O que é A permeabilidade do solo?

Perguntado por: aaraujo . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.2 / 5 16 votos

A permeabilidade do solo é um dos atributos físicos mais importantes para indicar a qualidade de um solo (MARTINS et al., 2002). Ela pode ser definida como a maior ou menor facilidade que os solos oferecem à passagem de água (ALONSO, 1999).

A permeabilidade dos solos esta relacionada com o índice de vazios, logo, com a sua porosidade. Quanto mais poroso for um solo (maior a dimensão dos poros), maior será o índice de vazios, por conseguinte, mais permeável (para argilas moles, isto não se verifica).

A permeabilidade dos tipos de solo refere-se ao processo pelo qual os solos permitem o escoamento de água em seu meio, é importante observar a utilização deste processo, pois muitos descasos de construções ocorrem devido à má absorção de água pelo solo utilizado (TONIN, 2013).

De acordo com o dicionário, a palavra permeabilidade significa característica ou particularidade de permeável, ou seja, aquilo que se consegue atravessar, como por exemplo o ecopavimento, que é permeável à água.

É a área tratada com revestimento permeável aplicado sobre o solo natural que permite a infiltração das águas, possibilitando a colocação de cobertura vegetal.

Função exercida pela membrana plasmática
A permeabilidade seletiva garante que as substâncias como a água e o gás oxigênio que entram na célula realizem a manutenção diária e o funcionamento celular, além de impedir que o gás carbônico e as excreções saiam.

A permeabilidade seletiva é um processo fisiológico que ocorre através da membrana plasmática de todas as células e da parede celular de células vegetais que consiste na passagem seletiva de substâncias para o meio intra ou extracelular.

Solo arenoso

Solo arenoso: possui grande quantidade de areia (>85%). Esse tipo de solo é muito permeável, retêm pouca água disponível às plantas, pois a água percola facilmente pelo espaço poroso formado entre os grãos de areia.

1) Permeável: Permite que passe o solvente e o soluto. 2) Semipermeável: Permite que passe apenas o solvente, mas não o soluto. 3) Seletivamente permeável: Permite que passe o solvente e alguns tipos do soluto.

Pode ser por endocitose, transporte em quantidade de substâncias para o interior da célula. Ou por exocitose, transporte de substâncias, em quantidade, para fora da célula.

Os solos semi-permeáveis correspondem aos solos agrícolas retendo estes alguma quantidade de água, sendo no entanto largamente atravessados por esta. Isto deve-se à existência de espaços deixados pelas partículas de húmus (um dos principais constituintes deste tipo de solo).

Definindo: materiais permeáveis são aqueles que a água penetra. Enquanto os impermeáveis são os que a água não consegue ultrapassar.

A porosidade em uma rocha reservatório é representada por espaços vazios no interior da rocha que dependem da forma, arranjo, tamanho dos grãos e grau de cimentação da rocha, enquanto a permeabilidade é a capacidade da rocha de transmitir fluido, dependendo principalmente da quantidade, geometria e a interconectividade ...

Solo Arenoso
Isso acontece porque entre as partículas de areia não existe uma ligação molecular. Para que ela possa se estabilizar, é necessário utilizar outras substâncias. Devido a essa característica, entre os tipos de solo, o solo arenoso é o mais permeável.

Nas áreas comuns, há várias opções para aumentar a permeabilidade. “Usamos quadras de beach tênis e de vôlei de areia, caminhos permeáveis e espaços lúdicos”, diz Ruth. No projeto da casa, uma boa forma de aumentar a retenção de água são os telhados verdes.

O aumento da permeabilidade intestinal ocasiona uma elevação no tráfego de substâncias não desejadas para a corrente sanguínea, podendo originar alterações inflamatórias e imunológicas crônicas, tanto em nível local como sistêmico.