Qual a maior favela dos Estados Unidos?

Perguntado por: aespinosa . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 19 votos

Camden (Nova Jérsia)

Segundo o Itamaraty, em pesquisa realizada no período de 2010 a 2019, aproximadamente um terço dos brasileiros morando nos Estados Unidos está na Flórida. E 60% dos brasileiros que vivem na Flórida se dividem entre a área de Miami-Dade, Broward e Palm Beach.

As maiores comunidades brasileiras nos EUA

  • Loch Lomond, Flórida 15,8%
  • Bonnie Loch-Woodsetter North, Flórida 7,2%
  • North Bay Village, Flórida 7,1%
  • East Newark, New Jersey 6,7%
  • Framingham, Massachusetts 6,6%

As favelas que lideram o ranking são:

  • Cidade de Deus - 41 tiroteios;
  • Rocinha - 32 tiroteios;
  • Jacarezinho - 23 tiroteios;
  • Vila Kennedy - 13 tiroteios.

Filipinas

De acordo com um relatório da UN-HABITAT, mais de 2 milhões de pessoas nas Filipinas moram em favelas, sendo que apenas na cidade de Manila, 50% dos mais de 11 milhões de habitantes vivem em áreas consideradas favelas.

O ranking das dez maiores favelas do Brasil pela prévia do Censo 2022 inclui, ainda, Rio das Pedras (Rio de Janeiro), Beiru/Tancredo Neves (Salvador), Heliópolis (São Paulo), Paraisópolis (São Paulo), Pernambués (Salvador), Coroadinho (São Luís), Cidade de Deus/Alfredo Nascimento (Manaus) e Comunidade São Lucas (Manaus ...

Os dados preliminares do Censo de 2022, elaborado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), indicam que o Sol Nascente ultrapassou a Rocinha, do Rio de Janeiro, como maior favela do país.

As favelas de São Paulo apresentam situações bastante diversas. Enquanto algumas delas possuem indicadores de acesso a água encanada, esgoto e coleta de lixo praticamente universalizadas, em outras a situação é similar a de Melgaço, no Pará, que possui o pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil.

O Censo Demográfico de 2010 tinha contado 11,426 milhões de habitantes em favelas naquele ano. A favela mais populosa do País atualmente é a Sol Nascente, em Brasília, com 87.184 moradores. A carioca Rocinha, que liderava o ranking em 2010, ficou em segundo lugar em 2022, com 67.199 moradores.

1. Brownsville. Brownsville ultrapassa todas as outras cidades de Nova Iorque em termos de mortalidade relacionada com drogas, homicídios e homicídios. Este bairro tem também a mais baixa esperança de vida e a maior taxa de mortalidade infantil.

Fisher Island

Fisher Island, o bairro mais rico dos EUA, onde 10% dos moradores são brasileiros. Fisher Island, uma ilha particular ao lado de Miami Beach que só pode ser acessada de balsa, é o código postal mais rico do país mais rico do mundo, os Estados Unidos.

China. Segundo maior destino de brasileiros na Ásia, segundo levantamento de 2021 do Itamaraty, o país possui mais de 10 000 brasileiros, concentrados principalmente na cidades de Cantão com 2 500 pessoas, seguido de Xangai com 2 083 e Hong kong com 700 pessoas.

Latino-americanos
Os Estados Unidos continuam a ser a terra de entrada de milhões de imigrantes. Na atualidade quem domina essa imigração são os latino-americanos e, em especial, os mexicanos. Vivem hoje quase 30 milhões de pessoas de origem mexicana nos EUA.

Boston mais perto do Brasil, via Cidade do Panamá - Jornal O Globo.

Texas e Califórnia dominam a lista, com Frisco, McKinney e McAllen, Texas classificados em primeiro, segundo e terceiro lugar, respectivamente.

Então, qual é a melhor cidade para se viver nos EUA? No topo da lista está Cambridge, Massachusetts, na área de Boston. Ela também é a melhor cidade para jovens profissionais – pódio que ocupa desde 2018. Cambridge também tem três bairros na lista dos melhores: Cambridgeport, The Port e Riverside.

Ação midiática taxa Heliópolis como uma das favelas mais perigosas do Brasil. A partir do dia 29 de maio de 2021 o desaparecimento do soldado Leandro Patrocínio e os desdobramentos desse caso vem chamando a atenção, tanto dos moradores quanto das pessoas que não conhecem o nosso bairro.

A Favela da Rocinha é um dos locais mais perigosos do Rio de Janeiro, ainda possui muitos traficantes misturados aos moradores. Não vale a visita.

A região mais violenta da cidade em 2022, segundo os dados do ISP, foi a formada pelos bairros de Bangu, Gericinó, Padre Miguel e Senador Camará. Esses foram os lugares com o maior índice de homicídios da capital fluminense.

Segundo o IBGE, a maior favela da América Latina fica no Sol Nascente, em Ceilândia. São 79 mil moradores ocupando um terreno plano.