Pode adubar as orquídeas quando ela tiver com flor?

Perguntado por: oresende . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 3 votos

Trata-se do ponto culminante do seu ciclo vital, no qual a flor deverá ser visitada por seus agentes polinizadores, que garantirão a perpetuação da espécie. Portanto, nada de adubar a orquídea florida.

3 Adubação
Adubo balanceado tipo NPK 20-20-20 é o suficiente para o crescimento de orquídeas. Invista em fertilizantes que diluem na água ou adubo sólido. Mas cuidado para não adubar demais! As orquídeas possuem metabolismo muito lento e o excesso de fertilizante pode acabar salinizando o substrato.

Após as flores murcharem e caírem, a haste seca naturalmente e pode ser cortada. Este é um procedimento apenas estético. A orquídea Phalaenopsis é uma exceção a esta regra. Neste caso, após o término da floração, a haste pode continuar verde e emitir uma nova floração, através de ramificações do eixo principal.

Algumas espécies dão flores em janeiro, outras em junho, outras em setembro, mas essa não é uma data exata. A época de floração pode atrasar ou adiantar dependendo de fatores como a forma de plantio e o clima da região.

Para se ter orquídeas floridas o ano todo, é preciso diversificar a coleção, adquirindo espécies e híbridos capazes de florescer em diferentes estações do ano - deve-se dar preferência às orquídeas híbridas, que podem florescer mais de uma vez por ano, bem como aquelas com florações mais longas ou sequenciais.

As orquídeas podem florir até três vezes por ano e suas flores duram até três meses.

As orquídeas no clima brasileiro geralmente precisam ser regadas uma vez a cada dois dias ou uma vez por semana. Para checar se sua planta precisa ser molhada, basta colocar um palito de sorvete a mais ou menos 2 cm e profundidade no substrato: se o palito sair úmido, não regue; se sair seco, pode regar!

A resposta curta é sim — toda. verdinha pode tomar chuva, na natureza chove e, quando isso acontece, mesmo a planta de local mais. seco acaba molhada.

Não há outras contraindicações, já que a maior parte das espécies se dá bem com a adubação com casca de ovo, embora algumas, como Azaleia e Orquídeas, não apresentem muita evolução com o uso dessa alternativa.

Quando for passar o seu café, guarde a borra, para criar adubo orgânico para orquídeas. Você pode tanto utilizar esse adubo em orquídeas, como também vender o adubo para orquidários e faturar um dinheiro extra.

Onde deixar as orquídeas
Para manter o verde saudável e bonito das folhas de orquídeas, passe um pano úmido para remover o pó e utilize fertilizantes. Você também pode evitar doenças ao não permitir que ela fique encostada em outras folhas, especialmente de outras orquídeas!

Por fim, existe sempre a recomendação de se cortar a haste floral da orquídea, após o término da floração, independentemente da possibilidade de que novas flores surjam. O benefício deste procedimento é que a orquídea é poupada.

  1. Tenha cuidado com a exposição directa à luz solar. A exposição directa à luz solar pode causar queimaduras nas folhas da maioria das orquídeas. ...
  2. Evite regar as suas orquídeas no momento mais quente do dia. ...
  3. Escolha um substrato apropriado para orquídeas. ...
  4. “Limpe” as suas orquídeas sempre que necessário.

Realmente algumas orquídeas "soltam" após a floração hastes com raízes ,essas são os brotos´. É só retirar ,cortando abaixo das raízes e plantá-la num novo vaso,você terá uma nova orquídea.