainda se expressar com mais clareza, melhorando a comunicação verbal e também a corporal.

Vantagens: É ao ar livre, vai até as pessoas, está ao alcance de todos. Desvantagens: Não tem camarim, e no sol ou chuva, bêbados. Tem a importância de levar história para pessoas carentes, e ajuda também, faz conscientização na rua , e uma teatro para todos.

Por ser uma maneira lúdica de de estimular o conhecimento, comunicação, criatividade e responsabilidade o teatro permite que crianças e jovens desenvolvam sua consciência individual e social no seu desenvolvimento para a vida adulta.

O teatro proporciona vários benefícios para o ser humano. Entre eles estão: estímulo ao autoconhecimento; aumento da autoestima; favorecimento da interação entre outras pessoas; elevação no interesse pela literatura; estímulo da criatividade; aumento do senso de responsabilidade e muito mais.

Pode-se dizer que o teatro de rua é todo aquele que se produz em locais públicos: ruas, praças, mercados, etc. Sua história se origina de fontes primitivas, através das manifestações culturais gregas, tais como os cultos dionisíacos, e, com os artistas populares em Roma.

Dentro dessa modalidade teatral, o espaço urbano e tudo que nele está contido, pode vir a ser mais do que espaço de representação, ou seja, ao mesmo tempo que a cidade é local da encenação, o espetáculo pode se valer de uma paisagem como cenário ou um monumento como elemento cênico etc.

No teatro de rua, as praças, parques, ruas, terrenos baldios e muitas outras áreas mais são, além de cenário, muitas vezes “personagens” da história a ser contada, influenciando com suas cores, com seus cheiros, sons e sujeitos a trajetória da cena.

Esse alguém possui o controle do ritmo da apresentação, pois é a relação mantida durante o espetáculo entre personagens e público que une ativa ou passivamente aquele que ocupa o espaço e outro homem que o observa, configurando todo o decorrer da apresentação.

Acerca disso, entendemos que a arte é capaz de proporcionar para o indivíduo um crescimento saudável e enriquecedor de diversas formas. Ela expande a visão de mundo, estimula a criatividade e a capacidade de se expressar.

Por meio da arte a humanidade expressa suas necessidades, crenças, desejos, sonhos. Todos têm uma história, que pode ser individual ou coletiva. As representações artísticas nos oferecem elementos que facilitam a compreensão da história dos povos em cada período.

É considerado uma das belas artes, pois, ao pisar em um palco, o ator pode se transformar em múltiplos personagens, encantar, alegrar, fazer chorar, gerar reflexão, provocar dúvida, suscitar ira, ou seja, produzir emoções! O público tem liberdade para analisar, criticar, se emocionar e até se pronunciar.

PROFESSOR: Para que o teatro dramático exista, são necessários três elementos operativos que podemos chamar de “tríade essencial”: o texto, o ator e o público.

Teve como objetivo trabalhar a dimensão cultural envolvendo o pensar através do teatro, sua forma de ser, agir e interpretar. Apresentação de Peça teatral em atividades complementares em caráter extensionista.

Os três pilares disso são o corpo, a mente e a voz. Abaixo está um treino diário curto, mas eficaz, que você pode fazer para que esses três pilares funcionem em perfeita harmonia. Comece com o movimento físico do corpo.