Qual a religião que tem mais seguidores no Brasil?

Perguntado por: rmendes6 . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.6 / 5 14 votos

Apesar da aparente diversidade religiosa, a população segue basicamente o cristianismo: são cerca de 60 a 70 por cento de católicos e de outros 20 a 30 por cento de evangélicos, segundo a FGV e o Datafolha. Todas as demais religiões não reuniriam mais do que 3 por cento da população.

Religião dos brasileiros

  • Católica: 50%
  • Evangélica: 31%
  • Não tem religião: 10%
  • Espírita: 3%
  • Umbanda, candomblé ou outras religiões afro-brasileiras: 2%
  • Outra: 2%
  • Ateu: 1%
  • Judaica: 0,3%

A religião predominante é o cristianismo com 86,8%. Destes 64,6% se declaram católicos e 22%, evangélicos. Os espíritas correspondem a 2% da população brasileira. Apesar de muito populares, as religiões de matriz africana como candomblé e umbanda sempre aparecem com percentuais muito baixos nos censos.

A Umbanda foi criada há 103 anos e é considerada a única religião 100% brasileira” 8.

A religião evangélica é uma vertente da protestante. Gidalti Guedes: O segmento religioso que é conhecido hoje no Brasil como evangélico tem sua origem na tradição das igrejas herdeiras da reforma protestante. Essa reforma ocorreu no século XIV e deu origem a diversas vertentes da religião protestante.

Apesar da aparente diversidade religiosa, a população segue basicamente o cristianismo: são cerca de 60 a 70 por cento de católicos e de outros 20 a 30 por cento de evangélicos, segundo a FGV e o Datafolha.

Igreja Católica

No entanto, no Brasil, as manifestações religiosas, sofreram modificações em sua base devido às influências culturais a que foram confrontadas, especificamente a Igreja Católica, que foi a primeira religião que chegou às terras brasileiras.

Brasil Partido
Em 2020, por exemplo, uma pesquisa do Datafolha indicou que 31% da população brasileira se declarava evangélica — um crescimento que tornou este segmento central na política nacional.

Crenças no Brasil
Temos uma grande maioria cristã: 51% da população se declara católica, e 26%, evangélica. Ainda há 2% de adventistas, outra linha do cristianismo.

A seguir, fazemos uma breve descrição de algumas delas, em ordem alfabética.

  • Budismo. O budismo tem aproximadamente 500 milhões de seguidores pelo mundo e foi fundando por Sidarta Gautama, no Nepal, há mais de 2500 anos. ...
  • Candomblé ...
  • Cristianismo. ...
  • Hinduísmo. ...
  • Islamismo. ...
  • Judaísmo.

Mas o estudo Economia das Religiões: mudanças recentes mostrou que a porcentagem de católicos no Brasil se estabilizou com o novo milênio e em 2003, último ano sobre o qual dados, a taxa alcançou 73,79 por cento da população.

Maiores religiões do mundo: conheça as crenças que mais movimentam fiéis

  • Cristianismo.
  • Islamismo.
  • Hinduísmo.
  • Ateísmo/ Agnóstico.
  • Budismo.
  • Espiritismo.
  • Judaísmo.

Vida religiosa
Entre os brasileiros religiosos, 70% disseram ser cristãos (católicos, evangélicos e outras denominações) e 5% são filiados a outras religiões, enquanto 20% disseram não ter uma religião e 5% das pessoas preferiram não responder.

O catolicismo foi trazido por missionários que acompanharam os exploradores e colonizadores portugueses. Na época, o estado controlava a atividade eclesiástica. Sustentava a igreja, nomeava bispos e párocos e concedia licenças. "A própria chegada dos portugueses é uma chegada acompanhada de um evento religioso.

Nos últimos 30 anos, os evangélicos aumentaram sua participação na vida pública transcendendo a fronteira da Igreja para ocupar espaços na mídia, na cultura e na política.

A Umbanda é uma religião eminentemente espiritista e espiritualizadora. Portanto, a fé professada pelos seus praticantes, médiuns em sua maioria, exige uma crença forte em Deus e na existência do mundo espiritual que interage o tempo todo com o plano material.

O Brasil é o país no mundo em que a maior parte de sua população acredita em Deus. É o que mostra um estudo feito pelo Instituto Ipsos, indicando que 89% dos brasileiros acreditam em um deus único (caso de religiões cristãs, judeus e muçulmanos), mesmo percentual encontrado na África do Sul.

A Assembleia de Deus é a que mais cresceu entre as evangélicas, abrindo 9.348 templos de 2010 a 2019, alta de 115%. O cientista político Victor Araújo, pesquisador associado ao Centro de Estudos da Metrópole (CEM), ligado à Fapesp, desenhou o mapa dessa transição religiosa no Brasil.

Bíblia para católicos
A principal diferença entre a Bíblia católica e a protestante é o número de livros considerados canônicos, de acordo com o padre e o reverendo. A católica tem uma quantidade maior: são 46 livros no Antigo Testamento, enquanto a protestante tem 39. Já o Novo Testamento tem 27 livros em ambas.

O catolicismo crê que Deus salva através destes sacramentos. Na Igreja Protestante existem apenas dois sacramentos: o Batismo e a Eucaristia (Santa Ceia). A Igreja Católica reverencia Maria, a mãe de Jesus, como "rainha celestial" e, em alguns aspectos, a equipara a Ele.

Na Região do Nordeste do Brasil, o Sertão representa um grande desafio de evangelismo e implantação de igrejas, conhecido pelos evangélicos como a Janela 10/40 do Brasil, principalmente a zona rural. A Região continua sendo uma das menos evangelizadas do país.