Qual a ordem das 4 operações?

Perguntado por: egois . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 7 votos

A ordem das operações é uma regra que indica a sequência correta de etapas para o cálculo de uma expressão matemática. Podemos lembrar essa ordem usando PEMDAS: Parênteses, Expoentes, Multiplicação e Divisão (da esquerda para a direita), Adição e Subtração (da esquerda para a direita).

Seguindo essa lógica, em qualquer operação matemática você deve começar resolvendo os parênteses, depois os expoentes, em seguida as multiplicações e divisões e por último a adição e a subtração. Quando as operações são do mesmo nível, elas devem ser resolvidas da esquerda para a direita.

Deve -se resolver primeiro a multiplicação ou divisão. Deve-se manter a ordem dos elementos, por exemplo, se vier multiplicação primeiro e depois divisão, você deve resolver primeiro a multiplicação, e vice-versa. E após resolver todas as divisões e multiplicações, você resolve as adições e subtrações.

A verdade é que não existe uma ordem correta para estudar matemática. Porém, existem professores de matemática que sugerem que alguns assuntos devem aparecer nos estudos antes que outros.
...
A ordem de resolução das equações que devem ser resolvidas, são:

  • potenciação e radiciação.
  • multiplicação e divisão.
  • soma e subtração.

Terceira regra: Em relação às quatro operações, sempre resolvemos primeiro as divisões e as multiplicações e, depois, as adições e subtrações na ordem em que aparecem. Se a expressão numérica apresentar potenciação ou raiz, elas devem ser resolvidas primeiro.

A matemática básica consiste realmente na base: é o necessário para passar adiante para os conteúdos mais específicos de álgebra, geometria e estatística. O básico se divide majoritariamente em duas áreas, os conjuntos numéricos e as equações de 1º e 2º grau. Uma coisa importante é ultrapassar o método da “decoreba”.

Em resumo:

  • Sinais iguais, soma e conserva o sinal.
  • Sinais diferentes, subtrai e conserva o sinal do maior.
  • Sinais iguais, o resultado é positivo.
  • Sinais diferentes, o resultado é negativo.

A ADIÇÃO pode ser entendida como a soma de um NÚMERO POSITIVO com outro NÚMERO POSITIVO (Ex: 2+2 = 4; 5,5 + 5,5 = 11); ou de um NÚMERO NEGATIVO com outro NÚMERO NEGATIVO. Ex: (-5) + (-5) = -10; -6 + -6 = -12. A subtração, por sua vez, ocorre quando um número NEGATIVO é somado com um número POSITIVO.

Podemos lembrar essa ordem usando PEMDAS: Parênteses, Expoentes, Multiplicação e Divisão (da esquerda para a direita), Adição e Subtração (da esquerda para a direita).

Resolução para frações mistas. Lembrete: No caso de sentenças com múltiplas operações, a operação com fração leva em consideração que a multiplicação e a divisão têm prioridade sobre a adição e a subtração. É obrigatório fazer primeiro as multiplicações, divisões e por último as somas e subtrações.

Resposta verificada por especialistas
O valor da operação é 58,42.

4º ano do ensino fundamental
Além da subtração e a adição, a multiplicação entra nessa fase e a criança aprende a tabuada.

Afinal, existem, de fato, duas respostas corretas: 1 ou 16.

As expressões entre parênteses seriam resolvidas primeiro, depois o que estiver dentro dos colchetes, e o que não estiver dentro dos colchetes seria resolvido por último. Também são usadas chaves em expressões matemáticas para indicar funções ou conjuntos de números.

Segundo a literatura médica, a discalculia é uma desordem neurológica que afeta a habilidade de adquirir destrezas matemáticas. Alunos discalcúlicos podem experimentar dificuldades para entender conceitos numéricos, carecem de compreensão intuitiva dos números e têm problemas para aprender operações matemáticas.