Qual a melhor profissão para quem tem mais de 50 anos?

Perguntado por: dmoreira . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.5 / 5 13 votos

Entre as profissões para quem tem mais de 50 anos, o analista de negócios é uma que se encaixa em praticamente todo o mercado, além de ser uma função cada vez mais requisitada. Conhecimentos de Marketing, Estratégia e também em dados são essenciais para esse cargo.

Atualmente, existe um site especializado em vagas para pessoas com mais de 50 anos. O site Maturijobs tem como missão oferecer vagas para os mais maduros, proporcionando assim uma melhor qualidade de vida.

Depois dos 50 é o melhor momento para fazer tantas coisas que ainda não fez. Viagens ao outro lado do mundo, massagens, dias em spa e uma mudança completa de vida, lugar, visual. O segredo para a longevidade é não se entregar e não se sentir em nenhum momento envelhecendo, e sim com mais tempo para si mesmo.

“Hoje vive-se mais, entretanto, mesmo sob essa revolução da longevidade, as empresas geralmente optam pela contratação de jovens e rejeitam os mais velhos. O preconceito faz com que os 50+ tenham dificuldade em se manter ou se recolocar no mercado”, analisa.

Inclua-se em grupos, colabore e ative sua network. Compartilhe seus saberes, faça parte de comunidades com as quais se identifica. Seja generoso e pratique a lógica da abundância. Escreva para as marcas que você consome, identifique sua idade e seus valores, o que foi bom e seus anseios não atendidos.

Em um país em que 26% da população tem acima de 50 anos, as oportunidades de emprego para essa faixa etária ainda são restritas. A participação desse grupo não ultrapassa os 10% em muitas empresas, conforme estudo da plataforma de realocação Maturi e da EY Brasil.

RIO - Um estudo publicado pelo FDC Longevidade aponta dez carreiras que ganham força com o aumento do número de pessoas com mais de 60 anos no Brasil. Cuidador de idosos, geriatra e gerontólogo lideram a lista de profissões mais demandadas na chamada 'economia prateada'.

ProUni 2022 para Idosos com mais de 60 anos
Saiba que o ProUni – Programa Universidade para Todos, é uma iniciativa do Governo Federal, assim, pessoas de baixa renda poderão ingressar na faculdade. O Programa oferece bolsas de estudo de 50% e 100%, ou seja, você faz todo o curso sem pagar a parcela completa do mesmo.

Médicos, advogados, pedagogos e administradores são algumas das profissões mais fáceis de arrumar emprego.

Vagas de emprego para trabalhadores acima de 40 anos
Mesmo que a limitação de idade não esteja descrita na vaga, mas seja subjetiva, a exclusão não é permitida por lei. “Usar esse critério internamente para eliminar candidato à vaga com idade mais avançada também é ilegal“, afirma Falcão.

Além do GPA, outras empresas contam com programas de recrutamento para pessoas mais velhas, como é o caso da companhia aérea Gol e da prestadora de serviços Telehelp. O grupo DPSP, que cuida das drogarias São Paulo e Pacheco, também têm políticas exclusivas para contratar pessoas com mais de 50 anos de idade.

Como recomeçar a vida profissional

  • Reveja suas ações. ...
  • Aprenda com os fracassos. ...
  • Trace um novo caminho. ...
  • Confie em você ...
  • Descubra quais são seus motivadores. ...
  • Saiba enxergar oportunidades. ...
  • Planeje. ...
  • Prepare-se.

Mesmo algumas grandes organizações estabelecem 65 anos de idade como fim de carreira até para seu presidente e diretores, por mais competentes que sejam, impondo-lhes o afastamento compulsório.

Arrumar emprego depois dos 40 anos pode ficar mais difícil porque há menos opções disponíveis para profissionais mais experientes. É como se fosse um funil. Opções para cargos iniciais são muito numerosas. Para cargos mais seniores, por outro lado, elas são cada vez menores.

Custo com saúde pesa na balança. Pesa contra os profissionais mais maduros, na opinião das empresas, a dificuldade em lidar com as novas tecnologias, falta de criatividade e dificuldade em aceitar líderes mais jovens.

Fazer um cursos de artes na aposentadoria
De maneira geral, as faculdades da área de Humanas oferecem disciplinas que podem interessar aos futuros alunos de 60+. Nada melhor para adquirir novas habilidades em história ao mesmo tempo em que se trabalha o desenvolvimento de um olhar artístico aguçado.

Listamos abaixo cinco cursos que podem contribuir para a qualidade de vida da terceira idade: Artes plásticas – o estudante utiliza elementos visuais e táteis para representar o mundo real ou imaginário. O artista lida com papel, tinta, gesso, argila, madeira e metais para produzir suas peças.

Muitas instituições de ensino superior oferecem cursos livres e programas de extensão para estudantes com mais de 60 anos. Além disso, algumas incentivam o ingresso dos idosos em cursos regulares de graduação ou pós-graduação.

Além da aparência física, as alterações hormonais como a menopausa, rugas e flacidez na pele, diminuição da produção de colágeno, perda muscular e de densidade óssea e dificuldade de concentração são apenas algumas das mudanças que ocorrem no nosso organismo após os 50.

O Assaí Atacadista criou o Programa 50+, com uma área virtual de recrutamento de candidatos com mais de 50 anos de idade interessados em voltar ao mercado de trabalho e que podem precisar de capacitação para isto.