Qual a medida mais representativa em um conjunto de dados?

Perguntado por: uazambuja2 . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.6 / 5 2 votos

A moda é a pontuação mais frequente em nosso conjunto de dados.

Em um conjunto de dados, a moda é o valor mais frequente no conjunto, ou seja, que mais se repete. Já a mediana é o valor central do conjunto.

A tendência central é uma medida de valores numa amostra que identifica os diferentes pontos centrais nos dados, muitas vezes referidos coloquialmente como “médias”. As medidas mais comuns de tendência central são a média, a mediana e a moda.

Um conjunto de dados, ou dataset, é uma coleção de dados relacionados com um tópico, tema ou indústria em particular. Os conjuntos de dados incluem diferentes tipos de informação, tais como números, texto, imagens, vídeos, e áudio, e podem ser armazenados em vários formatos, tais como CSV, JSON ou SQL.

Um conjunto de dados ou "dataset" é uma coleção de dados normalmente tabulados.

Interpretação. A mediana e a média medem a tendência central. Mas os valores atípicos, chamados de outliers, podem afetar a mediana menos do que afetam a média. Se seus dados forem simétricos, a média e a mediana são semelhantes.

A média é a soma de todas as medições divididas pelo número de observações no conjunto de dado. Em razão de ser suscetível aos valores extremos, a média normalmente é utilizada quando os dados estão dispostos de forma homogênea. A mediana é o valor do meio que separa a metade maior da metade menor no conjunto de dados.

Neste caso, a mediana é mais indicada como medida de tendência central, pois ela reflete melhor a tendência dos dados. Tabela 7.1 - Na tabela abaixo, são apresentadas as notas de 9 alunos de três turmas. Esta fórmula não fornece o valor mediano, mas sim sua localização no conjunto de dados.

O coeficiente de variação (CV) é um indicador da variabilidade de um conjunto de dados. Sua medida corresponde à razão percentual entre o desvio-padrão e a média dos dados. Muito usado na Estatística, o coeficiente de variação é um indicador da variabilidade de um conjunto de dados.

As médias aritmética, ponderada e geométrica têm grande importância no estudo da estatística. Quando estudamos Estatística, um dos conceitos que mais se destacam são as médias aritmética, ponderada e geométrica, com maior ênfase nas duas primeiras.

A média de um conjunto de dados é encontrada somando-se todos os números do conjunto de dados e então dividindo o resultado pelo número de valores do conjunto. A mediana é o valor do meio quando o conjunto de dados está ordenado do menor para o maior. A moda é o número que aparece mais vezes em um conjunto de dados.

Moda é uma medida de tendência central, definida como o valor mais frequente de um grupo de valores, ou seja, o valor de maior ocorrência dentre os valores observados.

Quando a distribuição é assimétrica (d), a mediana e os percentis P25 e P75 dos dados são melhores medidas de tendência central e dispersão.

A moda é a única medida de tendência central que também pode ser aplicada às variáveis nominais, como: curso de preferência, mês de nascimento, cor dos olhos, religião etc.

Os tipos de dados que um algoritmo pode manipular são: dados numéricos, dados literais e dados lógicos.

Uma forma de descrever um conjunto de dados é apresentar uma TABELA DE DISTRIBUIÇÃO DE FREQUÊNCIAS para as medidas efetuadas. A seguir apresentamos uma dessas tabelas, sintetizando 396 medidas da aceleração de queda livre em um experimento pouco confiável.

No geral, os dados podem ser divididos em dois tipos principais: qualitativos e quantitativos. Dados qualitativos: tudo o que se refere à qualidade de algo. Em geral, são representados com palavras ou conceitos.

Quando o conjunto de dados consiste de um grande número de dados, indica-se alocá-los numa tabela de distribuição de freqüência ou tabela de freqüência. Os dados nessa tabela são divididos em classes pré-estabelecidas, anotando-se a freqüência de cada classe.