Como é o teatro popular de rua?

Perguntado por: asilva . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 9 votos

Pode-se dizer que o teatro de rua é todo aquele que se produz em locais públicos: ruas, praças, mercados, etc. Sua história se origina de fontes primitivas, através das manifestações culturais gregas, tais como os cultos dionisíacos, e, com os artistas populares em Roma.

Podemos definir teatro de rua como um “Teatro que se produz em locais exteriores às construções tradicionais: rua, praça, mercado, metrô, universidade, etc.” (PAVIS, 1999, p. 385).

O teatro de rua surgiu no Brasil primeiramente como parte dos projetos do Centro Popular de Cultura (CPC), criado em 1961 com o objetivo de construir uma cultura nacional popular e democrática reunindo diversos artistas brasileiros.

O teatro de rua caracteriza-se pela utilização do corpo e da voz pelos atores de forma a construir esteticamente no espaço aberto abordam temas sócio-políticos ou apresentam relação com as artes circenses.

O espetáculo é uma festa para os ouvidos com uma mistura de música e dança, teatro e linguagem eletrônica, numa apresentação itinerante com diversas instalações sonoras pelo trajeto.

O teatro dito clássico acontece no palco tradicional com apresentação de frente para a plateia que assiste do começo ao fim. O teatro de rua pode acontecer em espaços abertos com direções pré determinadas e plateia assiste de vários ângulos, podendo assistir do início ao fim ou apenas de passagem.

O Teatro de Rua é considerado uma modalidade revolucionária (significado de revolucionário: que se caracteriza pela inovação, pela originalidade, pela possibilidade de renovar os padrões estabelecidos; ousado), por fugir das estruturas de poder constituídas, pois pode acontecer em qualquer lugar e para qualquer público ...

Amir Haddad é considerado um dos maiores encenadores do Brasil. O criador do Grupo Tá na Rua, iniciado em 1980, leva a arte do teatro para o espaço aberto das ruas e praças, ressaltando a importância das comemorações populares na vida social e cultural das cidades.

Dessa maneira, o teatro forma pessoas mais sensíveis, respeitosas, além de colaborar bastante com a formação de pessoas menos preconceituosas, mais tolerantes e com uma visão mais inteligente sobre tudo. Essa arte também tem seu papel fundamental no combate ao preconceito e à discriminação em todas as suas formas.

Vantagens: É ao ar livre, vai até as pessoas, está ao alcance de todos. Desvantagens: Não tem camarim, e no sol ou chuva, bêbados. Tem a importância de levar história para pessoas carentes, e ajuda também, faz conscientização na rua , e uma teatro para todos.

Dentre os elementos que constituem a linguagem teatral estão: personagem, figurino, maquiagem, cenário, sonoplastia, iluminação e objetos de cena.

O teatro de rua caracteriza-se pela utilização do corpo e da voz pelos atores de forma a construir esteticamente no espaço aberto. Pode ser realizado em qualquer espaço público aberto e comumente, abordam temas sócio-políticos ou apresentam relação com as artes circenses.

. No Brasil são diversos os grupos de teatro que realizam experiências nas ruas; destacam-se Grupo Galpão (Belo Horizonte), Tá na Rua (Rio de Janeiro), Grupo Imbuaça (Aracajú), Grupo Experiência Subterrânea (Florianópolis), Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz (Porto Alegre).

No Brasil, o teatro de rua tem como importantes referências, as grandes manifestações culturais populares, como bumba meu boi, maracatu, carnaval e todos os folguedos que contam com algum tipo de teatralidade.

O teatro é uma expressão artística na qual um ator ou um conjunto de atores interpretam uma história ou atividades para um público. A finalidade dos espetáculos teatrais é apresentar uma situação que despertará sentimentos no público.

O teatro surgiu na Grécia Antiga, no séc. IX a.C. Consiste em representar uma situação e estimular sentimentos na audiência. A tríade: quem vê, o que se vê e o imaginado é o apoio do drama, pois ele exige uma reflexão propiciada através do ator ou conjunto de atores interpretando uma história.

A Arte abrange ao menos quatro linguagens bem definidas: artes visuais, mú- sica, teatro e dança. Há ainda outras linguagens, como o cinema e a performance, que adentram o currículo de Arte, mas são as quatro anteriores que o estruturam.