Qual a NR de ruído?

Perguntado por: saparicio . Última atualização: 4 de abril de 2023
4.8 / 5 5 votos

A Norma Regulamentadora 15 – NR 15 – Atividades e Operações Insalubres – indica os “limites de tolerância para ruído contínuo ou intermitente”.

Quais os tipos de ruídos sonoros?

  • contínuo: barulho que se mantém relativamente estável por um longo período de tempo;
  • intermitente: ruído que varia a intensidade e tempo de duração ao longo do dia;
  • de impacto: ruído com alta intensidade (elevados decibéis) mas curta duração, proveniente do impacto de materiais.

A linguagem que a NR 9 utiliza para a comprovação da exposição é o “dimensionamento da exposição”, basicamente é determinar o tamanho da exposição, se o ruído está ou não em nível de fazer mal a saúde do trabalho, e claro que isso dependerá do nível da exposição.

NHO 01: avaliação da exposição ocupacional ao ruído
A NHO 01 tem o objetivo de estabelecer critérios e procedimentos para a avaliação ocupacional ao agente físico ruído, que possa vir a causar o dano de surdez auditiva ocupacional.

5.1.1 Esta norma regulamentadora - NR estabelece os parâmetros e os requisitos da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA tendo por objetivo a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e promoção da saúde do ...

As instruções definidas na Norma Regulamentadora 20 aumentaram a segurança de quem trabalha diretamente com combustíveis e líquidos e gases inflamáveis. A periculosidade dessas substâncias é extremante alta, por isso é importante estabelecer regras que permitam a execução das atividades com baixo risco de acidentes.

A NR-20 trata-se de uma Norma Regulamentadora que determina os requisitos mínimos para a saúde e segurança no trabalho com inflamáveis e combustíveis líquidos.

80 decibéis

A Organização Mundial da Saúde (OMS) admite como tolerável a exposição do trabalhador a até 80 decibéis por no máximo oito horas diárias, sem qualquer proteção.

O que é a lei do silêncio? A famosa “lei do silêncio” parte do princípio de que só é permitido fazer barulho a partir das 07h até às 22h, sendo que antes ou depois dos horários indicados a pessoa que o fizer estará sujeita a punição.

O som é uma percepção sensorial e o ruído é visto como sendo um som indesejado. O som pode ser explicado por variações em maior ou menor grau da pressão do ar, que provocam uma resposta sensitiva no sistema auditivo. O ruído está normalmente presente em todas as atividades humanas.

Exemplos: sons de telefone, outras pessoas conversando ao redor, buzina de veículos, entre outros.

O Ruído Ocupacional é todo aquele barulho, som ou poluição sonora que não é desejada e acaba interferindo na produtividade do trabalhador. Como muitas vezes este som não pode ser evitado – como o barulho de uma britadeira por exemplo – deverão ser empregadas medidas a fim de atenuá-lo.

A NR 12 – Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos estabelece as medidas de proteção para garantir a integridade física dos trabalhadores e prevenção de acidentes nas fases de projeto e utilização de máquinas e equipamentos desde a sua fabricação, importação, comercialização, exposição e cessão a qualquer ...

Esses riscos ocupacionais são classificados pela NR-9 em cinco tipos: riscos químicos, físicos, biológicos, ergonômicos e de acidente.

Por exemplo, a NHO 01 da Fundacentro define os procedimentos técnicos para a avaliação da exposição ocupacional ao ruído. Já a NR 15 – Atividades e Operações Insalubres, do MTE, fixa os limites de exposição ocupacional no Brasil para diversos agentes nocivos presentes nos ambientes de trabalho.

De acordo com a NHO 01, os níveis de ruído a partir de 80 db(A) devem ser computados na integração para fins de determinação de nível médio ou da dose de exposição. Por outro lado, a NR 15 traz somente aquela tabela do Anexo 1, desconsiderando níveis de ruído abaixo de 85 db(A).

NHO 07- Calibração de Bombas de Amostragem Individual pelo Método da Bolha de Sabão.

O que é a NR 6? A Norma Regulamentadora 06 (Equipamento de Proteção Individual) estabelece várias obrigações — tanto para o empregador quanto para o empregado — todas com a finalidade de preservar a segurança e o conforto em todos os postos de trabalho.

O objetivo principal da NR-21 é garantir que a empresa contratante ofereça um ambiente adequado e menos agressivo para os colaboradores, ajudando a manter a segurança e a saúde do trabalhador.

Qual o objetivo da NR 23? A Norma Regulamentadora NR 23, determina as melhores práticas para proteger a integridade física dos colaboradores, e deve ser seguida por todas as empresas, especialmente aquelas que mantêm equipe de brigadistas e uma CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes).

NR-25 (Norma Regulamentadora Nº 25) estabelece requisitos de segurança e saúde no trabalho para o gerenciamento de resíduos industriais.