Qual é a taxa de permeabilidade?

Perguntado por: larruda . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.8 / 5 16 votos

Como calcular a Taxa de Permeabilidade? Ela é calculada dividindo a área permeável pelo tamanho do terreno e multiplicando o resultado por 100. Por exemplo, se a área permeável é de 400 metros quadrados e o terreno tem 2000 metros quadrados, a Taxa de Permeabilidade seria de 20%.

Esta área permeável não pode, inclusive, estar sobre qualquer construção de subsolo, uma vez que a água precisa chegar ao lençol freático sem qualquer barreira em seu percurso. Ou seja, você não poderá construir em 100% do seu terreno.

Taxa de Permeabilidade (TP)
Também pode ser chamada de Área de Cobertura Vegetal, trata-se da porcentagem de área do lote que deve permanecer sem edificações e permeável, permitindo que a água penetre no solo e, assim, diminua as chances de enchentes e a integre ao lençol freático.

Um dos métodos mais utilizados na determinação da permeabilidade in loco — também denominada in situ — é o ensaio de Lefranc. Ele pode ser executado em diversas profundidades e consiste em introduzir ou bombear água numa cavidade de forma constante.

A permeabilidade pode ser definida como sendo a propriedade que o solo apresenta de permitir o escoamento da água através dele, sendo o grau de permeabilidade expresso numericamente pelo coeficiente de permeabilidade (K).

Ela pode ser definida como a maior ou menor facilidade que os solos oferecem à passagem de água (ALONSO, 1999). A permeabilidade é dependente de vários atributos do solo, principalmente da densidade, porosidade, macro e microporosidade (MESQUITA & MORAES, 2004).

A tabela apresenta valores típicos do coeficiente de permeabilidade (médios) em função dos materiais (solos arenosos e argilosos). Tem-se: - Solos permeáveis (ou que apresentam drenagem livre) permeabilidade superior a 10-7 cm/s.

Através da permeabilidade seletiva, a membrana plasmática seleciona as substâncias que devem entrar e sair da célula. Podemos dizer que a membrana atua como um filtro, permitindo a passagem de substâncias pequenas e impedindo ou dificultando a passagem de substâncias de grande porte.

Ter no mínimo 15% (quinze por cento) da área do terreno como área permeável; ou. Construir um reservatório de acordo com uma fórmula descrita na Lei da Anistia de imóveis.

A permeabilidade do solo é um dos atributos físicos mais importantes para indicar a qualidade de um solo (MARTINS et al., 2002). Ela pode ser definida como a maior ou menor facilidade que os solos oferecem à passagem de água (ALONSO, 1999).

Ele varia entre 1 (a maioria na cidade) e 2,5 vezes a área do terreno. Ou seja, se o coeficiente é 1, pode-se levantar uma edificação com a mesma metragem do imóvel em questão. Se o coeficiente for 2, é permitido que se construa o dobro da área do terreno. O Coeficiente Máximo varia entre 2 e 4.

A fórmula ficaria assim, portanto: Área permeável = TP x área do terreno constante do CP.

O piso drenante de concreto é 100% permeável, o que permite que a água da chuva ou outros líquidos cheguem até o solo com facilidade. Essa característica do piso drenante ajuda a evitar enchentes, alagamentos e o acúmulo de lama.

O RECUO (R) é definido pelo PDE/LPUOS e o. AFASTAMENTO (A) para aeração e insolação pelo. COE. Fórmula de cálculo = H - 6/ 10, sendo 3m o mínimo.

Solo Arenoso
Isso acontece porque entre as partículas de areia não existe uma ligação molecular. Para que ela possa se estabilizar, é necessário utilizar outras substâncias. Devido a essa característica, entre os tipos de solo, o solo arenoso é o mais permeável.

Os indicadores químicos de qualidade do solo estão relacionados diretamente ao armazenamento e disponibilidade de nutrientes e podem ser mensurados através:

  • Elementos fitotóxicos;
  • Acidez do solo;
  • Nutrientes no solo;
  • Saturação de bases e alumínio;
  • Teor de matéria orgânica;
  • Condutividade elétrica do solo.

O ensaio de permeabilidade, executado em furos de sondagens (percussão e rotativa) tem por finalidade a determinação dos coeficientes de permeabilidade de solos e maciços rochosos.

Afinal, o que é permeabilidade? De acordo com o dicionário, a palavra permeabilidade significa característica ou particularidade de permeável, ou seja, aquilo que se consegue atravessar, como por exemplo o ecopavimento, que é permeável à água.

1) Permeável: Permite que passe o solvente e o soluto. 2) Semipermeável: Permite que passe apenas o solvente, mas não o soluto. 3) Seletivamente permeável: Permite que passe o solvente e alguns tipos do soluto.

Assim, quanto maior for a permeabilidade de um material, mais facilmente se “instalarão” linhas de indução em seu interior.

Segundo o dicionário, permeabilidade é a propriedade de um corpo de se deixar penetrar por uma substância. Quando tratamos de permeabilidade do solo em áreas externas, ela significa a capacidade de absorção de água das chuvas, por exemplo.