Qual a melhor dança para soltar o corpo?

Perguntado por: efurtado . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.8 / 5 14 votos

Conheça 5 diferentes estilos de dança para soltar o corpo e se divertir

  • Zumba. Para quem busca emagrecer, queimar calorias e ter um condicionamento físico melhorado, saiba que não existe melhor alternativa do que a Zumba. ...
  • FitDance. ...
  • Dança de Salão. ...
  • Dança do Ventre. ...
  • Balé

zumba

A zumba é o melhor treino para queimar calorias e tonificar os braços. A dança, inspirada nas coreografias latinas, combina alta energia coreográfica com sequências repetidas, ideal para dar forma aos músculos das pernas e glúteos. Muitas academias e estúdios de dança oferecem aulas de Zumba.

7 tipos de dança para manter o corpo em movimento

  • 1- Samba. O mais tradicional dos ritmos brasileiros é uma excelente escolha para quem quer movimentar o corpo. ...
  • 2- Funk. ...
  • 3- Zumba. ...
  • 4- Balé clássico. ...
  • 5- Dança do ventre. ...
  • 6- Dança africana. ...
  • 7- Dança de salão.

“Rebolar ativa a circulação, libera hormônios que podem ajudar na produção de leite materno e aliviar tensões, faz carinho na vida que pulsa no útero e feliz quem dança”, explica Briê Silva, fundadora da primeira escola de Twerking em Pernambuco.

A dança faz ganhar músculos? Sim, isso é possível. Uma pesquisa recente realizada na Alemanha constatou que pessoas que escolheram a dança para manter a forma tiveram 15% a mais de aumento muscular do que quem praticava outras atividades como corrida, natação e ciclismo.

Para o corpo, a dança promove aumento da flexibilidade, o aprimoramento da coordenação motora, a melhora cardiorrespiratória e também a otimização do condicionamento aeróbico. Uma boa fórmula para perder peso e garantir mais saúde se divertindo!

No topo da lista está a corrida, com os melhores resultados na perda de peso, seguido por alpinismo (escalada), caminhada, práticas longas de ioga, e alguns tipos de dança de salão, como foxtrote e valsa.

Por exemplo, uma pessoa de 60 kg que realiza uma dança moderada 3 vezes por semana pode perder 0,34 kg por mês, enquanto uma pessoa de 70 kg que realiza uma dança energética 3 vezes por semana perderá 0,49 kg por mês ou quase meio quilo!

zumba

A zumba para perder barriga por ser um exercício bastante intenso e constante, ajuda muito na perda de peso e ainda na tonificação de todos os músculos do corpo, especialmente as pernas, o bumbum e a barriga e, por isso, essa dança é uma grande aliada daqueles que estão querendo acabar com a barriga.

As danças em academias que reúnem diferentes ritmos com movimentos de ginástica, são escolhas eficientes para quem busca a perda de peso mais rápida. Aeroboxe, zumba e pole dance são exemplos de danças de academias para quem deseja um treino mais pesado, porém, mesmo a dança de salão é uma boa escolha.

Quando a postura e movimentação durante a dança é correta, a modalidade torna-se capaz de ajudar na perda de peso, enrijecer a barriga e definir o abdômen. Embora algumas divergências apareçam em torno de suas origens, uma das principais raízes relacionada com a Dança do Ventre, é a oriental.

Alongamento: os exercícios de alongamento, pilates, agachamento e atividades com bola são ótimos porque além de fortalecer a musculatura pélvica, dão mobilidade muscular par ao quadril. - Aulas de dança: algumas modalidades conseguem deixar o quadril mais solto em, no mínimo, duas semanas.

Além da atividade física, a dança é uma forma de socialização que aproxima as pessoas e proporciona interações leves e divertidas, melhorando a saúde mental, a autoestima e quadros de ansiedade.

A dança realiza um trabalho no eixo da coluna vertebral, além de fortalecer o core (que é a região considerada como o centro do corpo, localizada no tórax). Isso gera uma melhora relevante para o alinhamento das vértebras e, consequentemente, para a postura.

Colocar o corpo em movimento ao som de uma música agradável melhora o sistema cardiovascular, aumenta o fluxo sanguíneo, favorece a respiração correta e também ajuda nas defesas do organismo. Os efeitos positivos não param por aí.

Além de ser um exercício físico excelente, dançar é terapêutico. A prática é estimulante, relaxante e motivadora, pois não envolve só técnica mas também muito sentimento. Não usa só o corpo, exige alma. A dança tem o poder de espantar os males, o estresse do dia a dia.

endorfina, oxitocina, dopamina e serotonina.

Melhora a condição cardiovascular. Promove a tonificação muscular. Proporciona uma oportunidade de socialização. Desenvolve a sensualidade.

Dançar é especialmente benéfico para os músculos das pernas, abdômen e bumbum. Também trabalha os quadris e a parte inferior das costas. Algumas modalidades podem exigir ainda mais de braços e ombros. Desse modo, dançando você ganha tônus muscular e flexibilidade.