Qual a largura ideal de um canteiro?

Perguntado por: lcamilo8 . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.8 / 5 15 votos

De acordo com as hortaliças que serão cultivadas, os canteiros devem ter 1 metro de largura e 25 a 30 centímetros de altura; as covas devem ter 15 a 20 centímetros de boca e 20 a 25 centímetros de profundidade. O comprimento dos canteiros depende do tamanho e e forma da horta.

O canteiro deve ter, no mínimo, 30cm de profundidade. Uma semana antes do plantio, revolva bem a terra e misture 150g (1 copo) de esterco bem curtido ou húmus a cada m2 de canteiro.

O preparo dos canteiros objetiva colocar o local da horta em condições de ser cultivado, bem como obter sucesso na produção. “A escolha do local onde será instalada a horta, na maioria das vezes, é limitada em função da disponibilidade do terreno.

Entretanto, deve ser pensada de modo a facilitar a realização dos trabalhos manuais como semeaduras, capinas e colheita. De modo geral, os canteiros podem variam de 90 cm a 120 cm. Já as “ruas” ficam com a largura entre 30 cm e 50 cm. Materiais alternativos podem auxiliar na feitura das bordas dos canteiros.

O primeiro ingrediente desse cálculo é a população, seguido do espaçamento entre linhas. A quantidade de plantas da população deve ser multiplicada pelo número de espaçamento entre linhas. Em seguida, o resultado dessa primeira conta precisa ser dividida por 10.000, que é a quantidade de metros presente em 1 hectare.

Como projetar um canteiro de obras? O projeto de um canteiro de obras inicia-se pelo posicionamento de todos os elementos que irão compor a obra, para isso, o engenheiro considera os principais fatores que são: cronograma, orçamento, histograma, programa de necessidades, restrições do terreno e definições técnicas.

Canteiro de obras linear.

  1. Canteiro de obras restrito. Esse é o tipo de canteiro de obras mais regular. ...
  2. Canteiro de obras amplo. Nessa modalidade de canteiro de obras, o canteiro ocupa apenas uma pequena parcela do terreno. ...
  3. Canteiro de obra linear. Os canteiros lineares são restritos a uma dimensão, geralmente estreitos.

O solo não pode ficar encharcado para evitar o aparecimento de fungos. A horta tem que ser mantida limpa, as ervas daninhas e outras sujidades devem ser retiradas diariamente com a mão. A cada colheita, deve ser feita a repo- sição do adubo para garantir a qualidade da terra e das hortaliças.

O substrato para horta é uma mistura contendo matéria orgânica e outros materiais que favorecem a retenção da água. Não possui pedregulhos, nem areia ou argila. No geral, é desenvolvido a partir da reciclagem de matéria vegetal. É mais leve, fofo e escuro que a terra.

NPK 15-15-20
Entre os adubos minerais, esse é o mais indicado para o cultivo de hortas em casa e cultivo de plantas hidropônicas. O seu diferencial é ser rico em potássio, que é essencial para o desenvolvimento da sua hortinha.

Como montar uma mini-horta em casa: confira o passo a passo

  1. Defina o local certo para sua hortinha. O primeiro passo para montar uma mini-horta é escolher o local adequado. ...
  2. Escolha as espécies de plantas. ...
  3. Adquira os recipientes para a montagem. ...
  4. Parta para o plantio. ...
  5. Cuide da manutenção da mini-horta.

Para um canteiro de 1 metro quadrado, é preciso aproximadamente 10 quilos de esterco ou de humus de minhoca, 1 quilo de calcário e 40 litros de cobertura de solo (folhagem, aparas de madeira, galhos picados, restos de roçada de grama etc.).

A adubação básica por metro quadrado de canteiro pode ser feita com a incorporação de 200 gramas de calcário, 250 gramas de cinzas, 200 gramas do adubo mineral NPK formulação 5-30-15 e 15 a 20 litros de esterco curtido ou de composto orgânico (Figuras 4, 5, 6 e 7).

Um canteiro elevado em 3 passos

  1. Criar uma base com lascas de madeira. A primeira camada em baixo consiste em restos de podas de árvores ou lascas de madeira e garante um bom arejamento.
  2. Composto como camada intermédia. ...
  3. Encher com substrato para canteiros elevados.

Os canteiros devem ter pelo menos meio palmo de altura (cerca de 11 cm), 1,20 m de largura na base e 1 m de largura na crista. Garantir a altura ideal é fundamental para proteger as hortaliças da umidade e, assim, evitar doenças que possam acometer as plantas.

Para o nosso exemplo de canteiro de 15m², basta dividir a área do canteiro pela área ocupada pela muda e teremos a quantidade total de mudas a serem utilizadas. Dessa forma entendemos também que á área ocupada pela muda é igual ao espaçamento entre mudas elevado ao quadrado. Cuidado!

Local para fazer uma horta orgânica
O ideal é que o espaço seja contemplado pela luz do sol poente; assim, indica-se que o canteiro seja orientado no sentido norte-sul. A maioria das plantas precisa de incidência de luz solar de cinco horas a seis horas por dia, mas isso pode variar de acordo com a espécie escolhida.

Se plantarmos com um espaçamento de 0,60 metro, o número de sementes por metro será calculado da seguinte maneira: Sendo 1 hectare = 10.000 metros quadrados e o espaçamento entre fileiras de 0,60 m, temos o equivalente a uma faixa de 0,60 metros por 16.667 metros lineares (10.000 dividido por 0,60).

Resolução para saber a quantidade de plantas por metro linear passo a passo: Nº de plantas/metro = (população de plantas X espaçamento) / 10.000.