Qual a maior dor da alma?

Perguntado por: egouveia . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.5 / 5 17 votos

A depressão causa um sofrimento profundo, levando o indivíduo à perda da funcionalidade e a outros transtornos. “Tem várias facetas, intensidades e, muitas vezes, se esconde. É uma profunda dor na alma, uma dor moral e existencial muito grande”, assim Dr.

Permita-se perdoar. Dissemos anteriormente que esperar as desculpas de uma pessoa pode mantê-lo preso ao passado. Dessa forma, existe um perdão que é essencial para você viver melhor: perdoar a si mesmo. E perdoar também quem lhe fez mal e lhe causa toda essa angústia.

Quando a dor invade nosso coração, a alma falece e todo o corpo padece. Tantas horas de angústias, solidão e tristezas tomam conta de nosso íntimo. Onde poderemos encontrar tantas forças para superar tais obstáculos?

Ap21; 4 não haverá mais morte nem dor, nem lágrimas e nem ranger de dentes. Sabemos da existência da depressão e opressão que provem de um problema físico, mas diz o evangelho sobre a depressão e opressão, chamada doença da alma, ou dor da alma, essa somente curada com o poder da oração; Atos 10; 38.

O que é a tristeza profunda? Quando a sua tristeza for profunda, você sentirá dor emocional, ficará angustiado, terá sensação de cansaço e culpa e se sentirá muita solidão. Nesse caso, é comum a pessoa se sentir incapaz de lidar com a sua vida, com a sua rotina saudável, sem contar que a autoestima é muito baixa.

Rotina acelerada e estressante, problemas no trabalho, falta de contato com os amigos, falta de tempo para o lazer, esses são fatores que podem originar as doenças da alma. Elas são principalmente as que afetam nosso psicológico, como a depressão, ansiedade, angústia e fobias.

Os filósofos e fisiologistas imaginavam que ela estava situada no coração, nos rins, na medula ou nas vértebras, e hoje acredita-se que a alma aloja-se no cérebro. Ou no intestino, nosso segundo cérebro. Sabemos que há um sistema das emoções - o sistema límbico. Locus de toda substância do sentir e agir.

Comentário: Os remédios para a cura da alma são: Fé, oração, arrependimento, confissão, e mudança de hábito, estes são os passos para receber a cura da alma. Busque a Deus, se quer realmente a cura da alma, precisa ansiar por sua graça, confessar os seus pecados e receber a paz que somente Cristo pode dar.

Na depressão, ocorre uma alteração no funcionamento do cérebro: algumas regiões são desligadas e outras superativadas. Em consequência disso, ocorrem várias mudanças nas emoções, formas de pensar (a pessoa passa a focar no negativo) e autoestima, o corpo fica mais sensível à dor e aos desconfortos.

A angústia é considerada uma percepção psicológica caracterizada pela mudança de humor, perda de paz interior, dor, insegurança, culpa, mal-estar e tristeza. Ou seja, ela é a junção de questões emocionais e físicas que podem chegar ao limite de nos impedir de realizar tarefas cotidianas ou provocar isolamento.

Mesmo a dor causando uma sensação desagradável, é necessário que venhamos aprender a lidar com ela em nosso dia a dia. Ela é essencial para aquele que deseja estar imerso verdadeiramente em um propósito. É uma forte alavanca para gerar um desejo por transformação.

Quando enfrentamos uma perda, desilusão ou tristeza profunda a dor emocional é tanta que, muitas vezes, a sensação é de que ela se transfere para o corpo. E de fato isso acontece. Mas o que pouca gente sabe é que essa dor emocional pode efetivamente gerar consequências graves.

Devemos sempre procurar ouvir nossa alma, o mais profundamente possível, pois, palavras vazias, mesmo de carinho, “ficam no ar”.

Salmo 6 - Para receber auxílio nas horas difíceis
Tem misericórdia de mim, Senhor, porque sou fraca; sara-me, Senhor, porque os meus ossos estão perturbados. Até a minha alma está perturbada; mas tu, Senhor, até quando? Volta-te, Senhor, livra a minha alma; salva-me por tua benignidade.

A Amargura é um sentimento de descontentamento, que embora frequentemente brando, pode deixar resquícios que podem durar longamente. Por vezes é possível percebê-lo no semblante, nas palavras, nos gestos e na atitude de uma pessoa. A recusa cega e doentia pela reconciliação faz aguçar ainda mais a amargura.

Ele é onipotente, com todo poder para controlar nossa vida, livrar-nos de dores, evitar todos os acidentes, conduzir em segurança todos os aviões e carros, alimentar-nos, proteger-nos, poupar-nos de trabalho penoso, esforços, doenças e mesmo a morte, se Ele assim desejar.

Continuar lendo O que é a dor da alma?