Qual a religião predominante na região Nordeste do Brasil?

Perguntado por: econceicao . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 3 votos

Atualmente a religião católica e a evangélica são as com maior número de fiéis em todo o Brasil. Na Bahia, o último censo realizado pelo IBGE sobre o tema em 2010, mostrou que mais da metade da população baiana, cerca de 65%, é católica.

Sua base é luso-brasileira, com grandes influências africanas, em especial na costa de Pernambuco à Bahia e no Maranhão, e ameríndias, em especial no sertão semiárido. A riqueza cultural da região nordeste é visível para além de suas manifestações folclóricas e populares.

A cultura da região Nordeste é muito conhecida pelo seu aspecto cultural forte e marcante. É de lá que vem as características do nosso “jeitinho brasileiro”. As comidas típicas, a dança, as músicas, as paisagens mais bonitas de todo o país, e, claro, todo o sotaque e a malemolência deste povo que nos representa.

É bastante forte aqui no estado um catolicismo mais clerical, eclesiástico, que está relacionado com a própria presença institucional da Igreja no Rio Grande do Sul, através da migração.

Outras religiões da Região Sudeste

  • Espiritismo.
  • Umbanda.
  • Candomblé
  • Religião evangélica.
  • Budismo.
  • Messianismo.
  • Anglicanismo.

São João

O São João é considerado uma das principais festas do Nordeste. É comemorado todo dia 23 e 24 de junho, não somente para homenagear o santo que ficou conhecido por ser muito festeiro, mas também está relacionado ao nascimento de João Batista, que foi um pregador. Por conta disso a festa possui um valor religioso.

O que é Painho:
Forma carinhosa dos baianos e nordestinos chamar seus pais.

Região que abriga o maior número de estados do Brasil. O Nordeste brasileiro ocupa uma área de 1.554.257,0 quilômetros quadrados, sendo a terceira maior Região do país. Essa foi a primeira porção do território nacional a ser ocupada e explorada pelos colonizadores.

Músicas da região nordeste
Alguns estilos musicais desta região que podemos destacar são o forró, o xote, o baião, frevo e axé.

O povo nordestino é um grande tesouro da cultura nacional, um dos maiores traços da identidade do Brasil. O Nordeste brasileiro é conhecido pelas belíssimas paisagens naturais, culinária, artesanatos, musicalidade e danças que atraem turistas do mundo todo.

Costumes e tradições
Na região, é celebrado São João, época de festas, danças – como a quadrilha, feita em pares -, comidas típicas – o milho, a canjica e o mungunzá – e as brincadeiras feitas entre amigos e família. É terra de músicas e ritmos diferenciados como o forró, frevo, maracatu, frevo, o brega.

A diversidade de DNA mitocondrial revelou que mais 56% do material genético é de origem portuguesa e holandesa, quase 23% de origem africana (principalmente do Quênia) e pouco mais de 20% de origem indígena.

Arroz doce, cuscuz, munguzá, canjica, tapioca, beiju, feijão de coco, acarajé, vatapá, paçoca, cuxá, galinha à cabidela, caruru, sururu, buchada, rubacão, queijo coalho, rapadura, sarapatel, bobó, bolo de rolo, cartola… ufa.

Sabe-se que outras manifestações religiosas também fazem parte da história nordestina como o Catimbó, Xangô e o protestantismo, entretanto o catolicismo popular é o mais difundido na região do semiárido, caracterizando-se por orações fortes e de corpo-fechado, rezadeiras, beatos, entre outros.