Qual a permeabilidade da grama?

Perguntado por: dpeixoto . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.6 / 5 11 votos

Existem materiais que podem ser considerados totalmente permeáveis, tais como: pedrisco, grama e brita. Outros serão considerados parcialmente permeáveis, como o paver (50%) e o concregrama (75%).

A fórmula ficaria assim, portanto: Área permeável = TP x área do terreno constante do CP.

Taxa de Permeabilidade (TP)
Também pode ser chamada de Área de Cobertura Vegetal, trata-se da porcentagem de área do lote que deve permanecer sem edificações e permeável, permitindo que a água penetre no solo e, assim, diminua as chances de enchentes e a integre ao lençol freático.

Para falarmos sobre o assunto, precisamos explicar, resumidamente, que a permeabilidade do lote corresponde à parte do terreno que permite que as águas da chuva sejam absorvidas pelo solo. É um fator muito importante, uma vez que se trata de uma forma de mitigar os impactos da chuva em um determinado local.

Para calcular taxa de permeabilidade, basta fazer a seguinte multiplicação: TP x CP, ou seja, 'taxa de permeabilidade prevista' versus 'valor da área do terreno constante da planta de parcelamento do solo aprovada'. É desse modo que se obtém a área permeável mínima.

Assim, quanto maior for a permeabilidade de um material, mais facilmente se “instalarão” linhas de indução em seu interior.

Um dos métodos mais utilizados na determinação da permeabilidade in loco — também denominada in situ — é o ensaio de Lefranc. Ele pode ser executado em diversas profundidades e consiste em introduzir ou bombear água numa cavidade de forma constante.

Por fim, para o revestimento é definido pela NBR 16416, o valor mínimo de 10-3m/s para o coeficiente de permeabilidade.

Permeabilidade. O piso drenante de concreto é 100% permeável, o que permite que a água da chuva ou outros líquidos cheguem até o solo com facilidade.

Ter no mínimo 15% (quinze por cento) da área do terreno como área permeável; ou. Construir um reservatório de acordo com uma fórmula descrita na Lei da Anistia de imóveis.

Solo arenoso: possui grande quantidade de areia (>85%). Esse tipo de solo é muito permeável, retêm pouca água disponível às plantas, pois a água percola facilmente pelo espaço poroso formado entre os grãos de areia.

Quando tratamos de permeabilidade do solo em áreas externas, ela significa a capacidade de absorção de água das chuvas, por exemplo. Apesar de parecer simples, a permeabilidade do solo em áreas externas é um assunto de extrema importância para o meio urbano.

A área ou superfície de impermeabilização, é o valor expresso em m2 resultante do somatório da área de implantação das construções de qualquer tipo e das áreas de solos pavimentados com materiais impermeáveis ou que proporcionem o mesmo efeito, designadamente em arruamentos, estacionamentos, equipamentos desportivos e ...

A permeabilidade pode ser definida como sendo a propriedade que o solo apresenta de permitir o escoamento da água através dele, sendo o grau de permeabilidade expresso numericamente pelo coeficiente de permeabilidade (K).

O COEFICIENTE DE APROVEITAMENTO MÍNIMO é o aproveitamento mínimo do terreno para que não seja considerado subutilizado e sujeitos a aplicação de parcelamento, ocupação e utilização compulsórios.

É a relação entre a área construída computável e a área total do lote. Ou seja, é a quantidade de vezes que a área do terreno foi, ou pode ser, construída. Exemplo: o CA de um edifício com quatro pavimentos em um lote de 100 m² e TO igual a 0,5 (50 m² de projeção) é igual a 2 ((4*50)/100).

Ela pode ser definida como a maior ou menor facilidade que os solos oferecem à passagem de água (ALONSO, 1999). A permeabilidade é dependente de vários atributos do solo, principalmente da densidade, porosidade, macro e microporosidade (MESQUITA & MORAES, 2004).

1) Permeável: Permite que passe o solvente e o soluto. 2) Semipermeável: Permite que passe apenas o solvente, mas não o soluto. 3) Seletivamente permeável: Permite que passe o solvente e alguns tipos do soluto.

Pode ser por endocitose, transporte em quantidade de substâncias para o interior da célula. Ou por exocitose, transporte de substâncias, em quantidade, para fora da célula.

Assim, o solo arenoso teve um valor de permeabilidade de 0,19 ml/s e o solo arenoso com uma pequena quantidade de limo teve um valor igual a 0,27 ml/s.