Qual a lenda das Amazonas?

Perguntado por: eguedes . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 7 votos

Segundo A Lenda das Amazonas, ele teria avistado, no pretenso reino das Pedras Verdes, mulheres semelhantes às acima descritas, conhecidas pelos indígenas como Icamiabas, expressão que tinha o sentido de 'mulheres sem marido'. Contam os índios que estas guerreiras teriam atacado a esquadra hispânica.

Hipólita

Na mitologia grega, as amazonas eram uma raça de mulheres guerreiras famosas pela sua habilidade equestre, coragem e orgulho, sendo a sua rainha Hipólita. Elas viviam nos limites do mundo conhecido, sendo, por vezes, especificada a cidade de Temiscira no Mar Negro.

8 lendas amazônicas para você conhecer

  1. Lenda da Cobra Grande. Também conhecida como Boiúna, a lenda conta a história de uma cobra gigantesca que habita os grandes rios da Amazônia. ...
  2. Lenda do Uirapuru. ...
  3. Lenda da Mandioca. ...
  4. Lenda do Açaí ...
  5. Lendas do Lobo-Guará ...
  6. Lenda da Vitória-Régia. ...
  7. Lenda do Rio Amazonas. ...
  8. Lenda do Curupira.

O Saci Pererê

O Saci Pererê está entre as lendas do folclore mais conhecidas pelo povo brasileiro. Assim como a maioria dos personagens folclóricos, ele também é de origem Tupi-Guarani.

Filhas da união do sangrento deus da guerra Ares com a ninfa Harmonia, divindade da natureza, segundo uma versão do mito, as Amazonas são representadas como mulheres fortes, hábeis na arte da guerra e da sedução (Brandão, 1991).

As amazonas da mitologia grega repudiavam o casamento
Na mitologia grega, a rainha das amazonas era Hipólita. Ela recebeu do pai, Ares, um cinturão mágico.

O folclore do boi-bumbá amazônico se apresenta como uma memória social e força cultural que funciona como a tradição atual de um povo frente ás antigas tradições indígenas e de culturas externas reinterpretadas durante sua formação histórica.

Hipólita

Hipólita é uma personagem da mitologia grega, rainha das amazonas, filha de Ares e da rainha Otrera e irmã de Pentesileia, Melanipe e Antíope. É conhecida por possuir um cinturão mágico, cuja obtenção foi o nono dos Doze Trabalhos de Hércules.

O nome 'Amazonas' vem da palavra “amassunu”, que quer dizer, na língua indígena, 'ruído de águas, água que retumba'. Foi dado ao rio que banha o Estado, pelo capitão espanhol Francisco Orelhana, em 1541. Pelo Tratado de Tordesilhas, assinado entre Espanha e Portugal em 1494, a região Amazônica pertencia à Espanha.

Algumas versões dos mitos que envolvem as amazonas mostram que elas se encontravam regularmente com membros de tribos vizinhas em dias e horários programados, para engravidarem. Se a criança nascesse menino, elas entregavam para outras tribos ou simplesmente os matavam.

A mitologia das amazonas
Conta a mitologia grega das amazonas que sua comunidade não aceitava homens, mas uma vez por ano elas saíam para terem relações sexuais para engravidar, a fim de terem filhos para preservarem seu povo. Quando nasciam filhos homens, ou eram mortos ou enviados aos pais.

As Amazonas são filhos da Rainha dos Deuses do Olimpo, Hera, deusa das mulheres. Eles fazem parte de uma raça de mulheres guerreiras imortais e vivem na ilha mística escondida de Themyscira.

O termo amazona também era (e é) utilizado como feminino de cavaleiro, mas predominantemente para designar a senhora que montava a cavalo, de lado, com uma saia comprida. Durante a época medieval, não era considerado próprio uma senhora montar normalmente.

Curupira

1. Curupira. A Lenda do Curupira, de origem incerta, mas conhecida em todo o Brasil, narra a história de uma criatura que guarda a floresta, além de fazer muitas travessuras. De acordo com a lenda, o Curupira tem os pés virados para trás e sua existência explica o desaparecimento de caçadores.

A lenda da Iara diz que índia foi salva pelos peixes e como era noite de lua cheia, ela foi transformada em sereia. Atualmente, a lenda da Iara é representada por uma bela sereia que atrai homens com o seu irresistível canto para o fundo dos rios, local de onde eles não voltam nunca mais.

Lendas da Região Norte

  1. Lenda do Açaí ...
  2. Lenda das Amazonas. ...
  3. Lenda do Boto. ...
  4. Lenda da Cobra Grande. ...
  5. Lenda da Mandioca. ...
  6. Lenda do Mapinguari. ...
  7. Lenda do Uirapuru. ...
  8. Lenda da Vitória-Régia.

Segundo a lenda, a Cuca só dorme uma noite a cada sete anos. Quando ela completa mil anos, aparece um ovo próximo a sua casa, e dele surge uma nova Cuca, mais malvada do que a anterior. A Cuca com mil anos deve lançar um feitiço e se transformar em um pássaro com o canto triste.

O Estado foi primeiramente nomeado de São José da Barra do Rio Negro, com o desmembramento da Provincia do Grão-Pará, em 5 de setembro de 1850, a nova província foi nomeada por Dom Pedro II de Amazonas, em alusão ao rio homônimo e a capitania do Alto-Amazonas, o nome foi dado ao rio pelos espanhóis nos expedicionários ...