Qual a melhor época para adubar árvores frutíferas?

Perguntado por: iperes . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.5 / 5 3 votos

Há um momento certo e errado de como adubar o pomar. Pouco antes da quebra dos botões é o momento perfeito. É quando suas árvores estão iniciando seu ciclo anual de crescimento e “comem” a maior parte dos alimentos.

Os produtores começam as aplicações no final do inverno (fevereiro), quando aplicam em cada árvore 2-3kg (4,4-6,6lbs) um fertilizante similar ao N-P-K 12-12-17. A segunda aplicação acontece durante o período de fixação da fruta (no final da primavera, maio-junho).

A quantidade depende do tamanho do vaso, de sua espécie e porte, mas geralmente o intervalo de reposição é de 3 a 4 meses para espécies de folhagens e de 2 a 3 meses para espécies floríferas.

Adube sua planta todos os meses, usando produtos ricos em fósforo. Farinha de ossos em pequenas doses é uma ótima opção.

Há diversos fatores envolvidos: época de floração, qualidade do solo, pragas, doenças, irrigação, idade da planta, variedade da planta, deficiência nutricional, falta de podas e ainda outros.

O superfosfato simples (SSP), também conhecido como Super Simples, é um fertilizante derivado do minério natural de fosfato. Junto com outros, fertilizantes fosfatados são os mais utilizados para corrigir os valores de fósforo (P) do solo.

Casca de ovo
Também é indicado para árvores frutíferas, rosas e ervas. Basta lavar bem as cascas e deixar secar. Depois, triture-as bem até formar um pó. Espalhe esse pó, em pequena quantidade, em torno da planta.

Há três tipos principais de adubação que podem ser aplicados nas lavouras:

  • orgânica;
  • mineral;
  • organomineral.

É recomendável podar a laranjeira na estação do ano adequada. A data pode variar de maio a agosto, dependendo de sua localização. Você terá apenas de podá-la em anos alternados. A poda deve ser finalizada antes de surgir a floração.

Na maioria das vezes, a melhor época para fazer esse processo é depois da colheita do pomar. Em algumas variedades de maturação precoce, a poda pode ser feita a partir de junho e antes da primavera.

Em condições de clima subtro- pical, o consumo anual de água da laranja valência varia, conforme o ano, de . 7 a 6.0 0 l árvore- , sendo o consumo médio de plantas adultas e sadias de 50 a 90 l planta- dia- , no inverno, e de 90 a 50 l planta- dia- , no verão.

Quando as chuvas são muito abundantes, o problema maior é a perda por lixiviação, especialmente de nitrogênio (qualquer adubo nitrogenado) e, algumas vezes, de potássio. Por isso, devemos parcelar as adubações, visando maior aproveito pela planta e menor perda por lixiviação.

Especialmente em jabuticabeiras jovens, a adubação é necessária e pode ser feita com esterco ou adubo orgânico. Recomenda-se a adubação em intervalos de seis meses.

Maiores dosagens de fertilizantes se tornam um limitante para o desenvolvimento da cultura. Em outras palavras, doses elevadas podem causar toxidez nas plantas. O excesso de determinado nutriente também pode levar à não absorção dos demais, causando sintomas de deficiência.

Podar um limoeiro: Os citrinos devem ser podados uma vez por ano para melhorar o conjunto dos ramos, a frutificação, melhorar a circulação do ar e a entrada de luz. Portanto, se queremos um limoeiro saudável e limões melhores, devemos podá-lo na hora certa para que a árvore possa crescer bem.

Geralmente, a melhor época para podar esta árvore são os primeiros meses do ano — janeiro e fevereiro — e os primeiros meses do verão (junho e julho). Mas isto pode variar em função do estado da árvore. Quando o limoeiro é jovem, pode-se podar em qualquer altura do ano, sempre que não exista o risco de geadas.

LUA MINGUANTE
Podar galhos e ramos que você não quer que voltem a crescer; Fazer controle de pragas; Germinar sementes. Plantas que nascem nessa fase da Lua são mais resistentes a estações chuvosas.

De modo geral, a adubação com NPK 04-14-08 para frutíferas é a melhor opção quando se fala em melhorar a nutrição dessas plantas.

Fertilize as laranjeiras com fertilizante específico de fruta ou fósforo e potássio no início do período de frutificação para encorajar uma melhor frutificação e amadurecimento. Os pés de laranja precisam de recursos adicionais para dar frutas, e dará laranjas maiores e mais doces se receber uma nutrição correta.

O pH ideal do solo para o cultivo de laranja é entre 5 e 6 – use calcário para regular a acidez e garantir o bom desenvolvimento dos pés de laranja. Evite regar demais ou de menos o solo – não deve nem ser argiloso demais, nem arenoso. Durante a primavera, pode ser necessário realizar a nutrição do solo com adubos.