Qual a origem da música Fui no Tororó?

Perguntado por: ocamacho . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 5 votos

Onde nasceu essa canção? Em Salvador, na Bahia, atribui-se ao Dique do Tororó, que abastecia a cidade de água no Brasil colônia; no sul do Brasil, essa canção é considerada alusiva à Guerra do Paraguai, quando os cadáveres eram jogado nos rios e a água ficava imprópria para consumo.

O ribeirão Itororó (que também já recebeu o nome de ribeirão do Carmo), formado por esta nascente, percorria um caminho pouco sinuoso, passando por detrás do convento do Carmo e desaguando no lagamar portuário na altura da atual Praça Barão do Rio Branco.

Fui no Itororó - Dia das Crianças Lillo - YouTube.

Se você foi criança, então é certo que você ouviu “Fui no Itororó (ou Tororó) beber água e não achei! Achei bela morena que no Itororó deixei”. O Itororó da cantiga, que em tupi significa “água barulhenta” ou “jorro d'água”, existe, mas não se sabe exatamente onde.

Fui no Tororó
A pessoa que for escolhida, deve entrar na roda. Ao cantar novamente, quem está no centro escolhe outro nome e assim por diante, até todos os nomes serem escolhidos. Ou ficarás sozinha! Nem hei de ficar!

c) As letras que são diferentes e que representam o mesmo som, são "ch" e "x".

6 – Água – BaianaSystem.

Pela Lei Estadual nº 1.045, de 22/08/1958 foi criado o município de Itororó, com território desmembrado do Município de Ibicaraí, sendo instalado em 07/04/1959.

O grupo fica em uma roda, me mãos dadas, em posições intercaladas (ou seja, um virado para o centro da roda e um virado para fora da roda). Conforme a música, quem está de costas vai sendo convidado a virar para frente e a brincadeira termina quando todos estão de frente para o centro da roda. Música: “A canoa virou.

Usavam tocos de madeira, pedrinhas, legumes e palitos para fazer animais, além de brincadeiras como amarelinha, cinco Marias, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, empinar pipa, dentre várias outras e, assim, se divertiram por décadas e décadas.

As cantigas hoje conhecidas no Brasil têm origem européia, mais especificamente de Portugal e Espanha. Não é notável, porém, esta origem, pois as mesmas já se adaptaram tanto ao folclore brasileiro que são o retrato do país. As cantigas de roda são de extrema importância para a cultura de um local.

“As brincadeiras cantadas são uma excelente ferramenta pedagógica. Oferecem às crianças uma liberdade de expressão através do movimento, do conhecimento corporal, do ritmo, da socialização com outras crianças e também da ampliação do seu repertório através da música.

Informações sobre o gênero: Cantigas ou cantigas de roda são um tipo de canção popular diretamente relacionada com a brincadeira de roda. Tais músicas fazem parte do folclore brasileiro. Além de ser uma letra simples de memorizar, apresenta rimas, repetições e trocadilhos, fazendo desta uma brincadeira.

Os fonemas destacados são os que se repetem na cantiga.

Quando os poemas eram cantados havia acompanhamento musical, com instrumentos de música e dança, por esse motivo os poemas foram chamados de cantigas.

Celly Campello

Composição: F. Migliacci / Fred Jorge / P. De Filippi.

OCEANOS Ana Nóbrega (COM LETRA)

Continuar lendo É música ou música?