Qual é a diferença entre som e ruído?

Perguntado por: ulopes2 . Última atualização: 4 de abril de 2023
4.7 / 5 6 votos

Fisicamente não existe qualquer diferença entre o som e o ruído. O som é uma percepção sensorial e o ruído é visto como sendo um som indesejado. O som pode ser explicado por variações em maior ou menor grau da pressão do ar, que provocam uma resposta sensitiva no sistema auditivo.

Define-se ruído, como sendo um som sem interesse ou desagradável para o auditor. O ruído (som) pode ser mais ou menos intenso, composto por uma só tonalidade ou composto por várias e a sua propagação varia consoante o meio em que o receptor se encontra.

Música ou ruído? A principal característica que diferencia fisicamente uma música de um ruído é sua periodicidade. As músicas, geralmente, são harmônicas, enquanto os ruídos não possuem nenhuma periodicidade.

Quais os tipos de ruídos sonoros?

  • contínuo: barulho que se mantém relativamente estável por um longo período de tempo;
  • intermitente: ruído que varia a intensidade e tempo de duração ao longo do dia;
  • de impacto: ruído com alta intensidade (elevados decibéis) mas curta duração, proveniente do impacto de materiais.

Os 4 tipos de ruído
O ruído pode ser contínuo, variável, intermitente ou impulsivo, dependendo de como ele muda com o tempo. Ruído contínuo é o ruído que permanece constante e estável durante um determinado período de tempo. Operações diferentes ou diferentes fontes de ruído fazem com que o som mude com o tempo.

Logo, podemos entender o ruído como uma vibração mecânica que se propaga pelo ar e atinge o ouvido. O som que pode ser ouvido pelos seres humanos possui uma frequência situada entre 16 Hz e 20.000 Hz: Com isto, definimos o som, ruído ou barulho como qualquer vibração do ar que pode ser ouvida.

Pode ser tinnitus ou acufenos. Na prática são duas palavras que apontam para um mesmo sintoma, vulgarmente designado por zumbidos nos ouvidos. Zumbido é assim a perceção do som nos ouvidos ou na cabeça não causada por uma fonte sonora externa.

O que é Tinnitus? Também conhecido como tinido, acufeno ou, simplesmente, zumbido no ouvido, o Tinnitus pode ser definido como uma ilusão auditiva. Ou seja, o indivíduo ouve um barulho, mas o som não é de nenhuma fonte externa. Isso ocorre porque há uma alteração na atividade dos núcleos cerebrais da audição.

Ruído Físico
Exemplos: construções, trânsito intenso, aparelho de som com o volume muito alto, entre outros exemplos que dificultam o receptor de ouvir o que está sendo falado. Esses tipos são muito comuns e acabam gerando um grande desconforto nas pessoas.

A principal causa de ruídos no sistema de áudio são os loops de terra, que nada mais é do que a circulação errada de corrente elétrica através do aterramento. O sintoma mais corriqueiro é um zumbido, de volume baixo ou alto, saindo das caixas de som.

Qual é a classificação de redução de ruído (NRR)?
O som é medido em decibéis (dB). Quanto maior o nível de decibel, o mais alto é o ruído. Quanto menor sua exposição decibel de som, melhor.

Não é permitida exposição a níveis de ruído acima de 115 dB(A) para indivíduos que não estejam adequadamente protegidos. exceder a unidade, a exposição estará acima do limite de tolerância.

As fontes de ruído são todas as atividades, ações, equipamentos, infraestruturas de transporte que produzam ruído nocivo ou incomodativo para quem habite ou permaneça no local onde se faça sentir o seu efeito.

Principais fontes de ruído ambiental

  • Trânsito.
  • Obras.
  • Reformas.
  • Indústrias.
  • Eventos Religiosos.
  • Shows.
  • Máquinas e equipamentos.

A Norma Regulamentadora 15 – NR 15 – Atividades e Operações Insalubres – indica os “limites de tolerância para ruído contínuo ou intermitente”. Esta norma recomenda para uma jornada de 8 horas diárias de trabalho, a máxima exposição diária permissível é de 85 dB.

Ruído vem do latim rugitus (=rugido). É qualquer som indistinto, rumor, barulho, estrondo, estrépito...

O ruído ambiental é todo aquele som exterior indesejado produzido por atividades fabris, entretenimento e transportes, que causam problemas socioambientais. O ruído ocupacional é aquele do ambiente de trabalho e os prejuízos são direcionados aos trabalhadores envolvidos no processo.

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) definiu a quantidade de ruído (som) máximo permitido em áreas residenciais. Anote: em resumo, o barulho não deve ultrapassar 55 decibéis (dB) no período da manhã e 50 dB durante a noite.